-
"Em votação histórica que durou pouco mais de meia hora, a maioria dos senadores americanos votou, nesta quarta-feira (5/2), pela absolvição do presidente Donald , que havia sofrido impeachment pela Câmara alguns meses antes. Com o desfecho, que já era esperado, Trump permanece na Presidência para disputar a reeleição em 3 de novembro.
No julgamento da primeira acusação (ou, no termo técnico, artigo de impeachment), 52 senadores votaram a favor de Trump, e eram necessários dois terços da Casa (67) para que ele fosse condenado e removido do cargo — os votos pela condenação foram 48. O placar foi semelhante na votação da segunda acusação: 53 a 47 em favor de Trump.
O processo de impeachment reforçou a polarização partidária nos EUA: enquanto a Câmara, de maioria democrata (oposição), defendeu a saída do presidente, o Senado, de maioria republicana (partido de Trump), o absolveu.
Trump era acusado de abuso de poder e obstrução do Congresso.
A primeira acusação remete a um telefonema, em julho passado, entre Trump e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, indicando que o americano estava pressionando o líder da Ucrânia a investigar Joe Biden — pré-candidato democrata para a eleição de novembro — em troca de uma ajuda militar financeira americana."
(Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-51377699)
-
ERRADO
-
Gabarito E
Em julho, ele pedira ao seu par ucraniano que investigasse Joe Biden (e o filho deste), hoje principal nome concorrendo pela vaga democrata na eleição presidencial do ano que vem. Isso gerou reação da oposição democrata, apontando que é ilegal pedir que entes estrangeiros interfiram na política interna americana, o que é base para um processo de impeachment.
-
O enunciado já demonstra a necessidade de acompanhamento contínuo do noticiário e ainda dá dicas sobre os temas mais abordados. Acontecimentos de ordem econômica, política e social.
Análise da alternativa:
O item está ERRADO porque a acusação foi de utilizar estruturas de poder do governo ucraniano para investigar seus adversários políticos nos EUA em troca de acordos militares com esse país.
Considerações finais:
A alternativa demonstra a importância do acompanhamento atento do noticiário já que joga com a superficialidade e induz o erro ao abordar um fato que ocorreu efetivamente e cuja justificativa é que se encontra errada.
GABARITO: ERRADO.
-
Nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump viu‐se às voltas com dois processos de impeachment, sendo o primeiro deles sob a acusação de que teria adiado o repasse de milhões de dólares em ajuda militar para a Ucrânia. Segundo os opositores, Trump teria condicionado a doação a uma investigação por parte do país do leste europeu contra o ex-vice-presidente Joe Biden (2009-2017), pré-candidato democrata à Casa Branca.
O condicionamento feito por Trump para a liberação da verba, que já tinha sido aprovada pelo Congresso norte-americano, teria sido feito com a finalidade de interferir nas eleições presidenciais de 2020.
O segundo pedido tem a ver com a invasão do Capitólio, que aconteceu em janeiro de 2021. Em ambas, o ex-presidente se livrou das acusações.
Resposta: Errado
-
errada
Trump respondeu ao processo por duas acusações:
a) Abuso de poder ao pedir investigação ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, contra a família de Joe Biden. Deputados consideraram a ação uma "interferência de um governo estrangeiro" em favor da reeleição de Trump em 2020;
b) Obstrução ao Congresso por impedir diversas pessoas ligadas à sua administração de prestar depoimento (inclusive algumas que tinham sido intimadas) e por se recusar a entregar documentos aos investigadores durante o inquérito.
fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/02/05/senado-absolve-trump-em-julgamento-de-impeachment-e-ele-fica-no-cargo.ghtml