SóProvas


ID
3413440
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No ano de 2019, acontecimentos de ordem econômica, política e social produziram repercussões tanto em escala local quanto em escala global. No que concerne a esses acontecimentos e a suas implicações, julgue o item.


A Alemanha comemorou os trinta anos da queda do muro de Berlim, cuja derrubada permitiu a eliminação, ao longo do tempo, das desigualdades econômicas entre os lados oriental e ocidental do país.

Alternativas
Comentários
  • Hoje, porém, 30 anos após sua queda, o impacto econômico e social deixado pela divisão do país é subestimado.

    E muitos alemães ainda sentem a presença de um "muro invisível" a dividir o país.

    Embora a lacuna econômica tenha diminuído desde a reunificação, ainda há disparidades entre as regiões que faziam parte da Alemanha Ocidental e aquelas que integravam a RDA: a renda mensal média de um trabalhador no oeste é de 3,3 mil euros, enquanto no leste é 2,7 mil euros.

    E a maioria das grandes empresas alemãs está sediada no oeste do país.

    Segundo o ranking das maiores empresas de capital aberto do mundo, publicado pela revista Forbes neste ano, 47 das 50 maiores empresas alemãs têm sua sede na Alemanha Ocidental. Apenas três delas se encontram no leste; mas em Berlim, a capital.

    Peter Krause, cientista social do Instituto Alemão de Pesquisa Econômica, alerta que o governo deve prestar mais atenção à crescente desigualdade na Alemanha.

    O certo é que o leste da Alemanha é muito menos multicultural e multirracial do que o oeste.

    https://www.bbc.com/portuguese/internacional-50344929

  • Embora a entrada da questão fale, especificamente, acerca do ano de 2019, já há algum tempo que, por conta da disseminação e barateamento dos meios de comunicação, questões anteriormente locais passaram a ter um âmbito regional e/ou mundial; tanto no que diz respeito à acontecimentos e valores positivos quanto aos negativos. Problemas não são exclusivamente nacionais e sim internacionais, quem sabe, globais. Soluções podem ser também partilhadas (embora a questão da “soberania" e do “nacionalismo" falem mais alto). Tudo funciona, mais ou menos, com “efeito dominó".  
    A afirmativa enuncia a emblemática queda do muro de Berlim, em 1989. A Alemanha, reunificada , comemorou os 30 anos deste momento histórico. Segundo a afirmativa, durante este período os alemães conseguiram, pouco a pouco, eliminar das desigualdades econômicas entre os lados ocidental e oriental.

    A afirmativa não está correta. Embora a situação não seja alarmante, como o era no início da década de 1990, ela é mais complicada do que os alemães previam. O custo é alto e há detalhes, incluso de mentalidade da população, que não puderam ser previstos. Ainda há o que fazer. A parte ocidental da Alemanha ainda tem um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) mais alto do que a parte oriental.

    RESPOSTA: AFIRMATIVA ERRADA
  • Gabarito E

    Não é possível afirmar que a simples queda do mundo já fez reduzir as desigualdades.

  • Gabarito: errado.

    Igualar questões econômicas e sociais não é tarefa fácil.

    Desde a queda do muro de Berlim, em 1989, há questões delicadas. O custo é alto e há detalhes, incluso de mentalidade da população, que não puderam ser previstos.

    A parte ocidental da Alemanha ainda tem um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) mais alto do que a parte oriental.