SóProvas


ID
3413491
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Acerca da ética e da moral, julgue o item.


Uma visão mais moderna da filosofia aristotélica tem reconhecido as especificidades culturais e buscado estreitar os valores de diferentes grupos.

Alternativas
Comentários
  • Para Aristóteles, discípulo de Platão, a ética é uma ciência prática, que distingui o bom e o mau, o justo e o injusto.

    O bem supremo é a felicidade. Por conseguinte, a felicidade de um indivíduo depende da felicidade coletiva.

  • O conceito aristotélico de ética se baseia na concepção de que cada indivíduo deve buscar a felicidade em sociedade. Isso não significa que cada pessoa deva buscar sua própria felicidade, mas em relação com o coletivo. Para Aristóteles, o fim (télos) das ações humanas é a felicidade e, coletivamente, o bem comum. Isso significa tanto ações individuais quanto coletivas (políticas) devem procurar aumentar a felicidade coletiva e individual. Segundo o filósofo grego, para um indivíduo encontrar sua felicidade, ele precisa encontrar qual a sua função social na sociedade. Dessa forma ele pode perseguir sua felicidade individual e auxiliar o coletivo a caminho do bem comum. Compreendendo, portanto, que o objetivo coletivo de uma sociedade é conduzir seus indivíduos às realizações individuais em consonância com a coletividade, uma visão moderna desse pensamento precisa passar pela aceitação e agregação de diferentes grupos e valores sociais. Diferente da época de Aristóteles, na qual os direitos eram restritos a uma pequena parcela de homens livres, nacionais e proprietários, na maioria das sociedade modernas esses direitos se expandem para todos dentro de tal sociedade.

    A resposta é CERTO.
  • CERTO.

    Aristóteles trabalha o conceito de equidade e reconhece que as pessoas são diferentes e precisam ser tratadas na medida de suas desigualdades, pois isso faz com que seja possível alcançar a justa medida. Um exemplo disso é a adoção de políticas afirmativas na atualidade.

    Revisando:

    Aristóteles traz os conceitos de virtudes intelectuais e virtudes morais (ideia de temperança).

    As virtudes morais são aquelas relacionadas às paixões e a questões mais naturais, tais como as impulsividades das pessoas. Já as virtudes intelectuais são aquelas que trazem mais racionalidade a essa impulsividade. Vale lembrar que, para Aristóteles, as virtudes intelectuais devem se sobrepor às virtudes morais.