SóProvas


ID
3414034
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 2° Região (RS)
Ano
2020
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) foram criados com o objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, bem como sua resolubilidade. Com base na Portaria n.º 2.488/2011, que regulamenta os NASF, julgue o item.


Os NASF fazem parte da atenção básica, constituem‐se como serviços com unidades físicas independentes ou especiais e não são de livre acesso para atendimento individual ou coletivo.

Alternativas
Comentários
  • Errado, pois

    Os NASF fazem parte da atenção básica, mas não se constituem como serviços com unidades físicas independentes ou especiais, e não são de livre acesso para atendimento individual ou coletivo (estes, quando necessários, devem ser regulados pelas equipes de atenção básica). 

  • A questão exige conhecimentos sobre a estrutura do NASF dentro da organização da atenção básica.

    A Portaria n.º 2.488, de 21 de outubro de 2011 aprovou a Política Nacional de Atenção Básica e revisou diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para a Estratégia Saúde da Família e o Programa de Agente Comunitários de Saúde. Segundo a Portaria, “os NASF foram criados com o objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, bem como sua resolubilidade".

     Os NASF são formados por profissionais de diferentes áreas, que atuam de maneira integrada, em apoio aos profissionais das Equipes Saúde da Família, das Equipes de Atenção Básica para populações específicas e academia da saúde.

    Portanto, é correto afirmar que os NASF fazem parte da atenção básica e não são de livre acesso para atendimento individual ou coletivo, PORÉM ELES NÃO CONTITUEM-SE como serviços com unidades físicas independentes ou especiais. As equipes do NASF desenvolvem suas atividades nas unidades básicas de saúde, nas academias da saúde ou em outros pontos de abrangência do território das unidades.

    O enunciado da questão está ERRADO.

    Gabarito do Professor: ERRADO.