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na cultura dominante, o que fazia com que crianças das classes subalternas não dominassem os códigos exigidos pela escola.
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Se for pra repetir a alternativa correta nem comento, pessoal não fundamenta a alternativa Aff
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Para Althusser, na segunda parte de seu ensaio, a produção e a disseminação da ideologia é feita pelos aparelhos ideológicos de estado, entre os quais se situa de modo privilegiado, justamente a escola.
Bourdieu e Passeron já se centram nas culturas dominadas, em vez de um currículo e uma pedagogia baseados na cultura dominante, como o de Althusser. O que a análise de Bourdieu e Passeron propõem através do conceito de pedagogia racional consiste em advogar uma pedagogia e um currículo que reproduzam, na escola, para as crianças das classes dominadas, aquelas condições que apenas as crianças das classes dominantes têm na família.
Fonte:
A propósito Joiselita, concordo com você. Não dá para estudar por questões na nossa área, porque nossos colegas competem consigo próprios, acho que de 1000 questões encontrei 10 com comentários bem fundamentados, e por incrível que pareça não eram concursos voltados exclusivamente para professor.
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Bourdieu e Passeron critica a transmissão desigual do conhecimento entre as classes e como ela se mantem favorecendo quem já é privilegiado.
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Concordo Joiselita
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Nem precisa conhecer a fundo esse conteúdo ou tais "pensadores" para saber do que se trata. Só lendo o texto já da pra saber a alternativa correta. Basicamente o que deve saber é que toda a história da revolução educacional foi pautada na luta de classes, na substituição dos modelos tradicionais pelos progressistas, onde há crítica ao capitalismo, educação tecnicista e desigualdade social, provocadas obviamente pela "classe dominante".
"Sua teoria diz que “a escola contribui para a reprodução da sociedade capitalista ao transmitir, através das matérias escolares, as crenças que nos fazem vê-la como boa e desejável"." A partir daqui qual a consequência ?
sendo assim, qual alternativa descreve o exposto acima?
Dentre as críticas aos tipos de currículo vigentes, Bourdieu e Passeron afirmavam que o currículo estava baseado:
A ) na cultura dominante, o que fazia com que crianças das classes subalternas não dominassem os códigos exigidos pela escola."
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Bourdieu e Passeron defende a teoria do sistema de ensino enquanto violência simbólica, isto é, inculcam nas mais diversas classes (entram aqui as subalternas) que a cultura dominante é a única e mais importante. Essa concepção faz com que haja de fato essa "violência". Mais o que de fato seria essa violência simbólica? Ora, propor um currículo da classe dominante às classes subalternas, inculcar que cultura é só música clássica e que tudo que vem da periferia e das classes menos favorecidas não é (Lembra do funk?) e as propagandas em televisões mostrando um "ideal" de cultura. Gabarito A.
#vousernomeado