SóProvas


ID
3415840
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 1ª Região
Ano
2020
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A desigualdade no Brasil é uma das piores do mundo. Os 10% mais ricos detêm 41,9% da renda total. Já o 1% mais  abastado  concentra  28,3%  da  riqueza.  É  a  segunda  maior  concentração  de  renda  do  mundo  nesse  segmento  da  população,  um  índice  vergonhoso.  Esses  dados  chocantes  foram  reafirmados  pela  Organização  das  Nações  Unidas  (ONU)  em  seu  relatório  mais  recente  sobre  o  desenvolvimento humano.  

                                                Internet:<https://istoe.com.br>  (com adaptações).  

Tendo o texto acima apenas como referência inicial e refletindo sobre o índice de desenvolvimento humano (IDH), julgue o item.


A classificação do Brasil no último ranking do desenvolvimento humano caiu ligeiramente, ocupando uma posição abaixo em relação ao relatório anterior.

Alternativas
Comentários
  • Certo

  • O trecho apresentado dá uma orientação direta para a análise da afirmativa: o Brasil é, reconhecidamente, um dos piores países do mundo quando o tema é concentração de renda.

    Isto nada mais é do que o reconhecimento, em termos estatísticos, da realidade que se vê todos os dias no país. Não é nem preciso ir muito longe. Basta sair de casa e andar pelas ruas de qualquer cidade, em qualquer região.

    A alta concentração de renda reflete-se, por sua vez, em um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) desigual. Grande parte da população não tem acesso, ou tem pouco acesso, às condições mínimas de sobrevivência digna. 
    Por conta das sucessivas crises econômicas, crescimento urbano desordenado, pouca preocupação com a questão ambiental, sérias falhas no fornecimento de infraestrutura básica para grande parte da população (água tratada e encanada, luz e saneamento), o IDH não cresce como deveria, em proporção adequada ao aumento da população.

     No relatório da ONU, o Brasil está na 79ª posição, tendo sido levados em consideração para análise de IDH os itens saúde, educação e renda. O Brasil perdeu uma posição segundo o último relatório da ONU de dezembro de 2019.   O país passou da posição 78ª para a 79ª.
    Face ao anteriormente exposto, a afirmativa apresentada está correta .

    RESPOSTA: CERTO
  • A desigualdade do Brasil aumentou e ele perdeu uma colocação no ranking da ONU

    Certo

  • Caiu pra 84°