SóProvas


ID
3415843
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 1ª Região
Ano
2020
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A desigualdade no Brasil é uma das piores do mundo. Os 10% mais ricos detêm 41,9% da renda total. Já o 1% mais  abastado  concentra  28,3%  da  riqueza.  É  a  segunda  maior  concentração  de  renda  do  mundo  nesse  segmento  da  população,  um  índice  vergonhoso.  Esses  dados  chocantes  foram  reafirmados  pela  Organização  das  Nações  Unidas  (ONU)  em  seu  relatório  mais  recente  sobre  o  desenvolvimento humano.  

                                                Internet:<https://istoe.com.br>  (com adaptações).  

Tendo o texto acima apenas como referência inicial e refletindo sobre o índice de desenvolvimento humano (IDH), julgue o item.


Na América do Sul, o Brasil apresentou resultados inferiores aos do Chile, da Argentina e do Uruguai.

Alternativas
Comentários
  • O Brasil está em segundo lugar entre os países com mais concentração de renda, atrás apenas do Catar, aponta o Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) : Desigualdades no desenvolvimento humano no século 21, das Nações Unidas, divulgado em 9/12/2019. No Brasil o 1% mais rico concentra 28,3%, ou quase um terço da renda total do país (29%, no Catar).
    É do que trata o trecho transcrito na questão. O exposto significa que o país desceu na classificação do IDH mundial em comparação com o relatório da ONU de 2017. O Brasil baixou da posição 78 para a 79. 
    É preciso atenção ao ler a entrada da questão pois a posição de um país na listagem total a ONU não é a mesma quando a região a ser analisada é mais restrita ou os parâmetros são diferentes. Assim sendo, é preciso um conhecimento mais específico das questões latino-americanas. São dados normalmente encontrados em publicações geográficas e sociológicas. No caso, publicações sobre América Latina. 
    Na América do Sul o Brasil é o quarto país com maior IDH, ficando atrás de Chile, Argentina e Uruguai. Está empatado com a Colômbia. É o que nos apresenta a página do Centro de Estudos Estratégicos da Fio Cruz. Por conseguinte, a afirmativa é verdadeira 
    Gabarito do Professor: CERTO.