-
certo pois, depois da analisando se o produto teve procura externamente e se não teve quais ações para mudar essa realidade.
admpensaemtudo
-
Existem três abordagens com relação à orientação preferencial dos sistemas de controle organizacional:
- Controle de mercado: Consiste na utilização de critérios e mecanismos mercadológicos como preços, participação de mercado de lucros para controlar e avaliar a atividades e resultados da organização. Ele avalia o desempenho com base em fatores externos à organização e é utilizado em empresas com uma definição clara de produtos e/ou serviços oferecidos e que atuam em setores da indústria caracterizados por forte competição.
- Controle Burocrático: Assegurado pela autoridade e responsabilidade hierárquicas, faz uso e mecanismos administrativos e burocráticos como regras, normas, padrões, políticas, procedimentos e orçamentos para avaliar e influenciar o desempenho. São as características da burocracia que controlam e avaliam os funcionários, incentivando-os a se portar adequadamente. Mesmo que a organização seja dividida em departamentos relativamente autônomos, estes devem operar de acordo com as diretrizes centrais e com os limites orçamentários estipulados.
- Controle de Clã: Assegurado pelo compartilhamento de valores, rituais, normas, crenças e tradições, e outros aspectos referentes à cultura organizacional; confia nos relacionamentos informais e cultura incorporada para regular o comportamento do funcionário. Depende do grupo de trabalho para identificar os padrões de desempenho adequados. É tipicamente utilizado em empresas que valorizam o trabalho em equipe, uma vez que se sustenta na cultura organizacional.
-
O controle pode ser classificado quanto à orientação da empresa. Nessa tipologia, o controle é entendido como o elemento que assegura a cooperação entre indivíduos cujos interesses divergem. Para estimular que ocorra a cooperação nesses casos os administradores devem utilizar uma combinação de três abordagens para projetar sistemas de controle nas organizações: controle de mercado, controle burocrático e controle de clã.
O enunciado descreve corretamente as características do controle de mercado.
Para relembrar vejamos:
O controle de mercado consiste na utilização de critérios e mecanismos de mercado, tais como os preços, a participação de mercado e os lucros, para avaliar e controlar as atividades e os resultados da organização. O controle de mercado, portanto, avalia o desempenho com base em fatores externos à organização. Presente em ambientes competitivos o controle de mercado pode ser utilizado, por exemplo, por grandes corporações para definir as políticas de investimento em suas subsidiárias: as que se demonstraram maior variação positivo no preço da ação, por exemplo, podem receber parcelas maiores de investimentos.
O controle burocrático é aquele realizado mediante autoridade e responsabilidades hierárquicas. Adotam-se regras, normas, padrões, políticas e procedimentos para influenciar e avaliar o desempenho.
O controle de clã é assegurado quando existe um compartilhamento de valores, crenças, rituais, tradições, expectativas entre os indivíduos de uma organização. O controle de clã baseia-se na cultura incorporada nos relacionamentos informais para regular o comportamento dos indivíduos a alcançar os objetivos organizacionais.
Gabarito: Certo
-
-
– Controle de mercado: utiliza parâmetros e mecanismos do mercado, como preços, lucro e participação do mercado, para a avaliação e controle das atividades e resultados.
– Controle burocrático: utiliza mecanismos administrativos e burocráticos, como regras, normas, políticas e orçamentos para monitorar e avaliar o desempenho.
– Controle de clã: confia na comunidade de valores entre os participantes da organização, como crenças, rituais, tradições, expectativas e outros aspectos relevantes da cultura, para assegurar o controle.