SóProvas


ID
3415957
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 1ª Região
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito da administração financeira e da administração de pessoas e de materiais, julgue o item.


O objetivo econômico da administração finaceira é válido tanto para empresas privadas quanto para empresas públicas, sendo que, nas empresas privadas, os acionistas ou propriétarios almejam a maximização do valor de mercado da empresa.

Alternativas
Comentários
  • Gab.: Certa

    "Atkinson (2011) classifica os objetivos empresariais em primários e secundários: 

    a) Objetivos primários: Nas empresas privadas é o lucro e a riqueza de seus proprietários. Nas organizações sem fins lucrativos e governo, são objetivos multidimensionais geradores de bem estar social. 

    b) Objetivos secundários: São os meios que levam ao atingimento dos objetivos primários. Qualidade, satisfação do cliente, inovação, qualificação de funcionários, posição competitiva no mercado, produtividade, eficiência, qualidade da administração, competitividade no mundo globalizado, responsabilidade pública e social da empresa, responsabilidade ambiental, etc. Os objetivos secundários nada mais são que meios para se atingir os objetivos primários. 

    O ponto de partida, portanto, é o retorno exigido pelos proprietários da empresa. Num sistema de livre empresa em uma economia de mercado, o empresário deve buscar maximizar sua riqueza, pois ao fazê-lo ele possibilita a realização dos objetivos da sociedade como um todo. Desta forma, o propósito de maximização da riqueza (bem estar econômico) dos proprietários é totalmente coerente com o objetivo da Administração Financeira: criar valor."

    Fonte: https://administradores.com.br/artigos/objetivos-da-administracao-financeira

  • O objetivo econômico da administração financeira é válido tanto para empresas privadas como para públicas. No caso de empresas privadas, os acionistas ou proprietários têm a expectativa de alcançar um retorno compatível com o risco assumido por meio da geração de recursos de longo prazo, o que, naturalmente, se refletirá no valor da companhia. Por sua vez, nas empresas públicas, a geração de lucros e de recursos é um parâmetro de desempenho importante, pois permitirá reinvestir esses recursos na melhoria do bem estar da sociedade. No entanto, o desempenho financeiro não é necessariamente o principal objetivo desse tipo de organização.

    Administração financeira – Resumo do Capítulo 12 de Sobral e Peci (2008).

     http://docente.ifsc.edu.br/joelma.kremer/MaterialDidatico/Agroecologia/Administra%C3%A7%C3%A3o%20da%20Propriedade%20Rural/Administra%C3%A7%C3%A3o%20Financeira.odt.