-
Escolha de métodos de arquivamento A importância das etapas de levantamento e análise se faz sentir de modo marcante no momento em que o especialista escolhe os métodos de arquivamento a serem adotados no arranjo da documentação corrente. Na verdade, dificilmente se emprega um único método, pois há documentos que devem ser ordenados ora pelo assunto, nome, local, data e número. Entretanto, com base na análise cuidadosa das atividades da instituição, aliada à observação de como os documentos são solicitados ao arquivo, é possível definir-se qual o método principal a ser adotado e quais os seus auxiliares.
Exemplificando:
PATRIMÔNIO
Brasília
Rio de Janeiro
São Paulo
PESSOAL ADMISSÃO
Aguiar, Celso
Bareta, Haydde
Borges, Francisco
Cardoso, Jurandir
Castro, Lúcia
Paes, Oswaldo
Paiva, Ernesto
Séllos, Zilda
Silva, Ana Maria
DEMISSÃO
FOLHAS DE PAGAMENTO
jan. a jul. de 1980
aço. a dez. de 1980
jan. a jul. de 1981
PROMOÇÃO Supondo-se que esse esquema tenha sido elaborado observando-se as considerações assinaladas anteriormente, verifica-se que o arranjo principal é por assunto. No assunto Patrimônio encontra-se um arranjo secundário, por localidade (geográfico). Já no assunto Admissão tem-se um arranjo secundário, em ordem alfabética, pelo nome dos funcionários. Em Folhas de Pagamento encontra-se um arranjo secundário, em ordem cronológica. Como se vê, o método principal escolhido foi o de assuntos, coadjuvado pelos métodos geográfico, alfabético e numérico cronológico, como auxiliares. Outras modalidades de arranjo podem ainda ocorrer. Para melhor atender aos usuários de um banco de investimentos, por exemplo, a documentação pode ser separada em dois grandes grupos: o de projetos de financiamento - ordenados e arquivados pelo número de controle que Ihe é atribuído ao dar entrada e que, daí por diante, irá Ihe servir de referência - e o grupo constituído de todo o restante da documentação, ordenada por assuntos.
fonte: https://cotemar.com.br/wp-content/uploads/2017/01/arquivamento.pdf
ARQUIVAMENTO E PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS
-
O bacana é poder identificar o momento que o examinador deu um tapa no baseado e viajou longe:
"especialista escolhe entre os dois métodos de arquivamento a serem adotados no arranjo da documentação corrente"
Nesse momento ele viu gnomos e a glr caiu rude na pegadinha, não é à toa que teve 41% de taxa de acerto. Na minha opinião, tá favorável passar a concorrência de forma peculiar com questões como essa!
Bom dia, bons estudos
-
Segundo a Professora Marilena Leite Paes, a organização dos arquivos se desenvolve nas seguintes etapas: levantamento de dados; análise dos dados coletados; planejamento; implantação e acompanhamento.
A questão está ser referindo a uma atividade que, supostamente é desenvolvida nas fases de levantamento de dados e análise. Essa atividade, por sua vez, é a escolha, de um entre dois métodos de arquivamento para aplicar na fase corrente.
Os métodos de arquivamento não necessitam de aplicação única. Pode-se combinar vários métodos, a depender do conjunto documental, da necessidade de acesso, do elemento diferenciador, entre outros fatores. Portanto, o item está incorreto, pois a escolha não deve ser a partir de um só método.
Fonte: Paes, Marilena Leite. Arquivo: teoria e prática. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004
Gabarito do Professor: errada.
-
Errado.
O povo fala, fala, mas não coloca gabarito.
-
ERRADO.
PORQUE SÃO MAIS DE DOIS OS MÉTODOS QUE PODERÃO SER USADOS.
-
Colocaram um professor de português pra fazer essa
-
Arranjo é no arquivo permanente
-
A importância das etapas de levantamento e análise se faz sentir, de modo marcante, no momento em que o especialista escolhe entre os dois métodos de arquivamento a serem adotados no arranjo da documentação corrente. Mais de um método pode ser usado. Quem nunca dividiu uma pastinha por temas e dentro, cronologicamente?
-
Gab: ERRADO
Marquei errado quando vi corrente e arranjo na mesma frase. Deu pra evitar a fadiga. kkk
-
Copiando e colando do o livro da Marilena, tem-se que:
- "A importância das etapas de levantamento e análise se faz sentir de modo marcante no momento em que o especialista escolhe os métodos de arquivamento a serem adotados no arranjo da documentação corrente. Na verdade, dificilmente se emprega um único método (...). Entretanto, (...) é possível definir-se qual o método principal a ser adotado e quais os seus auxiliares"
Ou seja, o erro da questão está em dizer que só existem "os dois métodos". Ele quis induzir o candidato a pensar que dois = método principal + método auxiliar, quando na verdade o arquivista, para designar qual o método principal e qual o auxiliar vai escolher entre os métodos básicos (alfabético, numérico, geográfico e ideográfico) ou msm dos padronizados (variadex, rôneo, soundex, mnemonico, automático)
Uma observação em relação a "arranjo de documentação corrente":
O "arranjo de documentação corrente" é a literalidade do que tá no livro de Marilena, mas a Quadrix entende que arranjo, apesar de ser a mesma coisa de classificação, é só para arquivo permanente. Questões anteriores que corroboram isso:
- Ano: 2019 Banca: Quadrix Órgão: Prefeitura de Jataí - GO Prova: Quadrix - 2019 - Prefeitura de Jataí - GO - Auxiliar de Secretaria
- A fase arquivística em que é feito o arranjo de documentos é a fase
- (A) permanente.
- Ano: 2019 Banca: Quadrix Órgão: CRF-BA Prova: Quadrix - 2019 - CRF-BA - Analista de Documentação
- Por serem realizadas em idades diferentes, o arranjo e a classificação são operações distintas. (ERRADO)
-
Resolução: Segundo a Professora Marilena Leite Paes, a organização dos arquivos se desenvolve nas seguintes etapas: levantamento de dados; análise dos dados coletados; planejamento; implantação e acompanhamento.
A questão está ser referindo a uma atividade que, supostamente é desenvolvida nas fases de levantamento de dados e análise. Essa atividade, por sua vez, é a escolha, de um entre dois métodos de arquivamento para aplicar na fase corrente.
Os métodos de arquivamento não necessitam de aplicação única. Pode-se combinar vários métodos, a depender do conjunto documental, da necessidade de acesso, do elemento diferenciador, entre outros fatores. Portanto, o item está incorreto, pois a escolha não deve ser a partir de um só método.
Fonte: Paes, Marilena Leite. Arquivo: teoria e prática. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004
Resposta: errada
-
ARRANJO É NO PERMANENTE