SóProvas


ID
3417199
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ibaté - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.


Ética Médica


       Entrou em vigor no país uma nova versão do Código de Ética Médica. O novo diploma, que não traz reviravoltas dramáticas em relação ao texto anterior, de 2009, pode ser mais bem descrito como uma atualização necessária.
        Um bom exemplo de adequação ao espírito dos tempos atuais é a explicitação dos direitos dos médicos que padeçam de deficiências físicas – as quais passaram, ao lado da raça e das posições políticas, a ser elencadas como um dos motivos pelos quais o profissional de saúde não pode ser discriminado.
      Questões de cunho mais sindical, como as situações em que o médico está autorizado a recusar-se a trabalhar, seja por falta de condições, seja por objeções de consciência, também foram disciplinadas com uma dose adicional de detalhe.
      No que provavelmente constitui a novidade mais relevante, o Código autoriza médicos a realizarem pesquisas retrospectivas em prontuários, desde que autorizados por uma comissão de ética em pesquisa. Nesta era de “big data” em que vivemos, os arquivos de hospitais e clínicas escondem informações valiosíssimas na forma de correlações das quais nem suspeitamos.
       Tudo isso está enterrado nos discos de memória dos computadores ou nos mais antiquados arquivos mortos, mas pesquisadores não tinham acesso a esse conhecimento porque era, na prática, impossível obter o consentimento informado de todos os pacientes envolvidos.
    Por fim, há que lamentar pelo que os médicos deixaram de fazer nessa revisão. O disciplinamento da telemedicina, exigência dos tempos modernos, foi jogado para resoluções do Conselho Federal de Medicina. Pela amostra que tivemos no início do ano, o tema se afigura mais polêmico do que deveria.
     Pena também que não se tenha avançado mais no reconhecimento da autonomia dos pacientes maiores de idade e em pleno gozo de suas funções mentais – que deve ser plena, e não limitada.

(Editorial. Folha de S.Paulo, 06.05.2019. Adaptado)

Assinale a alternativa em que o enunciado atende à norma- -padrão quanto à pontuação e ao emprego ou não do acento indicativo da crase.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    A) Os pesquisadores não resistem à ideia de usar os dados contidos nos discos de memória dos computadores, pois além de conferir rapidez a busca de informações, estas podem ser valiosas ? conferir rapidez a algo (=preposição "a" + artigo definido "a" que acompanha o substantivo feminino "busca"= crase ? à busca).

    B) Os pesquisadores não resistem a ideia, de usar os dados contidos, nos discos de memória dos computadores, pois além de conferir rapidez à busca de informações, estas podem ser valiosas ? resistem a algo (=preposição "a") + artigo definido "a" que acompanha o substantivo "ideia" (=crase ? à ideia).

    C) Os pesquisadores não resistem à ideia de usar os dados contidos, nos discos de memória dos computadores pois, além de conferir rapidez a busca de informações, estas podem ser valiosas.

    D) Os pesquisadores não resistem a ideia de usar os dados contidos nos discos de memória dos computadores pois além de conferir rapidez a busca de informações estas podem ser valiosas.

    E) Os pesquisadores não resistem à ideia de usar os dados contidos nos discos de memória dos computadores, pois, além de conferir rapidez à busca de informações, estas podem ser valiosas

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva E

    Os pesquisadores não resistem à ideia de usar os dados contidos nos discos de memória dos computadores, pois, além de conferir rapidez à busca de informações, estas podem ser valiosas.

  • A maioria que errou a questão assinalou a primeira alternativa. O erro constante nesta se aloja na ausência de vírgula isolando uma oração deslocada (além de conferir rapidez à busca de informações) e do sinal indicador da crase (à busca de informações). Na alternativa E, essa mesma oração foi isolada escorreitamente, bem como foi assinalado sem erro o fenômeno crásico.

    Letra E

  • GABARITO E

    Então meu povo, seguinte, a dúvida está entre as alternativas A e E.

    Uma coisa importante precisa ser destacada; A conjunção "pois" pode ser explicativa, causal ou conclusiva, tudo vai depender da ideia que se quer dar. Diversas são as vezes em que a virgula ou a preposição causa mudança de sentido, sem que seja necessário maiores alterações no texto ou ocorra erro gramatical.

    A) Os pesquisadores não resistem à (craseado corretamente) ideia de usar os dados contidos nos discos de memória dos computadores, pois (conjunção explicativa) além de conferir rapidez a (deveria haver crase) busca de informações, estas podem ser valiosas.

    E) Os pesquisadores não resistem à (craseado corretamente) ideia de usar os dados contidos nos discos de memória dos computadores, pois (conjunção conclusiva), além de conferir rapidez à (craseado corretamente) busca de informações, estas podem ser valiosas.

    A questão pede aquela que tenha erro na pontuação e/ou crase. Nesta alternativa há mudança de sentido, porém, não há erro gramatical.

  • Assertiva E

    Os pesquisadores não resistem à ideia de usar os dados contidos nos discos de memória dos computadores, pois, além de conferir rapidez à busca de informações, estas podem ser valiosas.

  • Alguém saberia me dizer qual é a função sintática do termo entre parenteses na alternativa E?

  • Direto como sempre:

    Os pesquisadores não resistem à ideia (..)

    I) Vamos verificar se há necessidade de crase..

    faça a troca do feminino pelo masculino..se latir (aparecer "ao") = Crase.

    Os pesquisadores não resistem AO pensamento.

    (...) de usar os dados contidos nos discos de memória dos computadores, pois

    II) É correta a utilização de vírgulas antes da conjunção pois.

    Quando tiver sentido de conclusão e puder ser substituído por portanto, é necessário colocar a palavra entre vírgulas. Neste caso.

    Não admitia, mas estavam todos, pois, errados quanto ao assunto.

    Quando tiver sentido de explicação e puder ser substituído por porque,será precedido por vírgula. “

    Não cheguei atrasado, pois acordei mais cedo.

    (...) além de conferir rapidez a busca

    Rapidez ao procurar ..

    de informações, estas podem ser valiosas.

    Claramente percebemos que "além de conferir rapidez a busca de informações" precisa vir entre vírgulas, porque está deslocado de sua posição natural.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • GABARITO: LETRA E

    COMPLEMENTANDO:

    Principais casos em que não ocorre a crase:

    * Antes de palavra masculina

    * Em locução feminina que indique instrumento (ex: Ela escreveu o texto a caneta)

    * Antes de verbo

    * Entre palavras repetidas que formem uma expressão (ex: cara a cara)

    * Antes de artigo indefinido

    * Quando o A estiver no singular e a palavra posterior estiver no plural

    * Antes dos seguintes pronomes: 

       a) De tratamento (exceções: senhora, senhorita, dona e madame)

       b) Relativos (exceção: à qual, às quais)

       c) Indefinidos (exceção: outra(as))

       d) Demonstrativos (exceções: àquele, àquela, àquilo)

       e) Pessoais

    FONTE: QC

  • Gabarito: E

    REGRINHAS QUE USO PARA RESPONDER VÁRIAS QUESTÕES

    USA-SE CRASE

    Antes de palavras femininas, que podem ser substituídas por um termo masculino semelhante.

    Fui AO mercado. A (preposição) + O (artigo) = AO

    NÃO SE USA CRASE

    → Antes de palavras masculinas.

    → Antes de verbos.

    → Antes de artigos indefinidos (UM, UNS, UMA, UMAS).

    → Antes de pronomes pessoais.

    → Antes de pronomes indefinidos.

    → Antes de pronomes demonstrativos.

    Qualquer erro nos comentários me comuniquem, meu objetivo é passar meus resumos e ajudar na aprovação do senhores! Forte abraço.

  • GABARITO E!

    Os pesquisadores não resistem à ideia de usar os dados contidos nos discos de memória dos computadores, pois, além de conferir rapidez à busca de informações, estas podem ser valiosas.

    pave = pois antes verbo explicativa

    pdvc = pois depois verbo conclusiva

  • POIS

    Conclusivo: Corri todos os dias; perdi, pois, muito peso. -> Entre vírgulas.

    Explicativo: Não reclame, pois isso atrai negatividade. -> Apenas uma vírgula

    Causal: A rua ficou alagada, pois choveu muito -> Por causa que choveu muito

    Fonte: Felipe Luccas - Estratégia Concursos

    Gabarito ( E )

    Obs: Quando meus comentários estiverem desatualizados ou errados, mandem-me msgns no privado, por favor, porque irei corrigi-los.

  • geralmente mato essas questões achando o verbo e peguntando a ele.

    não resistem a que ? a algo

    conferi rapidez a quem? a algo

    bons estudos.

  • O verbo "conferir" exige a transitividade direta e indireta. Quem confere, confere algo a alguém .

  • Bom dia, vi alguns comentários dizendo que a conjunção "pois" na alternativa E é conclusiva. Contudo, nem sempre que ela estiver entre vírgulas será conclusiva, pois, se o período que for escrito depois dela, também precisar de vírgula , automaticamente ela ficará entre vírgulas. Uma dica é: substitua o pois por : porque , se fizer sentido é explicativa . Substituía também por portanto, se fizer sentido, é conclusiva.

    Alguem mais vê essa questão assim? Na alternativa A o erro é a falta de vírgula nesse período após o pois e a falta de crase em "a busca ". Enquanto a alternativa E cumpre perfeitamente o que precisa .

  • A falta de atenção me mata!!

  • A falta de atenção me mata!!

  • PC-PR 2021

  • O substantivo "Busca" foi empregado de modo a exercer função de objeto indireto do verbo "Conferir", por isso o "a" craseado na alternativa "E".