O Parlamento Europeu é o órgão legislativo da União Europeia. Os cidadãos da União Europeia elegem os seus representantes a cada cinco anos. O Parlamento tem três principais poderes: poder legislativo, de supervisão e orçamentário.
O número de deputados a que cada país tem direito é proporcional à população de cada país. A regra a ser obedecida é de que nenhum país terá menos do que seis deputados e não poderá exceder mais do que 96 deputados. O número total de deputados não poderá exceder aos 705 (704 mais o Presidente).
Os eurodeputados são agrupados por filiação política e não por nacionalidade. O presidente representa o Parlamento junto às outras instituições europeias e aprova o orçamento final da União Europeia.
O candidato, para responder a questão, precisa ter conhecimento prévio de como funciona o Parlamento Europeu e os partidos que o compõem. Assim poderá apontar a alternativa que aponta os novos fatos decorrentes das eleições de 2019.
A) INCORRETA - Houve um pequeno aumento de deputados liberais eleitos. Já os partidos favoráveis à União Europeia se dividem em posição política, mas se mantem enquanto maioria.
B) INCORRETA - Ocorreu um aumento da participação dos verdes e uma queda da participação dos sociais democratas.
C) INCORRETA - Houve uma ampliação da fragmentação partidária, o que explica o fortalecimento de partidos eurocéticos e conservadores.
D) INCORRETA – Houve um aumento dos partidos verdes e liberais. Os partidos conservadores nacionalistas melhoraram seu desempenho em função da fragmentação política.
E) CORRETA - Os verdes cresceram em número e os nacionalistas melhoraram seu desempenho. Esta melhora , no entanto, gerou uma fragmentação política com três alianças distintas.
RESPOSTA: E