SóProvas


ID
3418912
Banca
UFPR
Órgão
Câmara de Curitiba - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Para qualquer outro país do mundo, uma população de um bilhão e trezentos milhões seria com certeza um grande problema, não um tremendo recurso de poder na esfera internacional. Mas a China compreendeu que aquela enorme massa de gente, combinada com seu rápido avanço econômico e com o férreo controle exercido pelo Partido Comunista, poderia ser usada como uma arma poderosa. E a China de fato a utiliza. Utiliza-a não apenas para sustentar uma posição de força em suas negociações com outras potências, mas para projetar sobre elas, até sobre os Estados Unidos, sua concepção totalitária de poder.

      Os estúdios de Hollywood, por exemplo, estão aprendendo uma dura lição. Se quiserem mostrar seus filmes no vasto mercado chinês, têm de __________ a um interminável labirinto de censura. Para serem aprovados, têm de mostrar que a sociedade ideal é ordeira, disciplinada, quase idílica, tal como o governo quer que sua sociedade seja apresentada aos cidadãos chineses.

      A sociedade idílica é só o pano de fundo. Na China, existem quatro assuntos nos quais uma pessoa ou empresa estrangeira sensata não deve tocar: Hong Kong, Taiwan, Tianamen e Tibete. O jornalista Jonah Blank, da revista The Atlantic, relata um exemplo assaz ilustrativo. No dia 4 de outubro último, Daryl Morey, administrador da associação de basquete Houston Rockets, disse a seguinte frase: “Lutar pela liberdade, apoiar Hong Kong”. Em questão de horas, a associação chinesa de basquete, que detém direitos exclusivos de transmissão dos Rockets para a China, mandou o recado. Nem vem que não tem. Mais que depressa, a mencionada associação americana veio a público declarar que o Sr. Morey NÃO fala pela associação.

      Entre as diversas histórias relatadas por Jonah Blank, há o caso muito impressionante das empresas aéreas internacionais. Ano passado, mais de quarenta companhias foram obrigadas a apagar de seus websites todas as referências a Taiwan como um “país”. Para a China, como se sabe, Taiwan é um “território rebelde”. Todas obedeceram, claro. Sem choro nem vela.

      Eis aí, em breves linhas, uma das maiores, __________ a maior indagação do século XXI. O que virá primeiro: o início de democracia na China ou a submissão de grande parte do Ocidente ao padrão de governo totalitário que rege a vida do país?

(Bolívar Lamounier. Disponível em: https://istoe.com.br/a-limonada-chinesa/. Adaptado.) 

Para caracterizar a população chinesa como “arma poderosa”, o autor explora o viés:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? Segundo o texto: Para qualquer outro país do mundo, uma população de um bilhão e trezentos milhões seria com certeza um grande problema, não um tremendo recurso de poder na esfera internacional. Mas a China compreendeu que aquela enorme massa de gente, combinada com seu rápido avanço econômico e com o férreo controle exercido pelo Partido Comunista, poderia ser usada como uma arma poderosa. E a China de fato a utiliza. Utiliza-a não apenas para sustentar uma posição de força em suas negociações com outras potências, mas para projetar sobre elas, até sobre os Estados Unidos, sua concepção totalitária de poder.

    ? Observa-se que temos uma ideia de negociação, refere-se ao mercado (teor mercadológico).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • China compreendeu que aquela enorme massa de gente, combinada com seu rápido avanço econômico e com o férreo controle exercido pelo Partido Comunista, poderia ser usada como uma arma poderosa. E a China de fato a utiliza. Utiliza-a não apenas para sustentar uma posição de força em suas negociações com outras potências, mas para projetar sobre elas, até sobre os Estados Unidos, sua concepção totalitária de poder.

    GABARITO= E

    MERCADO.

    AVANTE AMIGOS.

  • Resumindo, a China usa sua grande população como forma de controle de mercado. Por exemplo, para um país não é bom romper/discordar de negócios com a China por causa de seu grande mercado consumidor.

  • "Utiliza-a não apenas para sustentar uma posição de força em suas negociações com outras potências, mas para projetar sobre elas, até sobre os Estados Unidos, sua concepção totalitária de poder."

  • O que é mercadológico?

    A mercadologia (ou o marketing) consiste num conjunto de princípios e práticas que são levados a cabo com o intuito de aumentar o comércio, mais concretamente a procura (oferta versus procura). ... As técnicas e as metodologias da mercadologia procuram conferir as ferramentas necessárias para conquistar um mercado.

  • tmc...

  • A questão aborda o assunto sinonímia e compreensão textual. Vejamos:

    "Mas a China compreendeu que aquela enorme massa de gente, combinada com seu rápido avanço econômico e com o férreo controle exercido pelo Partido Comunista, poderia ser usada como uma arma poderosa. E a China de fato a utiliza. Utiliza-a não apenas para sustentar uma posição de força em suas negociações com outras potências, mas para projetar sobre elas, até sobre os Estados Unidos, sua concepção totalitária de poder."

    Coloquei em negrito as partes que fazem chegar a resposta. Vejam que a China usa sua enorme massa de gente para negociar com outras potências, ou seja, puro marketing.

    Segundo o dicionário Aulete Caldas, marketing é igual à mercadológico.

    A alternativa, portanto, correta é a E.

    Gabarito do monitor: E

    Referência bibliográfica: AULETE, Caldas. Dicionário contemporâneo da língua portuguesa: digital. Acessado em 24 de novembro de 2020.

  • vi aquele mercadológico, li o texto duas vezes ia marcar, mas quando vi a palavra quase idílica marquei B) ideológico.

    dei aquele sorriso kkkk acertei mais uma, resultado errei

    tava tão óbvio que é ruim de marca, se fosse a letra A mercadológico ai que é mais difícil ainda

  • UÉ, CADE O PESSOAL DA PC PR PM PR, PRA PASSAR TEM QUE ACERTAR ESSAS TAMBÉM ahueahueauhu pessoal acerta as fácies e ja acha que tao dentro

  • Eu não sou macoheiro, por isso não acerto essas questões.

  • Eu não sou maconheiro, por isso não acerto essas questões.

  • Fácil essa.... O texto fala claramente no trecho " Utiliza-a não apenas para sustentar uma posição de força em suas negociações com outras potências"

  • Acredito que caberia também a opção ideológico, já que ele fala do controle comunista, embora no contexto o fator econômico seja preponderante.

  • caberia também cultural, pois estaria alterando drasticamente a estrutura dos filmes, e consequentemente, a estrutura das artes e da cultura