SóProvas


ID
3419017
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Vitória - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Benefícios da “AMIGOTERAPIA”: cura
depressão, alivia ansiedade e boicota a
solidão e muito mais


       A amizade é um bálsamo para a alma. Ao lado de um amigo, o peso da nossa existência fica atenuado e a alegria tende a brotar mais facilmente. Quando a nossa mente e as nossas emoções nos parecem desconexas, a “amigoterapira” pode nos mostrar o caminho.
      Não raro, nesses dias de aflição e de muita pressa, sentimos falta de um amigo. Alguém que esteja disposto a ouvir a nossa alma, a decifrar o nosso semblante, a nos dar aquele “tapa com luva de pelica” necessário ou aquela palavra de ânimo providencial. É por isso que, em casos de alma adoecida, sem embargo das demais terapias, uma amizade tem poder curador.
      Um amigo é alguém disposto a nos mostrar a verdadeira face do nosso espírito, despindo-nos de nossas máscaras, de nossas falsas certezas sobre nós.
      Um amigo é capaz de ouvir sem julgar. De orientar sem querer impor a sua vontade ou verdade. Um amigo é capaz de nos fazer rir de nós mesmos. Está apto a refazer o nosso projeto de vida, a reler o nosso passado, a reavaliar o presente.
       Um amigo é capaz de guardar as suas angústias no bolso, quando percebe que a sua dor requer um curativo mais emergencial.
      Um amigo não é aquele que está ao seu lado quando você cai, tão somente. Mas, aquele que também estará na primeira fila quando você triunfar. Um amigo o afastará da solidão. Será uma ponte a levá-lo, juntamente com outros cuidados necessários, para longe da depressão. Ele fará menor a sua ansiedade e atenuará os seus medos da solidão.
       A “amigoterapia” é o exercício da amizade verdadeira e pura e só pode ser realizada quando dois corações alados se encontram e um coração serve ao outro, sem nada exigir, mas ciente de que também será servido depois.


Adaptado de: <https://www.revistapazes.com/beneficios-da-amigoterapia-cura-depressao-alivia-ansiedade-e-boicota-a-solidao-e-muito-mais/>.
Acesso em: 18 out. 2019. 

De acordo com o texto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? Um amigo é alguém disposto a nos mostrar a verdadeira face do nosso espírito (=ou seja,é aquele que mostra a verdadeira essência), despindo-nos de nossas máscaras, de nossas falsas certezas sobre nós.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • o   Gabarito: D.

    .

    A. As amizades podem curar diversas doenças do corpo. - em momento algum o texto afirma isso.

    B. Os amigos devem impor suas ideias para ajudar aqueles que estão sofrendo. - apesar do texto mencionar o "tapa de luva de pelica", o autor não expressa diretamente tal ideia.

    C. A amizade verdadeira só existe quando duas pessoas que estão sofrendo resolvem promover um auxílio mútuo. - também não é uma ideia contida no texto, que afirma ser a amizade verdadeira o laço que "só pode ser realizada quando dois corações alados se encontram e um coração serve ao outro, sem nada exigir, mas ciente de que também será servido depois."

    D. Os amigos podem ajudar a mostrar a nossa essência. - correta. "Um amigo é alguém disposto a nos mostrar a verdadeira face do nosso espírito, despindo-nos de nossas máscaras, de nossas falsas certezas sobre nós."

  • "Um amigo é alguém disposto a nos mostrar a verdadeira face do nosso espírito, despindo-nos de nossas máscaras, de nossas falsas certezas sobre nós." Gabarito: D

  • Achi que o erro na alternativa "A" está na afirmação que "são doenças do corpo". Entretanto, as doenças citadas, como depressão e ansiedade são doenças psicológicas e não necessariamente do corpo, como o COVID-19.

  • Gabarito letra D. A resposta encontra-se nessa passagem:

    "Um amigo é alguém disposto a nos mostrar a verdadeira face do nosso espírito, despindo-nos de nossas máscaras, de nossas falsas certezas sobre nós."

  • A banca considerou correta a resposta da alternativa D pois não considerou a depressão como uma doença do corpo, visto que se trata de uma doença psicológica, "da alma".

  • Texto é tão lindo, quase esqueço que se trata de uma questão! rs!