SóProvas


ID
3419032
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Vitória - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Benefícios da “AMIGOTERAPIA”: cura
depressão, alivia ansiedade e boicota a
solidão e muito mais


       A amizade é um bálsamo para a alma. Ao lado de um amigo, o peso da nossa existência fica atenuado e a alegria tende a brotar mais facilmente. Quando a nossa mente e as nossas emoções nos parecem desconexas, a “amigoterapira” pode nos mostrar o caminho.
      Não raro, nesses dias de aflição e de muita pressa, sentimos falta de um amigo. Alguém que esteja disposto a ouvir a nossa alma, a decifrar o nosso semblante, a nos dar aquele “tapa com luva de pelica” necessário ou aquela palavra de ânimo providencial. É por isso que, em casos de alma adoecida, sem embargo das demais terapias, uma amizade tem poder curador.
      Um amigo é alguém disposto a nos mostrar a verdadeira face do nosso espírito, despindo-nos de nossas máscaras, de nossas falsas certezas sobre nós.
      Um amigo é capaz de ouvir sem julgar. De orientar sem querer impor a sua vontade ou verdade. Um amigo é capaz de nos fazer rir de nós mesmos. Está apto a refazer o nosso projeto de vida, a reler o nosso passado, a reavaliar o presente.
       Um amigo é capaz de guardar as suas angústias no bolso, quando percebe que a sua dor requer um curativo mais emergencial.
      Um amigo não é aquele que está ao seu lado quando você cai, tão somente. Mas, aquele que também estará na primeira fila quando você triunfar. Um amigo o afastará da solidão. Será uma ponte a levá-lo, juntamente com outros cuidados necessários, para longe da depressão. Ele fará menor a sua ansiedade e atenuará os seus medos da solidão.
       A “amigoterapia” é o exercício da amizade verdadeira e pura e só pode ser realizada quando dois corações alados se encontram e um coração serve ao outro, sem nada exigir, mas ciente de que também será servido depois.


Adaptado de: <https://www.revistapazes.com/beneficios-da-amigoterapia-cura-depressao-alivia-ansiedade-e-boicota-a-solidao-e-muito-mais/>.
Acesso em: 18 out. 2019. 

Assinale a alternativa em que as palavras são formadas pelo mesmo processo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Facilmente ? curativo (=em ambas palavras temos uma derivação sufixal: fácil+mente; cura+tivo).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Gab: C

    >> derivação sufixal, ou seja, pego a palavra e apenas adiciono o sufixo para ter um novo significado:

    > Facilmente – facil + mente;

    > Curativo – cura + tivo;

  • Resumo:

    Derivação Prefixal: desfazer , impaciente.

    Derivação Sufixal: realmente , pacientemente.

    Derivação Prefixal e Sufixal: deslealmente. Se eu remover um deles,a palavra ainda existe: Desleal ou Lealmente.

    Derivação Parassintética: anoitecer. Acrescenta-se simultaneamente um prefixo e um sufixo.Se eu retirar um dos dois,a palavra não existe: anoite ou noitecer.

    Derivação Regressiva: Ocorre redução da palavra primitiva e não acréscimo: dança(dançar)

    Derivação Imprópria: A palavra permanece igual,mas há mudança na classe gramatical.Ex.: O verde do parque ... (Adjetivo => Substantivo)

    Composição por Aglutinação: Há alteração das palavras formadoras: Plano+alto=Planalto; água+ardente=aguardente.

    Composição por Justaposição: Não há alteração das palavras formadoras: beija-flor; paraquedas; amigoterapia.

    Fonte:

  • Letra "C". A palavra "facilmente" vem da palavra "fácil" e a palavra "curativo" vem da palavra "cura".

  • Assertiva c

    Facilmente – curativo.

  • Concordo com a C, mas a meu ver a D também está correta, e também por derivação sufixal. Alguém sabe dizer porque a D não está correta?

  • GABARITO: C

    A derivação sufixal é um processo de formar palavras no qual um sufixo ou mais são acrescentados à palavra primitiva. Ex.: realmente, folhagem.

  • c

    d as duas achei correta.

  • A questão aborda o tema formação das palavras e teremos que encontrarmos a alternativa que as palavras são formadas pelo mesmo processo de formação.. Vejamos alguns conceitos

    A língua portuguesa apresenta dois processos básicos para formação de palavras: a derivação e a composição

    derivação quando, a partir de uma palavra primitiva, obtemos novas palavras chamadas derivadas) por meio do acréscimo de afixos. Isso ocorre, por exemplo, quando, a partir da palavra primitiva piche, formamos pichar, da qual por sua vez se forma pichação, pichador...

    A composição ocorre quando formamos palavras pela junção de pelo menos dois radicais. Nesse sentido, diferencia-se da derivação, que não lida com radicais. As palavras resultantes do processo de composição são chamadas palavras compostas, em oposição àquelas em que há um único radical, chamadas simples. Eis alguns exemplos de palavras compostas: girassol (gira + sol), beiJa-flor (beija + flor), otorrinolaringologia (formada por radicais eruditos, trazidos diretamente do grego: oto + rino + laringo + logia).

    Após sabermos que existem dois conceitos de formação de palavras, iremos inspecionar as alternativas. Vejamos:

    a) Verdadeira – refazer.

    Incorreta. Verdade+ eira é formada por palavra primitiva + sufixo, assim é derivação sufixal. Re + fazer é formada por prefixo + palavra primitiva, logo é formada por derivação prefixal. Ambas são formadas por processos diferentes.

    b) Amigoterapia – desconexas.

    Incorreta. Amigo + terapia a formação é por composição por justaposição, pois são duas palavras que se juntam para formarem uma sem perder elementos. Des+ conexa é formada por prefixo + palavra primitiva, ou seja, derivação prefixal. Ambas são formadas por processo diferentes.

    c) Facilmente – curativo.

    Correta. A palavra facil+ mente é formada por palavra primitiva + sufixo, assim se formando por processo de derivação por sufixação. A palavra cura+ tivo é formada por palavra primitiva + sufixo, assim também sendo formada por processo de derivação por sufixação

    d) Providencial – adoecida.

    Incorreta. A palavra providenciar+ al é formada por palavra primitiva + sufixo assim se formando por processo de derivação sufixal. Adoercer+ Cida é formada por derivação sufixal, assim sendo as duas formadas por mesma derivação. Contudo a banca não entende dessa forma.

    Referência bibliográfica: CIPRO NETO, Pasquale e INFANTE, Ulisses. Gramática da língua portuguesa. 2008 (Revisada)

    GABARITO: C

    GABARITO DO MONITOR: Nula por haver duas respostas C e D

  • na minha visão curativo é processo de aglutinação: Cura+ativo

  • Sei lá que processo se falava, chutei bonito e certeiro kkkkkkk

  • Adoecida não seria parasintética?

    Ou estou enganado?

  • curativo vem de "cura" porém a cura é um substantivo, isto é, cura é palavra regressiva de curar