SóProvas


ID
3419518
Banca
VUNESP
Órgão
Valiprev - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

     Leia o texto, para responder à questão.


    Os fatos foram opostos – inundação e fogaréu –, e a reação a eles também. Em uma mesma semana, a cidade italiana de Veneza e a costa leste da Austrália materializaram o embate que contrapõe “ambientalistas” a “negacionistas” quando o assunto são as mudanças climáticas que afetam o planeta. Na quarta-feira 13, o prefeito de Veneza, Luigi Brugnaro, declarou estado de emergência na extraordinariamente bela capital da região do Vêneto, no norte da Itália, notabilizada por seus canais. Motivo: a maior cheia já registrada nos últimos cinquenta anos. O nível da água se elevou tanto que agravou a degradação de construções históricas – e, pior, fez duas vítimas logo nos primeiros dias, mortas em suas casas. As águas subiram quase 2 metros, e ondas de mais de 1 metro e meio atingiram cerca de 85% da cidade. Um horror.

      “Pedimos ao governo que nos ajude. O custo será alto. Esse é o resultado da mudança climática”, escreveu o prefeito nas redes sociais. Um relatório de 2017 de uma Agência Nacional italiana advertiu que a cidade dos canais ficará submersa até o final deste século se o aquecimento global não for contido por medidas como as previstas no Acordo de Paris de 2015.

      Mas, se em Veneza o Poder Executivo reconheceu publicamente que as inundações decorriam do peso da interferência humana no clima da Terra, a 16000 quilômetros de lá, outra catástrofe para o meio ambiente foi definida como “natural” – apesar de seu inédito impacto. O fogo começou a destruir a mata costeira em regiões muito próximas a Sidney. As labaredas devastaram cerca de 1000 quilômetros de área florestal, provocando a morte de pessoas e de animais únicos da fauna do país. Encarando tudo como fenômeno da natureza, o vice-premiê australiano chamou de “lunáticos” os que acreditam no aquecimento global.

                             (Sabrina Brito, Entre a água e o fogo. Veja, 20.11.2019. Adaptado)

Assinale a alternativa redigida de acordo com a norma-padrão de concordância verbal e nominal.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Com as expressões que indicam percentagens o verbo pode ficar no plural ou no singular, conforme o caso, já que a concordância pode ser feita com o número percentual ou com o substantivo a que ele se refere.

    fonte: https://www.tjsc.jus.br/web/servidor/dicas-de-portugues/-/asset_publisher/0rjJEBzj2Oes/content/como-concordar-frases-com-percentual-ou-porcentual-?inheritRedirect=false

  • Assertiva b

    85% da cidade de Veneza foram invadidos pela água.

  • Com as expressões que indicam percentagens o verbo pode ficar no plural ou no singular.

  • A) ERRADO - 1 metro e meio foram o tamanho ...

    correção: 1 metro e meio foi o tamanho ...

    acredito que aqui entra a regra da concordância com o nº decimal "1,5 metro" -> a palavra que vem depois (milhão, bilhão, metro, quilômetro, etc.) concorda com o algarismo que antecede a vírgula. Se fosse 2,5 seria milhões pois concordaria com o 2.

    B) CORRETO - 85% da cidade de Veneza foram invadidos pela água.

    Com porcentagem, o verbo e a concordância podem concordar com a porcentagem ou com o complemento. No caso da questão, está concordando com os 85%, a frase estaria correta, também, se concordasse com o complemento "85% da cidade de Veneza foi invadida pela água".

    C) ERRADO - Já se registrou cheias em Veneza, ainda maior do que a atual.

    correção: Já se registraram cheias em Veneza, ainda maiores do que a atual.

    D) ERRADO -Segundo o prefeito de Veneza, será necessário os recursos do governo italiano.

    A questão estaria correta se "recursos" não estivesse com artigo. Porém, com a inclusão do artigo faz com que o verbo e o complemento concorde com ele.

    correção: Segundo o prefeito de Veneza, os recursos do governo italiano serão necessários.

    E) ERRADO - Perto de 1000 quilômetros de área florestal foi destruído pelo fogo.

    correção: Perto de 1000 quilômetros de área florestal foram destruídos pelo fogo. (verbo concorda com o numeral)

    Gabarito ( B )

    Obs: Quando meus comentários estiverem desatualizados ou errados, mandem-me msgns no privado, por favor, porque irei corrigi-los.

  • Importantes observações..

    A) 1 metro e meio foram o tamanho das ondas.

    ☛Regra básica...Sujeito concordando com verbo

    Qual foi o tamanho das ondas?

    - 1 metro e meio ...

    B) 85% da cidade de Veneza foram invadidos pela água.

    ☛Guarde no coração!

    A partir de 2% coloque no plural.

    1% veio ao colégio.

    1% dos alunos veio/vieram ao colégio.

    2% faltaram ao evento.

    2% do colegiado veio/vieram ao evento.

    C) Já se registrou cheias em Veneza, ainda maior do que a atua

    ☛O que já foi registrado?

    Cheias foram registradas..

    D) Segundo o prefeito de Veneza, será necessário os recursos do governo italiano.

    O que vai ser necessário?

    Os recursos serão necessários..

    E) 1000 quilômetros de área florestal foi destruído pelo fogo.

    ☛1000 quilômetros Foram destruídos pelo fogo.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • CREIO QUE, NA LETRA "A", O NÚCLEO DO SUJEITO SEJA TAMANHO.

    ORDEM DIRETA - O TAMANHO DAS ONDAS FOI DE UM METRO E MEIO.

  • ATENÇÃO PARA NÃO CONFUNDIR:

    01) Sujeito formado por expressão de quantidade aproximada (perto de, cerca de, mais de, ...) concorda com o numeral.

    Perto de 1000 quilômetros de área florestal foi destruído pelo fogo. (CORRETO: foram)

    02) Sujeito formado por expressão partitiva (a maioria de, a maior parte de, grande parte de) concorda com a expressão partitiva ou determinante plural.

    Grande parte dos eleitores não compareceu / compareceram.

  • Para resolver esta questão, é preciso uma observância dos conceitos de concordância verbal assim como da concordância nominal da norma padrão da Língua Portuguesa. A concordância verbal observa o vínculo estabelecido entre verbo e sujeito. O verbo deve concordar em número e pessoa com o sujeito. Já a concordância nominal é a adequada variação de número e gênero dos determinantes com o substantivo. Vamos analisar agora as alternativas com base nos critérios defendidos pela gramática tradicional a fim de identificar a correta concordância estabelecida. 

    A) 1 metro e meio foram o tamanho das ondas.
    ERRADO – O verbo deve estabelecer concordância com o núcleo do sujeito. Note que o núcleo é o numeral UM. Aqui, vale lembra esta dica muito importante de concordância: Até UM, a concordância é feita no singular, no entanto, se o sujeito for formado pelo numeral DOIS ou mais, a concordância é feita no plural. Portanto, o verbo deveria estar no singular.
    B) 85% da cidade de Veneza foram invadidos pela água.
    GABARITO – Sempre que o sujeito for formado por número percentual acompanhado de termo especificador, o verbo poderá concordar com a porcentagem ou com o termo especificador indiferentemente. Portanto, nesta construção, a concordância está correta, pois o verbo concorda com a porcentagem 85% que demanda a variação plural.
    C) Já se registrou cheias em Veneza, ainda maior do que a atual.
    ERRADO- Note que o verbo REGISTRAR está na voz passiva sintética (registrou-se). Isso significa que CHEIAS EM VENEZA é o sujeito da construção, não é objeto direto. Portanto, se o sujeito está no plural, o verbo deveria estar também no plural. A forma correta é: JÁ SE REGISTRARAM CHEIAS EM VENEZA...
    D) Segundo o prefeito de Veneza, será necessário os recursos do governo italiano.
    ERRADO- Observe que há duas incoerências gramaticais pertinentes à concordância. Veja que o sujeito da construção é a expressão OS RECURSOS, que está no plural, o que obriga o verbo SER a ficar no PLURAL e não no singular como está na frase. Além disso, o predicativo do sujeito NECESSÁRIO deve concordar em gênero e número com um sujeito acompanhado de determinante linguístico, que, neste caso, é o artigo OS. Portanto, o predicativo do sujeito deveria estar no masculino plural concordando com o determinante do sujeito.
    E) Perto de 1000 quilômetros de área florestal foi destruído pelo fogo.
    ERRADO – Sempre que o sujeito for formado pela expressão PERTO DE acompanhada de numeral, o verbo concordará com o numeral. Vale lembrar a seguinte dica: Até 1 – Singular. 2 ou mais – Plural. Portanto, o verbo deveria estar no plural concordando com a expressão numérica exposta no sujeito. GABARITO: B
  • gabarito b

    Porcentagem (maior que 1%)

    Sempre terá a opção de ser plural, pois o verbo irá concordar com o percentual.

    Se houver complemento substantivo no plural, obrigatoriamente o verbo vai para o plural: ex 85% das pessoas querem.

    Se houver complemento substantivo no singular, haverá escolha de manter o verbo no singular, concordando com ele, ex: 85% do povo quer (singular concordando com povo)

  • Sempre que o sujeito for formado por número percentual acompanhado de termo especificador, o verbo poderá concordar com a porcentagem ou com o termo especificador indiferentemente. Portanto, nesta construção, a concordância está correta, pois o verbo concorda com a porcentagem 85% que demanda a variação plural.

  • 4) Expressões de núcleo partitivos, aproximativos, percentuais e coletivos podem concordar tanto com esse núcleo quanto com o núcleo das expressões que as especificam (seus determinantes):

    -Um bando de vadios ASSALTOU a loja – concordando o verbo com o núcleo BANDO.

    -Um bando de vadios ASSALTARAM a loja – concordando o verbo com o núcleo da expressão especificadora (determinante) VADIOS.

    -68% da população ESTUDA em escola pública – concordância do verbo com população.

    -68% da população ESTUDAM em escola pública – concordância do verbo com 68%.

    Autor: Fabiana dos Anjos, Doutora em Letras pela UERJ, Mestra em Letras pela UERJ e Professora de Português do Colégio Pedro II (RJ), de Português, Literatura

  • B

    ERREI. ESSA EU NÃO SABIA:

    ''B) 85% da cidade de Veneza foram invadidos pela água.

    ☛Guarde no coração!

    A partir de 2% coloque no plural.''

  • @Rafaela , Vou guardar com certeza.
  • Porque a forma correta não é "invadida" ?

    Não foi A cidade de veneza invadidA ?

  • Se tem numeral no Sujeito, o verbo concordará com ele. 85% da cidade foram invadidos pela agua. Quem foram/foi invadido pela agua? 85% da cidade. Quando o dito numeral foi maior ou igual a 2 o verbo deve ir ao plural.

  • A) 1 metro e meio foram o tamanho das ondas. [Incorreto, pois o verbo "ser" (foram) deveria concordar com o numeral inteiro (1).]

    B) 85% da cidade de Veneza foram invadidos pela água. [CORRETO. O verbo "ser" concordando com o numeral percentual. Seria correta, também, a concordância com o termo especificador. Nesse caso, o verbo ira para o singular: foi.] Gabarito.

    C) Já se registrou cheias em Veneza, ainda maior do que a atual. [Incorreta. O verbo "registra" deve ir para o plural "registraram" para concordar com "cheias em Veneza". Cheias em Veneza foram registradas.]

    D) Segundo o prefeito de Veneza, será necessário os recursos do governo italiano. [Incorreta. O correto seria: serão necessários os recursos...]

    E) Perto de 1000 quilômetros de área florestal foi destruído pelo fogo. [Incorreta, pois nesse contexto de sujeito indicando quantidade aproximada a locação verbal deveria ir para o plural para concordar com o numeral. O correto seria: "foram destruídos"]

  • Entendo que a questão cabe recurso, pois o enunciado fala em Regência verbal e nominal.

    85% da cidade de Veneza foram invadidos pela água.

    No caso seria 85% da cidade de veneza foram invadidas pela água. palavra feminina.