SóProvas


ID
3419635
Banca
VUNESP
Órgão
Valiprev - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A Estratégia Global de Auditoria é um procedimento elaborado para

Alternativas
Comentários
  • NBC TA 300 (R1)

    Atividades de planejamento

    3 7. O auditor deve estabelecer uma estratégia global de auditoria que defina o alcance, a época e a direção da auditoria, para orientar o desenvolvimento do plano de auditoria.

    Gab. D

  • A estratégia global de Auditoria é o passo inicial quando estamos falando de Auditoria Externa.

  • Alguém sabe se a frase da resposta correta está expressa em alguma norma? Pq penso que a Estratégia Global está dentro do planejamento e não que dela vai ser feito o planejamento, ou seja, que ela que vai propiciar o planejamento.

  • Para solucionar a questão o candidato deve ter conhecimento da NBC TA 300 (R1) – Planejamento das Auditorias de Demonstrações Contábeis, do Conselho Federal de Contabilidade. 
    Ao ler o enunciado é possível identificar que a Banca pretende saber se o candidato conhece as características gerais de estratégia global de auditoria
    Analisando as alternativas, tem-se que: 
    A Estratégia Global de Auditoria é um procedimento elaborado para: 
    A) a aplicação prévia de normas brasileiras de contabilidade
    Opção errada, visto que são as normas brasileiras de contabilidade que orientam na estratégia global de auditoria. 
    B) obter autorização para coleta de evidências de auditoria. 
    Opção errada. A forma como o auditor enfatiza aos membros da equipe de trabalho a necessidade de manter postura questionadora e exercer ceticismo profissional na obtenção e avaliação de evidências de auditoria pode estar prevista na estratégia global de auditoria; entretanto, essa estratégia não é o procedimento para obtenção de autorização para coleta de evidências. 
    C) realizar a confecção do relatório de auditoria. 
    Opção errada. A discussão com a administração e os responsáveis pela governança em relação ao tipo e ao prazo de emissão do relatório e outras comunicações, por escrito e verbais, inclusive o relatório de auditoria, relatórios de recomendação e comunicação aos responsáveis pela governança, ou seja, segue um rito específico.
    D) propiciar o planejamento de auditoria. 
    Opção correta. De acordo com a NBC TA 300 (R1), “o auditor deve estabelecer uma estratégia global de auditoria que defina o alcance, a época e a direção da auditoria, para orientar o desenvolvimento do plano de auditoria." 
    E) munir de informações o comitê de auditoria. 
    Opção errada. Existem comitês de auditoria (ou subgrupos semelhantes com nomes diferentes) em muitas jurisdições. Embora sua autoridade e suas funções possam ser diferentes, a comunicação com o comitê de auditoria, quando este existir, tornou-se elemento-chave na comunicação do auditor com os responsáveis pela governança, e não por meio da estratégia global de auditoria.
    Gabarito: Letra D.
  • Questão tranquila. A primeira etapa da atividade de planejamento da auditoria é a definição da Estratégia Global de Auditoria. O auditor deve estabelecer uma estratégia global de auditoria que defina o alcance, a época e a direção da auditoria, para orientar o desenvolvimento do plano de auditoria.

    Gabarito: Alternativa D. 

  • Gab. Letra D

    NBC TA 300:

    7. O auditor deve estabelecer uma estratégia global de auditoria que defina o alcance, a época e a direção da auditoria, para orientar o desenvolvimento do plano de auditoria.

  • Gabarito: D.

    Atividades de planejamento

    7. O auditor deve estabelecer uma estratégia global de auditoria que defina o alcance, a época e a direção da auditoria, para orientar o desenvolvimento do plano de auditoria.

    8. Ao definir a estratégia global, o auditor deve:

    (a) identificar as características do trabalho para definir o seu alcance;

    (b) definir os objetivos do relatório do trabalho de forma a planejar a época da auditoria e a natureza das comunicações requeridas;

    (c) considerar os fatores que no julgamento profissional do auditor são significativos para orientar os esforços da equipe do trabalho;

    (d) considerar os resultados das atividades preliminares do trabalho de auditoria e, quando aplicável, se é relevante o conhecimento obtido em outros trabalhos realizados pelo sócio do trabalho para a entidade; e

    (e) determinar a natureza, a época e a extensão dos recursos necessários para realizar o trabalho (ver itens A8 a A11).

    Fonte: NBC TA 300

  • O planejamento da auditoria contábil envolve a definição de estratégia global para o trabalho e o desenvolvimento de plano de auditoria, sendo devidamente documentado e discutido pela equipe de auditoria.

  • O auditor deve estabelecer uma estratégia GLOBAL de auditoria que defina o alcance, a época e a direção da auditoria, para orientar o desenvolvimento do plano de auditoria.

    A Estratégia Global de Auditoria é um procedimento elaborado para propiciar o planejamento de auditoria. A estratégia global de Auditoria é o passo inicial quando estamos falando de Auditoria Externa. 

    Atividades de planejamento

    7. O auditor deve estabelecer uma estratégia GLOBAL  de auditoria que defina o alcance, a época e a direção da auditoria, para orientar o desenvolvimento do plano de auditoria.

    8. Ao definir a estratégia GLOBAL : o auditor deve:

    (a) identificar as características do trabalho para definir o seu alcance;

    (b) definir os objetivos do relatório do trabalho de forma a planejar a época da auditoria e a natureza das comunicações requeridas;

    (c) considerar os fatores que no julgamento profissional do auditor são significativos para orientar os esforços da equipe do trabalho;

    (d) considerar os resultados das atividades preliminares do trabalho de auditoria e, quando aplicável, se é relevante o conhecimento obtido em outros trabalhos realizados pelo sócio do trabalho para a entidade; e

    (e) determinar a natureza, a época e a extensão dos recursos necessários para realizar o trabalho (ver itens A8 a A11).