SóProvas



Questões de Origem, Evolução e Desenvolvimento da Auditoria


ID
1121182
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com relação aos conceitos gerais sobre auditoria, julgue os itens subsequentes.

A origem da auditoria nas empresas está associada ao aumento de seu tamanho e à sua expansão geográfica, circunstâncias que favoreceram o surgimento de administradores profissionais, que não se confundem com os próprios acionistas.

Alternativas
Comentários
  • Item correto.


    Conforme a empresa cresce, fica mais difícil para o dono ter controle sobre suas atividades. Para isso ele contrata um profissional que vai auxiliá-lo a atestar a conformidade entre o previsto e o realizado.

  • AUDITORIA - ORIGEM E EVOLUÇÃO

    Da Equipe Portal de Contabilidade

    Com o surgimento da globalização e expansão dos mercados - resultando no acirramento da concorrência, as empresas tiveram que investir em tecnologia e aprimorar os controles e procedimentos internos, com o interesse de reduzir custos e tornar seus negócios mais competitivos.

    Entretanto, a necessidade de capitais para investimentos tornou necessário a captação de recursos de terceiros. Para que terceiros disponibilizassem recursos, exigiam que as demonstrações financeiras da entidade fossem analisadas por profissionais que não tivessem ligação com a mesma, ou seja, alguém independente. Surge então a profissão do auditor, profissional responsável em analisar as contas e emitir uma opinião.

    Em síntese, a causa da evolução da auditoria foi a do desenvolvimento econômico dos países, do crescimento das empresas e expansão das atividades produtoras, gerando crescente complexidade na administração dos negócios e de práticas financeiras.

    No Brasil, o surgimento do mercado de auditoria está relacionada com influências específicas, entre as quais:

    - a instalação de filiais e subsidiarias de firmas estrangeiras;

    - necessidades de financiamentos de empresas brasileiras através de entidades internacionais;

    - crescimento dos negócios (necessidade de capital de giro e investimentos fixos), descentralização e diversificação de  atividades econômicas;

    - evolução do mercado de capitais;

    - criação das normas de auditoria para instituições financeiras, determinadas pelo Banco Central do Brasil; 

    - criação da CVM - Comissão de Valores Mobiliários

    - promulgação da Lei das Sociedades Anônimas (Lei 6.404) em 1976.

    DATAS

    1314: criação do cargo de Auditor do Tesouro da Inglaterra.

    1559: sistematizou-se e se estabeleceu a Auditoria dos Pagamentos a servidores públicos pela Rainha Elizabeth I.

    1880: criada a Associação dos Contadores Públicos Certificados (Institute of Chartered Accountants in England and Wales, na Inglaterra.

    1886: surge a Associação dos Contadores Públicos Certificados (AICPA), nos Estados Unidos.

    1894: formação do Instituto Holandês de Contadores Públicos.

    1934: estabelecimento da Security and Exchange Commission (SEC) nos Estados Unidos. Foi a partir da criação do SEC,  que a profissão de Auditor assume importância e cria um novo estímulo.

    1976: Lei das S/A, no Brasil, impulsionando o mercado de auditoria em nosso país.

    Fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/noticias/1contabil280406.htm

  • Com o aumento do tamanho das empresas e, consequentemente, da busca por capital fora da companhia, surge a necessidade de uma avaliação independente, de fora da empresa, para uma maior credibilidade dos números apresentados ao mercado. Essa também foi a razão do surgimento de administradores profissionais, contratados apenas para gerir as companhias, em troca de salário e, frequentemente, bônus.

     

    Prof. Claudenir Brito

    Gabarito: C

  • Também surgiu devido a necessidade das empresas de captarem recursos de terceiros

  • trata-se do conflito de agência.

  • RESOLUÇÃO: Veja que a questão trata exatamente do que foi dito anteriormente em relação à globalização e à necessidade de que as demonstrações financeiras da entidade fossem analisadas por profissionais que não tivessem ligação com a mesma, ou seja, alguém independente, de fora da entidade, para dar uma maior credibilidade aos números apresentados aos investidores.

  • O aumento de tamanho exigiu o capital de terceiros dissociados da figura do proprietário (investidores). Assim temos um fator determinante para impulsionar a auditoria a separação das figuras do proprietário/investidor da do administrador, pois com essa configuração, ganha importância a fidedignidade da prestação de contas através das demonstrações contábeis.

    “A Revolução Industrial, na Inglaterra, quando a demanda de capital e a expansão das atividades naturalmente criaram problemas contábeis mais complexos, mudou o eixo do desenvolvimento prático dessa disciplina para aquele país. Mas a real necessidade da contabilidade pública** (auditoria) somente se manifestou a partir da institucionalização do investidor capitalista (não participante da administração), agora uma classe importante e em crescimento, que passou exigir relatórios imparciais sobre a integridade de seu investimento e dos resultados econômicos do empreendimento” (SANTI, 1988).

    Nota: A menção à contabilidade pública** na citação acima é referência clara à auditoria, em razão da expressão certified public accountant ou contadores públicos certificados que são os contadores habilitados a realizar auditorias. Portanto, não devemos confundir com o ramo da contabilidade do setor público, ou simplesmente contabilidade pública (no Brasil).

    Resposta certo

  • Necessariamente os administradores não se confundem com os acionistas?

  • Teoria da Agência → Decisões do Principal (Acionista) ≠ Decisões do Agente (Administradores) ⟺ Surgimento da Auditoria

  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte: Prof. Guilherme Sant Anna,

    Questão  aborda  aspecto  histórico  do  surgimento  da  auditoria.  “Autores  e pesquisadores americanos citam a existência da auditoria há mais de 4.000 anos, na antiga Babilônia, quando os reis queriam verificar se o recolhimento de tributos era feito de maneira correta. Com a revolução Industrial (em 1756, Inglaterra), expandiu-se o capitalismo, o que propiciou  grande  impulso  para  profissão  de  auditor,  devido  ao  surgimento  das  primeiras fábricas  com  o  uso  intenso  de  capital  e  que  geograficamente  se  encontravam  fora  da jurisdição  dos  proprietários,  com  a  consequente  necessidade  de  delegação  de  funções  e  a verificação de dados fornecidos por essas jurisdições”. (Auditoria Contábil: teoria e prática. 10ª ed. São Paulo: Atlas, 2016, p.3).

  • Ok. Concordo em estar certa, porém há caso de administradores que também são acionistas. Casos também de administradores com considerável participação nos lucros. Só esse pequeno detalhe. É aquilo...em se falando de concurso no geral rolaria essa interpretação com base na separação investidores, acionistas e administradores.


ID
2813344
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A estratégia global de auditoria

Alternativas
Comentários
  • Planejamento de auditoria: Envolve a Estratégia Global para o trabalho e o desenvolvimento do Plano de Auditoria.

     

    Após desenvolver a Estratégia Global, pode ser desenvolvido o Plano de Auditoria (mais detalhado) para tratar temas identificados na Estratégia Global (que define o alcance, a época e a direção da auditoria).

     

    8. Ao definir a estratégia global, o auditor deve:

    (a) identificar as características do trabalho para definir o seu alcance;

    (b) definir os objetivos do relatório do trabalho de forma a planejar a época da auditoria e a natureza das comunicações requeridas;

    (c) considerar os fatores que no julgamento profissional do auditor são significativos para orientar os esforços da equipe do trabalho;

    (d) considerar os resultados das atividades preliminares do trabalho de auditoria e, quando aplicável, se é relevante o conhecimento obtido em outros trabalhos realizados pelo sócio do trabalho para a entidade; e

    (e) determinar a natureza, a época e a extensão dos recursos necessários para realizar o trabalho (ver itens A8 a A11).

     

    Fonte: http://www.normaslegais.com.br/legislacao/resolucaocfc1211_2009.htm

     

  • NBC TA 300 (R1) – PLANEJAMENTO DA AUDITORIA DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

     

    Atividades de planejamento

    7. O auditor deve estabelecer uma estratégia global de auditoria que defina o alcance, a época e a direção da auditoria, para orientar o desenvolvimento do plano de auditoria.

  • O PROFESSOR RESOLVEU NUMA ORDEM DIFERENTE - ATENTEM AO COMENTÁRIO!

     

    Analisando cada alternativa:

    (A) orienta os esforços da equipe do trabalho, considerando fatores não significativos. Alternativa errada. Os fatores considerados são significativos.

    (B) não deve levar em conta resultados de atividades preliminares nem o conhecimento obtido em outros trabalhos realizados pelo sócio do trabalho. Alternativa errada. Tanto os resultados de atividades preliminares quanto o conhecimento obtido em outros trabalhos realizados pelo sócio do trabalho são fatores que são levados em consideração no planejamento para otimização da auditoria.

    (C) deve identificar características do trabalho, desde que não defina o seu alcance. Alternativa errada. Ver mapa mental.

    (D) define o alcance, época e direção de auditoria, para orientar o desenvolvimento do plano de auditoria. Segundo a NBC TA 300(R1):

    Atividades de planejamento

    7. O auditor deve estabelecer uma estratégia global de auditoria que defina o alcance, a época e a direção da auditoria, para orientar o desenvolvimento do plano de auditoria.[grifo nosso]

    (E) não pode, desde logo, definir objetivos do relatório do trabalho. Ver mapa mental.

    Portanto, alternativa correta é D.

     

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/sefaz-go-auditor-fiscal-auditoria-prova-comentada-fcc-2018/

  • NBC TA 300 - Planejamento da Auditoria

     

    8. Ao definir a estratégia global, o auditor deve:
    (a) identificar as características do trabalho para definir o seu alcance;
    (b) definir os objetivos do relatório do trabalho de forma a planejar a época da auditoria e a natureza das comunicações requeridas;
    (c) considerar os fatores que no julgamento profissional do auditor são significativos para orientar os esforços da equipe do trabalho;
    (d) considerar os resultados das atividades preliminares do trabalho de auditoria e, quando aplicável, se é relevante o conhecimento obtido em outros trabalhos realizados pelo sócio do trabalho para a entidade; e
    (e) determinar a natureza, a época e a extensão dos recursos necessários para realizar o trabalho.

     

    bons estudos

  • A.     deve identificar características do trabalho, desde que não defina o seu alcance. ERRADO

    “NBC TA 300: Item 7”

    B.     define o alcance, época e direção de auditoria, para orientar o desenvolvimento do plano de auditoria. CORRETO

    “NBC TA 300: Item 7”

    C.     não pode, desde logo, definir objetivos do relatório do trabalho. ERRADO

    “NBC TA 300: Item 8, (b)”

    D.     orienta os esforços da equipe do trabalho, considerando fatores não significativos. ERRADO

    “NBC TA 300: Item 8, (c)”

    E.      não deve levar em conta resultados de atividades preliminares nem o conhecimento obtido em outros trabalhos realizados pelo sócio do trabalho. ERRADO

    “NBC TA 300: Item 8, (d)”

  • TA 300


    7. O auditor deve estabelecer uma estratégia global de auditoria que defina o alcance, a época e a direção da auditoria, para orientar o desenvolvimento do plano de auditoria.


    Gabarito letra B

  • Letra (b)

    A estratégia global de auditoria

    -> define o alcance, época e direção de auditoria, para orientar o desenvolvimento do plano de auditoria.

    De acordo com a NBC TA 300, em relação às atividades de planejamento, o auditor deve estabelecer uma estratégia global de auditoria que defina o alcance, a época e a direção da auditoria, para orientar o desenvolvimento do plano de auditoria.

    Ao definir a estratégia global,o Auditor deve:

    (a) identificar as características do trabalho para definir o seu alcance;

    (b) definir os objetivos do relatório do trabalho de forma a planejar a época da auditoria e a natureza das comunicações requeridas;

    (c) considerar os fatores que no julgamento profissional do auditor são significativos para orientar os esforços da equipe do trabalho;

    (d) considerar os resultados das atividades preliminares do trabalho de auditoria e, quando aplicável, se é relevante o conhecimento obtido em outros trabalhos realizados pelo sócio do trabalho para a entidade; e

    (e) determinar a natureza, a época e a extensão dos recursos necessários para realizar o trabalho.

    O Auditor deve desenvolver o plano de auditoria, que deve incluir a descrição de:

    (a) a natureza, a época e a extensão dos procedimentos planejados de avaliação de risco;

    (b) a natureza, a época e a extensão dos procedimentos adicionais de auditoria planejados no nível de afirmação;

    (c) outros procedimentos de auditoria planejados e necessários para que o trabalho esteja em conformidade com as normas de auditoria.

    O Auditor deve atualizar e alterar a estratégia global de auditoria e o plano de auditoria sempre que necessário no curso a auditoria, pois o planejamento é um processo contínuo e flexível.

    O Auditor deve planejar a natureza, a época e a extensão da supervisão de trabalho e a revisão do seu trabalho.

    Prof. Claudenir Brito

  • Letra B

  • Vamos lembrar o que aprendemos sobre Estratégia Global:

    O auditor deve estabelecer uma estratégia global de auditoria que defina o alcance, a época e a direção da auditoria, para orientar o desenvolvimento do plano de auditoria (CORRETO o item B). Logo, conclui-se que o plano de Auditoria acontece depois do estabelecimento da Estratégia Global. Ao definir a estratégia global, o auditor deve:

              - Identificar as características do trabalho para definir o seu alcance (INCORRETO o item A);

              - Definir os objetivos do relatório do trabalho de forma a planejar a época da auditoria e a natureza das comunicações requeridas (INCORRETO o item C);

              - Considerar os fatores que no julgamento profissional do auditor são significativos para orientar os esforços da equipe do trabalho (INCORRETO o item D);

              - Considerar os resultados das atividades preliminares do trabalho de auditoria e, quando aplicável, se é relevante o conhecimento obtido em outros trabalhos realizados pelo sócio do trabalho para a entidade (INCORRETO o item E); e

              - Determinar a natureza, a época e a extensão dos recursos necessários para realizar o trabalho.

    Gabarito: alternativa B.

  • GABA b)

    Lembrando que o PLANO DE AUDITORIA é mais detalhado que a estratégia global, visto que inclui a natureza, a época e a extensão dos procedimentos de auditoria.

  • A diferença básica entre a estratégia global e o plano de auditoria é que o plano chega ao nível dos procedimentos de auditoria. Já a estratégia global indica apenas os macro objetivos. O plano ou programa de auditoria serve como guia e controle, especificando ações como, por exemplo, “revise a soma x”, “efetue a contagem do item y”


ID
3341677
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Cariacica - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O objetivo do auditor é preparar uma documentação que forneça

Alternativas
Comentários
  • NBC TA 230 (R1) – DOCUMENTAÇÃO DE AUDITORIA 

    5. O objetivo do auditor é preparar documentação que forneça:

    (a) registro suficiente e apropriado do embasamento do relatório do auditor; e

    (b) evidências de que a auditoria foi planejada e executada em conformidade com as normas e as exigências legais e regulamentares aplicáveis.

    Gab. C

  • Eita errei....

    Letra D refere-se a evidências de auditoria.

    Letra A refere-se ao trabalho do auditor independente.

    Isso?

  • Evidências de que a auditoria foi planejada e executada em conformidade com as normas e as exigências legais e regulamentares aplicáveis.

  • As alternativas misturam uma série de conceitos...

    -> Segundo a NBC TA 230:

    objetivo do auditor é preparar documentação que forneça:

    (a) registro suficiente e apropriado do embasamento do relatório do auditor; e

    (b) evidências de que a auditoria foi planejada e executada em conformidade com as normas e as exigências legais e regulamentares aplicáveis. (Gabarito C)

    -> Segundo a NBC TA 200:

    (a) obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro, possibilitando assim que o auditor expresse sua opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável; e

    (b) apresentar relatório sobre as demonstrações contábeis e comunicar-se como exigido pelas NBC TAs, em conformidade com as constatações do auditor.

  • Questão pra quem tem tempo de decorar.

    Não da o mérito à quem sabe, ou entende mais, sobre a materia.

    Faz parte

  • Objetivo do auditor em relação à documentação de auditoria, é preparar documentação que forneça:

    Registro suficiente e apropriado de embasamento do relatório do auditor

    Evidências de que a auditoria tenha sido planejada e executada em conformidade com as normas e as exigências legais aplicáveis.

  • objetivo geral de uma auditoria das demonstrações financeiras é fazer com que o auditor expresse uma opinião sobre se as demonstrações financeiras estão razoavelmente apresentadas de acordo com os princípios de contabilidade geralmente aceitos.

  • Não é possível que o usuário não leia os comentarios do demais antes de postar.

  • A) Trabalho de Asseguração

    B) Objetivos Gerais do auditor

    C) Objetivos da Documentação

    D) Evidências de Auditoria

  • A NBC TA 230 (R1) trata da responsabilidade do auditor na elaboração da documentação de

    auditoria para a auditoria das demonstrações contábeis.

    Nesse contexto, o objetivo do auditor é preparar documentação que forneça:

    Registro suficiente e apropriado do embasamento do relatório do auditor; e

    Evidências de que a auditoria foi planejada e executada em conformidade com as normas e as exigências legais e regulamentares aplicáveis.

  • AOCP, sem condições, só pode ser brincadeira!


ID
3419635
Banca
VUNESP
Órgão
Valiprev - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A Estratégia Global de Auditoria é um procedimento elaborado para

Alternativas
Comentários
  • NBC TA 300 (R1)

    Atividades de planejamento

    3 7. O auditor deve estabelecer uma estratégia global de auditoria que defina o alcance, a época e a direção da auditoria, para orientar o desenvolvimento do plano de auditoria.

    Gab. D

  • A estratégia global de Auditoria é o passo inicial quando estamos falando de Auditoria Externa.

  • Alguém sabe se a frase da resposta correta está expressa em alguma norma? Pq penso que a Estratégia Global está dentro do planejamento e não que dela vai ser feito o planejamento, ou seja, que ela que vai propiciar o planejamento.

  • Para solucionar a questão o candidato deve ter conhecimento da NBC TA 300 (R1) – Planejamento das Auditorias de Demonstrações Contábeis, do Conselho Federal de Contabilidade. 
    Ao ler o enunciado é possível identificar que a Banca pretende saber se o candidato conhece as características gerais de estratégia global de auditoria
    Analisando as alternativas, tem-se que: 
    A Estratégia Global de Auditoria é um procedimento elaborado para: 
    A) a aplicação prévia de normas brasileiras de contabilidade
    Opção errada, visto que são as normas brasileiras de contabilidade que orientam na estratégia global de auditoria. 
    B) obter autorização para coleta de evidências de auditoria. 
    Opção errada. A forma como o auditor enfatiza aos membros da equipe de trabalho a necessidade de manter postura questionadora e exercer ceticismo profissional na obtenção e avaliação de evidências de auditoria pode estar prevista na estratégia global de auditoria; entretanto, essa estratégia não é o procedimento para obtenção de autorização para coleta de evidências. 
    C) realizar a confecção do relatório de auditoria. 
    Opção errada. A discussão com a administração e os responsáveis pela governança em relação ao tipo e ao prazo de emissão do relatório e outras comunicações, por escrito e verbais, inclusive o relatório de auditoria, relatórios de recomendação e comunicação aos responsáveis pela governança, ou seja, segue um rito específico.
    D) propiciar o planejamento de auditoria. 
    Opção correta. De acordo com a NBC TA 300 (R1), “o auditor deve estabelecer uma estratégia global de auditoria que defina o alcance, a época e a direção da auditoria, para orientar o desenvolvimento do plano de auditoria." 
    E) munir de informações o comitê de auditoria. 
    Opção errada. Existem comitês de auditoria (ou subgrupos semelhantes com nomes diferentes) em muitas jurisdições. Embora sua autoridade e suas funções possam ser diferentes, a comunicação com o comitê de auditoria, quando este existir, tornou-se elemento-chave na comunicação do auditor com os responsáveis pela governança, e não por meio da estratégia global de auditoria.
    Gabarito: Letra D.
  • Questão tranquila. A primeira etapa da atividade de planejamento da auditoria é a definição da Estratégia Global de Auditoria. O auditor deve estabelecer uma estratégia global de auditoria que defina o alcance, a época e a direção da auditoria, para orientar o desenvolvimento do plano de auditoria.

    Gabarito: Alternativa D. 

  • Gab. Letra D

    NBC TA 300:

    7. O auditor deve estabelecer uma estratégia global de auditoria que defina o alcance, a época e a direção da auditoria, para orientar o desenvolvimento do plano de auditoria.

  • Gabarito: D.

    Atividades de planejamento

    7. O auditor deve estabelecer uma estratégia global de auditoria que defina o alcance, a época e a direção da auditoria, para orientar o desenvolvimento do plano de auditoria.

    8. Ao definir a estratégia global, o auditor deve:

    (a) identificar as características do trabalho para definir o seu alcance;

    (b) definir os objetivos do relatório do trabalho de forma a planejar a época da auditoria e a natureza das comunicações requeridas;

    (c) considerar os fatores que no julgamento profissional do auditor são significativos para orientar os esforços da equipe do trabalho;

    (d) considerar os resultados das atividades preliminares do trabalho de auditoria e, quando aplicável, se é relevante o conhecimento obtido em outros trabalhos realizados pelo sócio do trabalho para a entidade; e

    (e) determinar a natureza, a época e a extensão dos recursos necessários para realizar o trabalho (ver itens A8 a A11).

    Fonte: NBC TA 300

  • O planejamento da auditoria contábil envolve a definição de estratégia global para o trabalho e o desenvolvimento de plano de auditoria, sendo devidamente documentado e discutido pela equipe de auditoria.

  • O auditor deve estabelecer uma estratégia GLOBAL de auditoria que defina o alcance, a época e a direção da auditoria, para orientar o desenvolvimento do plano de auditoria.

    A Estratégia Global de Auditoria é um procedimento elaborado para propiciar o planejamento de auditoria. A estratégia global de Auditoria é o passo inicial quando estamos falando de Auditoria Externa. 

    Atividades de planejamento

    7. O auditor deve estabelecer uma estratégia GLOBAL  de auditoria que defina o alcance, a época e a direção da auditoria, para orientar o desenvolvimento do plano de auditoria.

    8. Ao definir a estratégia GLOBAL : o auditor deve:

    (a) identificar as características do trabalho para definir o seu alcance;

    (b) definir os objetivos do relatório do trabalho de forma a planejar a época da auditoria e a natureza das comunicações requeridas;

    (c) considerar os fatores que no julgamento profissional do auditor são significativos para orientar os esforços da equipe do trabalho;

    (d) considerar os resultados das atividades preliminares do trabalho de auditoria e, quando aplicável, se é relevante o conhecimento obtido em outros trabalhos realizados pelo sócio do trabalho para a entidade; e

    (e) determinar a natureza, a época e a extensão dos recursos necessários para realizar o trabalho (ver itens A8 a A11).


ID
3910243
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Informação contábil histórica é a informação expressa em termos financeiros em relação a uma entidade específica, derivada principalmente do sistema contábil da entidade, a respeito de eventos econômicos ocorridos em períodos passados ou de condições ou circunstâncias econômicas em determinada data no passado.

    Gabarito: C


ID
3917017
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Principais assuntos de auditoria são aqueles:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    que tiveram influência significativa na definição do enfoque de auditoria a ser aplicado.

  • NBC TA 701 - Gabarito letra D

    Comunicação dos principais assuntos de auditoria

    11. O auditor deve descrever cada um dos principais assuntos de auditoria, utilizando um subtítulo adequado para cada um deles, em seção separada do relatório, sob o título “Principais assuntos de auditoria”, a menos que se apliquem as circunstâncias dos itens 14 e 15. O texto de introdução dessa seção do relatório deve afirmar que:

    (a) os principais assuntos de auditoria são aqueles que, segundo o julgamento profissional do auditor, foram os mais significativos na auditoria das demonstrações contábeis do período corrente; e

    (b) esses assuntos foram abordados no contexto da auditoria das demonstrações contábeis tomadas em conjunto e, ao formar sua opinião sobre elas, o auditor não fornece uma opinião separada sobre os referidos assuntos (ver A31 a A33).

  • Novidades sobre a opinião do auditor

    (...)

    c) Principais assuntos de auditoria: essa é outra grande mudança, mas somente será exigida para as empresas listadas em Bolsa de Valores, podendo ser adotada para outras sociedades, opcionalmente. Por ser um tema integralmente novo em relação ao relatório dos auditores, foi necessária a emissão de uma norma específica sobre isso, que é a NBC TA 701. Segundo essa norma:

    “O auditor deve descrever cada um dos principais assuntos de auditoria, utilizando um subtítulo adequado para cada um deles, em seção separada do relatório, sob o título de Principais assuntos de auditoria.”

    “O texto de introdução dessa seção do relatório deve afirmar que: os principais assuntos de auditoria são aqueles que, segundo o julgamento profissional do auditor, foram os mais significativos na auditoria das demonstrações contábeis do período corrente.”

    Resposta: D - que tiveram influência significativa na definição do enfoque de auditoria a ser aplicado.


ID
3940402
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A unidade do Ministério da Saúde competente para realizar atividade de auditoria a fim de verificar a adequação das ações e serviços públicos de saúde e a sua regularidade quanto aos aspectos técnico-científicos, contábeis, financeiros e patrimoniais da aplicação dos recursos do SUS é

Alternativas
Comentários
  • Para combater as irregularidades no Sistema Único de Saúde (SUS), inibir e penalizar infratores, o Poder Público conta com a Lei da Transparência- lei 12527/2011- Lei Anticorrupção - lei 125862013- e com o Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS). ​A auditoria tem uma importância fundamental nesse processo, por isso entenda a sua importância no combate de fraudes no SUS.

    O Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS) tem a função de combater irregularidades e desperdícios de recursos públicos no SUS, coibir fraudes e exigir maior eficácia na prestação de serviços de saúde pública. Por meio do Sistema Nacional de Auditoria (SNA), ferramenta de controle interno do SUS, o DENASUS é responsável pelo acompanhamento, fiscalização, controle e avaliação técnico-científica, contábil, financeira e patrimonial das ações e serviços de saúde no país.

    https://blog.ipog.edu.br/saude/auditoria-no-combate-de-fraudes-no-sus/


ID
4149550
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Em relação a formas e tipos de Auditoria, considere as seguintes afirmações a seguir:


I- Este tipo de auditoria está voltado para o exame de fatos ou situações consideradas relevantes, de natureza incomum ou extraordinária, realizada para atender a determinação expressa de autoridades superiores.

II- Auditoria realizada por uma equipe de auditores da entidade, em conjunto com auditores de outros órgãos do sistema de controle, desenvolvendo trabalhos específicos de auditoria na entidade ou em outro local designado.


As afirmações I e II referem-se, respectivamente, às auditorias:

Alternativas
Comentários
  • Em relação a formas e tipos de Auditoria, considere as seguintes afirmações a seguir:

    I- Este tipo de auditoria está voltado para o exame de fatos ou situações consideradas relevantes, de natureza incomum ou extraordinária, realizada para atender a determinação expressa de autoridades superiores.

    II- Auditoria realizada por uma equipe de auditores da entidade, em conjunto com auditores de outros órgãos do sistema de controle, desenvolvendo trabalhos específicos de auditoria na entidade ou em outro local designado.

    D - Especial e compartilhada

  • TIPOS DE AUDITORIA:

    Auditoria de avaliação de gestão: certificar a regularidade das contas, verificar a execução de contratos... a probidade na aplicação de dinheiros públicos.

    Auditoria de acompanhamento da gestão: atuar em tempo real sobre os atos de gestão.

    Auditoria contábil: opinar sobre registros contábeis estão em conformidade com a estrutura de relatório aplicável.

    Auditoria operacional: emitir uma opinião sobre a gestão quanto aos aspectos de eficiência, eficácia e economicidade.

    Auditoria especial: exame de fatos ou situações consideradas relevantes.

    Auditoria Compartilhada, é quando é coordenada pelo Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal com o auxílio de órgãos/instituições públicas ou privadas.

    FONTE: estratégia concursos - professor Guilherme Sant Anna e Tonyvan de Carvalho Oliveira.

  • Tipos de auditoria governamental: 

    Direta: Executadas diretamente pelos servidores do SCI-PEF.

    Indireta: Executadas com a participação de servidores não lotados no SCI-PEF.

    Simplificada: Exame de processos por meios eletrônicos.

    A auditoria direta pode ser subdividida em centralizada (servidores apenas do órgão central), descentralizada (apenas servidores das unidades regionais e setoriais) e integrada (misto)

    A auditoria indireta, por sua vez, pode ser subdividida em compartilhada (coordenada pelo SCI-PEF) e terceirizada.

    No caso da assertiva II, é Indireta Compartilhada.

  • INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 01, DE 06 DE ABRIL DE 2001

    Seção II – Auditoria

    Classificação

    A auditoria classifica-se em:

    (...)

    V. Auditoria Especial: objetiva o exame de fatos ou situações consideradas relevantes, de natureza incomum ou extraordinária, sendo realizadas para atender determinação expressa de autoridade competente. Classifica-se nesse tipo os demais trabalhos auditoriais não inseridos em outras classes de atividades.

    Formas de execução

    As auditorias serão executadas das seguintes formas:

    (...)

    a) compartilhada – coordenada pelo Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal com o auxílio de órgãos/instituições públicas ou privada.

    Gabarito: D