Para solucionar a questão o candidato deve ter conhecimento da NBC TA 200 (R1) – Objetivos gerais do auditor independente e a condução da auditoria em conformidade com normas de auditoria, do Conselho Federal de Contabilidade.
Ao ler o enunciado é possível identificar que a Banca pretende saber se o candidato conhece o papel do auditor independente.
Segundo a norma, ao conduzir a auditoria de demonstrações contábeis, os objetivos gerais do auditor são:
“(a) obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro, possibilitando assim que o auditor expresse sua opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável; e
(b) apresentar relatório sobre as demonstrações contábeis e comunicar-se como exigido pelas NBCs TA, em conformidade com as constatações do auditor." (grifo nosso)
Assim, é possível inferir que o papel do auditor independente tem caráter opinativo, não sendo ele o responsável pela execução de atividades de gestão na entidade auditada.
Além disso, a norma ainda destaca que “em todos os casos em que não for possível obter segurança razoável e a opinião com ressalva no relatório do auditor for insuficiente nas circunstâncias para atender aos usuários previstos das demonstrações contábeis, as NBCs TA requerem que o auditor se abstenha de emitir sua opinião ou renuncie ao trabalho, quando a renúncia for possível de acordo com lei ou regulamentação aplicável".
Sendo assim, a única das alternativas que destaca o caráter opinativo do auditor independente é a letra C. Vejamos:
A) Realizar os registros contábeis não realizados pela contabilidade da entidade auditada.
Errado. Trata-se de uma atividade de execução da entidade auditada.
B) Promover melhorias no sistema de controles internos e contábeis da entidade auditada.
Errado. Trata-se de uma atividade de execução da entidade auditada.
C) Emitir uma opinião sobre o objeto de auditoria.
Correto
D) Elaborar demonstrações contábeis aceitáveis para o cliente.
Errado. Trata-se de uma atividade de execução da entidade auditada
E) Assegurar que as demonstrações contábeis não contenham fraudes.
Errado. O objetivo é obter uma segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante.
Gabarito: Letra C.
Segundo a NBC TA 200, ao conduzir a auditoria de demonstrações contábeis, são objetivos gerais do auditor:
(a) obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro, possibilitando assim que o auditor expresse sua opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável; e
(b) apresentar relatório sobre as demonstrações contábeis e comunicar-se como exigido pelas NBC TAs, em conformidade com as constatações do auditor.
Logo, o objetivo da Auditoria Externa é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. Isso é alcançado mediante a expressão de uma opinião pelo auditor sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável.
Logo, o gabarito é a letra C. As demais alternativas são de responsabilidades da própria administração, e não do auditor.
Gabarito: alternativa C.
Outros temas que não fazem parte do papel do auditor independente
NBC TA 200 (R1)
6. (...) auditor não é responsável pela detecção de distorções que não sejam relevantes para as demonstrações contábeis como um todo.
13, j, i. Trata da premissa: a administração da entidade auditada é responsável pela elaboração das demonstrações contábeis.
A3. A opinião do auditor, portanto, não assegura, por exemplo, a viabilidade futura da entidade nem a eficiência ou eficácia com a qual a administração conduziu os negócios da entidade.