SóProvas


ID
3419908
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Contagem - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Processual Civil - Novo Código de Processo Civil - CPC 2015
Assuntos

Assinale a alternativa correta referente à formação, suspensão e extinção do processo.

Alternativas
Comentários
  • 'D' - Art. 312. Considera-se proposta a ação quando a petição inicial for protocolada, todavia, a propositura da ação só produz quanto ao réu os efeitos mencionados no depois que for validamente citado.

  • Gabarito D

    Art. 312. Considera-se proposta a ação quando a petição inicial for protocolada, todavia, a propositura da ação só produz quanto ao réu os efeitos mencionados no depois que for validamente citado.

    Quanto à alternativa C:

    Art. 317. Antes de proferir decisão sem resolução de mérito, o juiz deverá conceder à parte oportunidade para, se possível, corrigir o vício.

  • Sobre a letra A: Art. 314. Durante a suspensão é vedado praticar qualquer ato processual, podendo o juiz, todavia, determinar a realização de atos urgentes a fim de evitar dano irreparável, salvo no caso de arguição de impedimento e de suspeição.

  • Salvo engano, o fundamento da letra B estar errada:

    Art. 982 [...],§3º: § 3º Visando à garantia da segurança jurídica, qualquer legitimado mencionado no , poderá requerer, ao tribunal competente para conhecer do recurso extraordinário ou especial, a suspensão de todos os processos individuais ou coletivos em curso no território nacional que versem sobre a questão objeto do incidente já instaurado.

  • Letra A - Art. 314. Durante a suspensão é vedado praticar qualquer ato processual, podendo o juiz, todavia, determinar a realização de atos urgentes a fim de evitar dano irreparável, salvo no caso de arguição de impedimento e de suspeição.

    Letra B - Art. 313. Suspende-se o processo: IV- pela admissão de incidente de resolução de demandas repetitivas;

    Letra C - Art. 317. Antes de proferir decisão sem resolução de mérito, o juiz deverá conceder à parte oportunidade para,se possível, corrigir o vício.

    Letra D - Art. 312. Considera-se proposta a ação quando a petição inicial for protocolada, todavia, a propositura da ação só produz quanto ao réu os efeitos mencionados no Art. 240 depois que forvalidamente citado.

  • LETRA D CORRETA

    Art. 312. Considera-se proposta a ação quando a petição inicial for protocolada, todavia, a propositura da ação só produz quanto ao réu os efeitos mencionados no depois que for validamente citado.

  • GABARITO LETRA 'D'

    A Durante a suspensão do processo, o juiz tem o dever de determinar a realização de atos urgentes a fim de evitar dano irreparável, inclusive na hipótese de arguição de impedimento e de suspeição. INCORRETA

    Art. 314. Durante a suspensão é vedado praticar qualquer ato processual, podendo o juiz, todavia, determinar a realização de atos urgentes a fim de evitar dano irreparável, salvo no caso de arguição de impedimento e de suspeição.

    B Nos termos da lei, admitido o incidente de resolução de demandas repetitivas, a suspensão de processos depende da demonstração dos requisitos para o deferimento da tutela de urgência. INCORRETA

    Art. 313. Suspende-se o processo:

    (...) IV- pela admissão de incidente de resolução de demandas repetitivas;

    C Com amparo nos princípios da cooperação e da instrumentalidade das formas, o juiz deverá, antes de proferir decisão sem resolução de mérito e extinguir o processo, corrigir o vício formal constatado. INCORRETA

    Art. 317. Antes de proferir decisão sem resolução de mérito, o juiz deverá conceder à parte oportunidade para,se possível, corrigir o vício.

    D Considera-se proposta a ação quando a petição inicial for protocolada, todavia, a propositura da ação só constituirá em mora o devedor depois que o réu for validamente citado. CORRETA

    Art. 312. Considera-se proposta a ação quando a petição inicial for protocolada, todavia, a propositura da ação só produz quanto ao réu os efeitos mencionados no Art. 240 depois que for validamente citado.

  • Errei pela mora

  • Art. 240. A citação VÁLIDA, ainda quando ordenada por JUÍZO INCOMPETENTE, induz 1Litispendência, torna 2litigiosa a coisa e 3constitui em mora o devedor, ressalvado o disposto nos . LI LI MORA

  • GABARITO: D

    a) ERRADO: Art. 314. Durante a suspensão é vedado praticar qualquer ato processual, podendo o juiz, todavia, determinar a realização de atos urgentes a fim de evitar dano irreparável, salvo no caso de arguição de impedimento e de suspeição.

    b) ERRADO: Art. 313. Suspende-se o processo: IV- pela admissão de incidente de resolução de demandas repetitivas;

    c) ERRADO: Art. 317. Antes de proferir decisão sem resolução de mérito, o juiz deverá conceder à parte oportunidade para, se possível, corrigir o vício.

    d) CERTO: Art. 312. Considera-se proposta a ação quando a petição inicial for protocolada, todavia, a propositura da ação só produz quanto ao réu os efeitos mencionados no Art. 240 depois que for validamente citado.

  • Referente à formação, suspensão e extinção do processo, é correto afirmar que: Considera-se proposta a ação quando a petição inicial for protocolada, todavia, a propositura da ação só constituirá em mora o devedor depois que o réu for validamente citado.

  • LETRA C ERRADA - não é juiz que corrige o vicio, ele concede prazo para que a parte corrija. Além do mais, é baseado no principio da primazia da decisão de mérito.

  • D) ... "SÓ constituirá em mora o devedor depois q o réu for validamente citado".

    Esse termo "SÓ", na minha opinião, tornou a alternativa nula pq o art. 240, CPC, traz duas exceções nas quais o devedor, ainda q não citado validamente, já é considerado em mora antes ms desse ato processual (arts. 397 e 398, CC).

    Por favor, me corrijam se eu estiver errada. Grata.