SóProvas


ID
3420280
Banca
IBADE
Órgão
IBGE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Léia o texto a seguir e responda ao que se pede.



Texto 1


                                                        Água


A água é um recurso natural abundante essencial para a existência de vida na Terra. O planeta Terra é constituído por uma extensa massa de água, correspondendo ao que conhecemos como hidrosfera. Além de estar presente na composição do planeta, a água também compõe parte do nosso corpo, permitindo-nos pensar que falar de água é falar de sobrevivência. Essa substância é utilizada em atividades essenciais ao ser humano, como a produção agrícola, e também usada como solvente universal.

       A água era considerada um recurso inesgotável. Contudo, desde que foi considerado um símbolo de riqueza, por ter sido transformada em uma mercadoria, passou também a ser sinônimo de conflito. O mau uso, o desperdício, sua distribuição, bem como sua ocorrência são responsáveis por criar conflitos em diversas regiões do mundo. A preocupação com a disponibilidade de água é pauta frequente nas discussões ambientais e geopolíticas.

Água no Brasil

     O Brasil é um país abundante em recursos hídricos, representando cerca de 12% do total mundial. Contudo, sua distribuição não é uniforme no território. Segundo a Agência Nacional das Águas (ANA), a água doce é distribuída nas regiões brasileiras da seguinte maneira: Região Norte corresponde a 68% dos recursos hídricos; Região Centro-Oeste corresponde a 16% dos recursos hídricos; Região Sul corresponde a 7% dos recursos hídricos; Região Sudeste corresponde a 6% dos recursos hídricos e Região Nordeste corresponde a 3% dos recursos hídricos.

    Quanto à Distribuição de água no Brasil, há um contraste visível em relação à distribuição populacional. A Região Norte, que detém o maior volume de água doce do país, é a região com menor densidade demográfica, ou seja, é uma das regiões menos povoadas, contando com apenas 7% da população. Já a Região Sudeste, a mais povoada do país com cerca de 42,63% da população, conta com apenas 6% da disponibilidade de recursos hídricos.

      No que tange ao desperdício de água, o Brasil, segundo o Ministério do Meio Ambiente, desperdiça entre 20% a 60% da água destinada ao consumo ao longo da distribuição. Os hábitos dos brasileiros também não favorecem a economia de água, já que boa parte dessa substância é desperdiçada seja em uso pessoal ou atividades de limpeza.



(Texto adaptado de

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/agua.htm, acesso em

janeiro de 2020).





Texto 2 


Planeta Água

Água que nasce na fonte serena do mundo

E que abre um profundo grotão

Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão

Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão

Águas que banham aldeias e matam a sede da população

Águas que caem das pedras no véu das cascatas, ronco de trovão

E depois dormem tranquilas no leito dos lagos, no leito dos lagos


Água dos igarapés, onde Iara, a mãe d'água é misteriosa canção

Água que o sol evapora, pro céu vai embora, virar nuvem de algodão

Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a plantação

Gotas de água da chuva, tão tristes, são lágrimas na inundação

Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão

E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra


Terra, planeta água, Terra, planeta água, Terra, planeta água


Água que nasce na fonte serena do mundo

E que abre um profundo grotão

Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão

Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão

Águas que banham aldeias e matam a sede da população

Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão

E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra

Terra, planeta água, Terra, planeta água, Terra, planeta água

Terra, planeta água, Terra, planeta água, Terra planeta água.


Guilherme Arantes

(Fonte: https://www.letras.mus.br/guilherme-arantes/46315/, acesso em janeiro de 2020.)



No trecho “A água era considerada um recurso inesgotável.”, a palavra destacada pode ser substituída sem alteração de significado por:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? ?A água era considerada um recurso inesgotável.? (=O adjetivo em destaque se refere a algo sem fim, que não acaba, algo interminável).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3 

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!? 

  • Para resolver de forma mais eficaz uma questão sobre significação de uma palavra, que precisa ser substituída por outra de sentido equivalente, precisamos adotar duas estratégias de análise:
    (I) Identificar o sentido da palavra isoladamente, por meio dos seus constituintes mórficos (morfemas, como prefixo, sufixo, radical, entre outros);
    (II) Resgatar o fragmento do texto no qual o termo em análise está presente para verificar se o contexto interfere na sua significação lexical (aquela identificada por meio da junção de suas partes, ou morfemas).
    Aplicando as estratégias anteriormente mencionadas,
    (I) notamos que a palavra “inesgotável" apresenta três partes facilmente reconhecidas: o prefixo “-In", que, em grande parte dos vocábulos em Português significa “negação"; o radical “ESGOT", referente à ação de esgotar, tirar ou esvaziar até a última gota; e o sufixo “-VEL", o qual significa possibilidade. Pela reunião dos significados das partes de “inesgotável", fica claro que podemos entendê-lo, em sua ampla significação, como aquilo que não tem possibilidade de se esgotar ou que não pode ser esgotado".
    (II) na sequência da análise, depois do exame dos morfemas da palavra, devemos recuperar o fragmento em que ela se encontra no texto, para analisar as influências do contexto sobre essa significação primeira, ou lexical. Vejamos:
    “A água era considerada um recurso inesgotável. Contudo, desde que foi considerado um símbolo de riqueza, por ter sido transformada em uma mercadoria, passou também a ser sinônimo de conflito".

    No excerto acima, verificamos que, em certo momento da história, a água já foi classificada como recurso que não tem possibilidade de se esgotar, porém, depois que foi considerada como elemento que pode gerar riqueza, passou a representar conflitos, LOGO, podemos inferir que, a partir de então, passou a ser identificada com a possibilidade de ser esgotada. Assim, “inesgotável" não só mantém sua significação lexical, como também a explora em decorrência de elementos do contexto, gerando reflexão sobre a durabilidade da água, devido às prováveis disputas para aquisição dessa substância entre os homens. Com base nessas leituras, examinemos cada uma das opções:
    A) interminável. CORRETA. Analisando com a mesma lógica do reconhecimento das partes da palavra, “interminável" é aquilo que não termina, não tem fim e que, por essa razão, pode significar o mesmo que “inesgotável", inclusive no contexto do texto em análise. Como bem sabemos, as palavras que apresentam o mesmo sentido são classificadas como sinônimas, o que ocorre entre “inesgotável" e “interminável", atendendo ao comando do enunciado, o qual nos solicita uma palavra que “pode ser substituída por outra sem alteração de sua significação".

    B) fixo. ERRADA. “Fixo" significa aquilo que está preso, que não se move. Observe que esse sentido não se relaciona com “o que não se esgota", pois não tem, em sua significação lexical, nenhuma referência a fim, término, duração; tem relação com (não) mobilidade, aderência.

    C) consistente. ERRADA. Não se apresenta como sinônimo de “inesgotável", já que “consistente" é aquilo que pode ser considerado firme, compacto, resistente.

    D) imóvel. ERRADA. Para a palavra “imóvel", podemos aplicar praticamente o mesmo raciocínio relativo a “fixo", letra B. Observemos que aquilo que está ou é “imóvel" está em condição de não mobilidade, o que não se relaciona com “inesgotável" cujo significado geral tem a ver com o não término, a não finalização de algo.

    E) irregular. ERRADA. Por se tratar daquilo que não é regular, uniforme ou padrão, não se associa “ao que não se esgota", pois os sentidos lexicais são claramente diferentes.

    Resposta: A

    DICA: caso deseje reduzir ainda mais o seu tempo de análise em questões que apresentem esse comando – substituir uma palavra por seu sinônimo -, antes de recuperar o fragmento do texto em que esse termo esteja presente, você pode já olhar as opções para eliminar aquela(s) que se apresenta(m) com significação muito diferente do sentido lexical da palavra analisada. Isso porque, por mais que o contexto interfira no sentido desse vocábulo, geralmente a mudança se dá por uma apropriação da palavra em construções mais conotativas, criativas, em que ainda se pode reconhecer relação com o sentido lexical. Então, palavras que anulem completamente, ou negam o significado da palavra de origem, podem ser já eliminadas. É o caso, por exemplo, da letra B e da letra C, pois o que é FIXO e CONSISTENTE, por apresentarem sentidos relativos àquilo que persiste, que se mantém ou, ainda, que pode ser rígido, opõe-se à significação de inesgotável, por sugerir resistência, e não término.
  •  inesgotável = não esgota

    interminável = não termina

    DEUS maravilhoso..

  • Que não se pode esgotar