SóProvas


ID
3420286
Banca
IBADE
Órgão
IBGE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Léia o texto a seguir e responda ao que se pede.



Texto 1


                                                        Água


A água é um recurso natural abundante essencial para a existência de vida na Terra. O planeta Terra é constituído por uma extensa massa de água, correspondendo ao que conhecemos como hidrosfera. Além de estar presente na composição do planeta, a água também compõe parte do nosso corpo, permitindo-nos pensar que falar de água é falar de sobrevivência. Essa substância é utilizada em atividades essenciais ao ser humano, como a produção agrícola, e também usada como solvente universal.

       A água era considerada um recurso inesgotável. Contudo, desde que foi considerado um símbolo de riqueza, por ter sido transformada em uma mercadoria, passou também a ser sinônimo de conflito. O mau uso, o desperdício, sua distribuição, bem como sua ocorrência são responsáveis por criar conflitos em diversas regiões do mundo. A preocupação com a disponibilidade de água é pauta frequente nas discussões ambientais e geopolíticas.

Água no Brasil

     O Brasil é um país abundante em recursos hídricos, representando cerca de 12% do total mundial. Contudo, sua distribuição não é uniforme no território. Segundo a Agência Nacional das Águas (ANA), a água doce é distribuída nas regiões brasileiras da seguinte maneira: Região Norte corresponde a 68% dos recursos hídricos; Região Centro-Oeste corresponde a 16% dos recursos hídricos; Região Sul corresponde a 7% dos recursos hídricos; Região Sudeste corresponde a 6% dos recursos hídricos e Região Nordeste corresponde a 3% dos recursos hídricos.

    Quanto à Distribuição de água no Brasil, há um contraste visível em relação à distribuição populacional. A Região Norte, que detém o maior volume de água doce do país, é a região com menor densidade demográfica, ou seja, é uma das regiões menos povoadas, contando com apenas 7% da população. Já a Região Sudeste, a mais povoada do país com cerca de 42,63% da população, conta com apenas 6% da disponibilidade de recursos hídricos.

      No que tange ao desperdício de água, o Brasil, segundo o Ministério do Meio Ambiente, desperdiça entre 20% a 60% da água destinada ao consumo ao longo da distribuição. Os hábitos dos brasileiros também não favorecem a economia de água, já que boa parte dessa substância é desperdiçada seja em uso pessoal ou atividades de limpeza.



(Texto adaptado de

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/agua.htm, acesso em

janeiro de 2020).





Texto 2 


Planeta Água

Água que nasce na fonte serena do mundo

E que abre um profundo grotão

Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão

Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão

Águas que banham aldeias e matam a sede da população

Águas que caem das pedras no véu das cascatas, ronco de trovão

E depois dormem tranquilas no leito dos lagos, no leito dos lagos


Água dos igarapés, onde Iara, a mãe d'água é misteriosa canção

Água que o sol evapora, pro céu vai embora, virar nuvem de algodão

Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a plantação

Gotas de água da chuva, tão tristes, são lágrimas na inundação

Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão

E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra


Terra, planeta água, Terra, planeta água, Terra, planeta água


Água que nasce na fonte serena do mundo

E que abre um profundo grotão

Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão

Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão

Águas que banham aldeias e matam a sede da população

Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão

E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra

Terra, planeta água, Terra, planeta água, Terra, planeta água

Terra, planeta água, Terra, planeta água, Terra planeta água.


Guilherme Arantes

(Fonte: https://www.letras.mus.br/guilherme-arantes/46315/, acesso em janeiro de 2020.)



O verbo destacado em: “a água também compõe parte do nosso corpo.” está empregado no singular. Assinale a alternativa que apresenta seu uso no plural:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ?  ?a água também compõe parte do nosso corpo.?

    ? No plural: as águas COMPÕEM (=terceira pessoa do plural do presente do indicativo).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3 

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!? 

  • Para resolver à questão proposta, precisamos de uma informação fundamental: quando se cobra o emprego do verbo observando se ele está no singular ou no plural, devemos identificar o seu SUJEITO. Isso é fundamental, uma vez que um verbo somente varia em número (se flexiona, vai ao plural) devido ao seu sujeito – esse é o princípio fundamental da concordância verbal.
    Na oração “a água também compõe parte do nosso corpo.", identificamos a expressão “a água" como sujeito, pois fazendo a pergunta ao verbo, para identificação de sujeito, teríamos “QUE ou QUEM compõe parte do nosso corpo"? A resposta, naturalmente, seria “A ÁGUA".
    Observemos que o núcleo do sujeito (“água") está no singular e é por essa razão que o verbo “compor", conjugado no presente do indicativo, assume a forma “compõe", referente à terceira pessoa do singular. Como, pelo comando da questão, solicita-se que o mesmo verbo seja alterado para a sua forma no plural, basta pluralizar o seu sujeito:

                                                 A água compõe------- As águas compõem

    Notemos que, para que haja reconhecimento do plural na escrita, ao verbo na terceira pessoa do singular (compõe) acrescenta-se a desinência ou terminação -M (compõem). Essa marca de plural é necessária no registro escrito, já que, na pronúncia, caso não haja explicitação do sujeito, em terceira pessoa, não conseguimos identificar se há referência a ele ou ela (terceira pessoa do singular) ou a eles e elas (terceira pessoa do plural). Isso porque, no verbo POR e em seus DERIVADOS, o som nasal é presente tanto na terceira pessoa do singular quanto na do plural, sendo provocado por recursos diferentes, como o sinal de nasalização (til), na terceira pessoa do singular, e a desinência -M, na terceira pessoa do plural. Com base nessas informações, analisemos as opções seguintes:

    A) compões.
    ERRADA. A desinência -S, no presente do indicativo do verbo POR e de seus DERIVADOS, significa marca de segunda pessoa do singular (Tu), e não de plural.

    B) compõem. CORRETA. Forma de terceira pessoa de um verbo derivado de POR, com desinência -M. Tal terminação verbal é marca de plural nesses casos, como se afirmou anteriormente.

    C) componho. ERRADA. Observemos que a desinência -o representa a primeira pessoa do singular (EU), não podendo ser considerada marca de plural.

    D) compomos. ERRADA. Apesar de se encontrar conjugado no plural, o verbo acima tem desinência  -MOS, que é marca da primeira pessoa do plural, e não da terceira, de acordo com o raciocínio da questão.

    E) compondes. ERRADA. Na conjugação do verbo POR e de seus DERIVADOS, a segunda pessoa do plural (Vós) é sinalizada pela desinência -DES. Logo, essa estrutura sempre será marca de segunda pessoa, e não de terceira, tal como se exige pelo raciocínio da questão.

    Resposta: B DICA: lembre-se de que o verbo POR e seus derivados, como COMPOR, REPOR, entre outros, são considerados verbos de segunda conjugação, pois derivam da forma POER, originária do latim. Isso significa que esses verbos são agrupados junto a outros que terminam em -ER, como vender, comer, por exemplo. Porém, sendo POR e derivados verbos irregulares, há que se considerar o seu paradigma de conjugação diferente dos verbos regulares de segunda conjugação. Isso significa que, caso a questão envolva flexão do verbo POR e derivados, se você souber de cor o modelo de conjugação desses verbos, você resolverá muito rapidamente a questão, pois, por exemplo, no presente do indicativo, o -M será sempre marca de plural da terceira pessoa, assim como a desinência -DES, no mesmo tempo verbal, marcará a segunda pessoa do plural. Sabendo, portanto, essa conjugação, simplesmente pela informação de suas particularidades, já se alcançaria a resposta, sem precisar raciocinar com a relação entre sujeito e verbo.
  • QUESTÃO ANULÁVEL

    O enunciado da banca é vago e impreciso, não existe orientação para o fato de que a flexão solicitada deve ser compatível com a frase, solicitando apenas o uso do plural. O candidato nunca deve ser obrigado a prever o sentido pretendido se este não estiver claro. Temos portanto duas respostas, B e D, que demonstram formas corretas de uso do verbo flexionado no plural, sendo ambas respostas possíveis.

  • O gabarito aqui é totalmente arbitrário.

  • Gabarito B

    Compõe está na terceira pessoa do singular

    Ele quer o plural, mantendo na mesma terceira pessoa

    Eles compõem

    Gabarito B sem mi mi mi

  •  Gabarito B mesmo!

    “a água" também compõe parte do nosso corpo.  = "Ela" também compõe parte do nosso corpo

    Verbo concordando com a 3ª pessoa do singular.

    Como se apresenta seu uso no plural:

    “as águas" também compõem parte do nosso corpo.  = "Elas" também compõem parte do nosso corpo

    Verbo concordando com a 3ª pessoa do plural.

  • compõem.