SóProvas


ID
3420289
Banca
IBADE
Órgão
IBGE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Léia o texto a seguir e responda ao que se pede.



Texto 1


                                                        Água


A água é um recurso natural abundante essencial para a existência de vida na Terra. O planeta Terra é constituído por uma extensa massa de água, correspondendo ao que conhecemos como hidrosfera. Além de estar presente na composição do planeta, a água também compõe parte do nosso corpo, permitindo-nos pensar que falar de água é falar de sobrevivência. Essa substância é utilizada em atividades essenciais ao ser humano, como a produção agrícola, e também usada como solvente universal.

       A água era considerada um recurso inesgotável. Contudo, desde que foi considerado um símbolo de riqueza, por ter sido transformada em uma mercadoria, passou também a ser sinônimo de conflito. O mau uso, o desperdício, sua distribuição, bem como sua ocorrência são responsáveis por criar conflitos em diversas regiões do mundo. A preocupação com a disponibilidade de água é pauta frequente nas discussões ambientais e geopolíticas.

Água no Brasil

     O Brasil é um país abundante em recursos hídricos, representando cerca de 12% do total mundial. Contudo, sua distribuição não é uniforme no território. Segundo a Agência Nacional das Águas (ANA), a água doce é distribuída nas regiões brasileiras da seguinte maneira: Região Norte corresponde a 68% dos recursos hídricos; Região Centro-Oeste corresponde a 16% dos recursos hídricos; Região Sul corresponde a 7% dos recursos hídricos; Região Sudeste corresponde a 6% dos recursos hídricos e Região Nordeste corresponde a 3% dos recursos hídricos.

    Quanto à Distribuição de água no Brasil, há um contraste visível em relação à distribuição populacional. A Região Norte, que detém o maior volume de água doce do país, é a região com menor densidade demográfica, ou seja, é uma das regiões menos povoadas, contando com apenas 7% da população. Já a Região Sudeste, a mais povoada do país com cerca de 42,63% da população, conta com apenas 6% da disponibilidade de recursos hídricos.

      No que tange ao desperdício de água, o Brasil, segundo o Ministério do Meio Ambiente, desperdiça entre 20% a 60% da água destinada ao consumo ao longo da distribuição. Os hábitos dos brasileiros também não favorecem a economia de água, já que boa parte dessa substância é desperdiçada seja em uso pessoal ou atividades de limpeza.



(Texto adaptado de

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/agua.htm, acesso em

janeiro de 2020).





Texto 2 


Planeta Água

Água que nasce na fonte serena do mundo

E que abre um profundo grotão

Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão

Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão

Águas que banham aldeias e matam a sede da população

Águas que caem das pedras no véu das cascatas, ronco de trovão

E depois dormem tranquilas no leito dos lagos, no leito dos lagos


Água dos igarapés, onde Iara, a mãe d'água é misteriosa canção

Água que o sol evapora, pro céu vai embora, virar nuvem de algodão

Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a plantação

Gotas de água da chuva, tão tristes, são lágrimas na inundação

Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão

E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra


Terra, planeta água, Terra, planeta água, Terra, planeta água


Água que nasce na fonte serena do mundo

E que abre um profundo grotão

Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão

Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão

Águas que banham aldeias e matam a sede da população

Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão

E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra

Terra, planeta água, Terra, planeta água, Terra, planeta água

Terra, planeta água, Terra, planeta água, Terra planeta água.


Guilherme Arantes

(Fonte: https://www.letras.mus.br/guilherme-arantes/46315/, acesso em janeiro de 2020.)



Considere o trecho: “a Região Sudeste corresponde a 6% dos recursos hídricos e a Região Nordeste corresponde a 3% dos recursos hídricos” e marque a alternativa que contém o verbo utilizado com a concordância verbal correta:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

     a) 3% dos recursos hídricos corresponde ao total divulgado ? o correto é "correspondem" (=concordando com a porcentagem).
     b) 5% das pessoas desperdiça água sem perceber ? o correto é "desperdiçam" (=concordando com a porcentagem).
     c) 1% das pessoas usa água com moderação ? está plenamente correto (=concordando com a porcentagem no singular).
     d) 1% da economia empregam água na agricultura ? o correto é "emprega" (=concordando com a porcentagem).
     e) 99% das regiões utiliza os recursos hídricos sem cuidado ? o correto é "utilizam" (=concordando com a porcentagem).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3 

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!? 

  • Segue uma anotação do Prof. Sidney Martins:

    quando o sujeito é formado por uma expressão que indica porcentagem seguida de substantivo, o verbo deve concordar com o substantivo.

    ex: 25% do orçamento do país deve destinar-se à Educação;

    1% dos alunos faltaram à prova;

    1% do eleitorado aceita a mudança.

    quando a expressão que indica porcentagem não é seguida de substantivo, o verbo deve concordar com o número.

    ex: 25% querem a mudança;

    1% conhece o assunto.

  • Se for astuto, notará que em A, B e E é impossível haver flexão, visto que existem numerais e adjuntos que exigem a pluralização dos verbos. Eliminam-se essas três alternativas de pronto. Em D, ocorre o oposto: há numeral e adjunto que exigem verbo no singular. Descarta-se também. Sobra-nos a alternativa C.

    Letra C

  • Esta é uma questão das regras clássicas de concordância verbal. Para resolvê-la, você deve saber que:
    (I) Concordância verbal é a relação de número correspondente entre sujeito e verbo (sujeito no singular---verbo no singular / sujeito no plural--- verbo no plural).
    (II) Certas relações entre sujeito e verbo apresentam suas próprias regras, devido a certas particularidades, como é o caso dos sujeitos com núcleos percentuais. Nesses casos, o verbo deve concordar tanto com o núcleo numeral quanto com o termo que o determina (adjunto adnominal ou determinante).
    Caso o fragmento presente no enunciado fosse adaptado para fazermos alguns testes, como ilustração da afirmativa (II), teríamos, por exemplo:

    • Fragmento: “a Região Sudeste corresponde a 6% dos recursos hídricos".
    • Adaptação do fragmento: 6% dos recursos hídricos SERÃO renovados.
    Observe que o núcleo do sujeito é o numeral percentual 6, o que leva o verbo para o plural, na primeira possibilidade de concordância. Além desse raciocínio, também devemos aplicar outro: o de fazer concordar o verbo com o núcleo da expressão determinante. Assim, a expressão “dos recursos hídricos", tendo como núcleo “recursos", leva o verbo para o plural, concretizando a segunda possibilidade de concordância. Como o núcleo do sujeito e o núcleo do determinante são palavras no plural, embora havendo duas formas de concordar, como resultado, teremos apenas o verbo no PLURAL, pois este se refere a cada um dos núcleos. Apesar de bastante clara esta regra, tenhamos atenção para as seguintes observações:

    a) Se um COLETIVO aparecer como núcleo do determinante, aplicaremos a regra do plural para coletivos, em referência a esse núcleo. Poderíamos escrever, por exemplo, 2% da população FAZEM (concordando com o núcleo do sujeito, “2%") e 2% da população FAZ (concordando com o núcleo do determinante, o coletivo POPULAÇÃO). Lembremos que o coletivo SEMPRE leva o verbo para o singular, pois, apesar de expressar noção de grande quantidade, abundância, a concordância se dá com a palavra no singular, e não com a ideia que ela passa.

    b) Caso tenhamos como núcleo do sujeito 1%, deveremos manter o verbo no singular, pois concordaremos com a ideia de unidade do numeral 1, e não com o que corresponde numericamente a 1% no contexto de análise. Assim, a título de ilustração, teremos : - 1% dos casos SERÁ/SERÃO examinados, concordando o verbo, inicialmente com o núcleo do sujeito “1" e, depois, com o núcleo do determinante “casos". -1% da população SERÁ examinada, concordando o verbo com ambos os núcleos “1" e “população", os quais mantêm o verbo no singular, de acordo com as explicações anteriores. Com base nos esclarecimentos apresentados, examinemos as opções. 

    A) 3% dos recursos hídricos corresponde ao total divulgado.
    ERRADA. CORRESPONDEM, inicialmente concordando com o núcleo do sujeito, “3%", e CORRESPONDE, concordando também com o núcleo do determinante, “dos recursos".

    B) 5% das pessoas desperdiça água sem perceber.
    ERRADA. Com ambos os núcleos no plural (“5%" e “recursos"), o verbo só poderia estar flexionado, configurando o plural como única possibilidade de concordância.

    C) 1% das pessoas usa água com moderação.
    CORRETA. Sendo o núcleo do sujeito 1%, de acordo com a regra já explicada, a concordância se dá com o numeral 1 e sua ideia de UNIDADE, o que leva o verbo, em uma de suas possibilidades, para o singular.


    D) 1% da economia empregam água na agricultura. ERRADA.
    EMPREGAR somente poderia estar no singular, uma vez que tanto o núcleo do sujeito quanto o núcleo do determinante levam o verbo para o singular.

    E) 99% das regiões utiliza os recursos hídricos sem cuidado. ERRADA.
    UTILIZAR  somente poderia estar no plural, uma vez que tanto o núcleo do sujeito quanto o núcleo do determinante levam o verbo para o plural.

    Resposta: C
  • Eu fui por eliminação. Fiquei na dúvida da letra "C", se a regra é porcentagem seguida de substantivo o verbo concorda com o substantivo. Na letra C temos 1% das "pessoas", substantivo no plural. O verbo deveria estar no plural também

  • GABARITO/C

    QUEM ESCOLHEU A BUSCA, NÃO PODE RECUSAR A TRAVESSIA.

  • 1% das pessoas usa água com moderação.

    2% DAS PESSOAS USAM ÁGUA COM MODERAÇÃO

  • Rapaz, dá para vc responder por um método muito simples..

    A partir de 2 %= plural.

    2% faltaram à aula.

    2% da turma faltou/ faltaram.

    Sucesso, bons estudos não desista

  • Corrigindo o comentário da nossa colega Dai, segundo A GRAMÁTICA de Fernando Pestana:

    Quando o sujeito é formado por uma expressão que indica porcentagem seguida de substantivo, o verbo PODE concordar com o substantivo ou com a porcentagem a partir de 2%

    ex: 25% do orçamento do país deve destinar-se à Educação;

    ex: 25% do orçamento do país devem destinar-se à Educação;

  • A banca coloca duas alternativas semelhantes, mudando só a flexão do verbo, só podia ser uma das duas né kkkk

  • Baseado no livro da prof. Flávia Rita, as explicações até o momento estão parcialmente erradas.

    ''sujeito formado por número percentual (5%) ou fracionário (1/3) + substantivo = verbo concorda com o numeral OU com o substantivo"

    1- EXEMPLO:

    20% dos operários são acidentados diariamente.

    --> Nesse caso, a PORCENTAGEM E O SUBSTANTIVO pedem o verbo no plural. Assim como acontece nas letras:

    A) 3% dos recursos hídricos corresponde ao total divulgado. (correspondem)

    B) 5% das pessoas desperdiça água sem perceber. (desperdiçam)

    E) 99% das regiões utiliza os recursos hídricos sem cuidado. (utilizam)

    2- EXEMPLO:

    1/3 dos operários não fica / ficam na obra.

    --> Nesse caso, como nas letras C e D, o verbo ou concorda com o 1% (singular) OU concorda com o substantivo.

    C)1% das pessoas usa / usam água com moderação.

    O verbo está concordando com o 1%, mas também poderia concordar com ''das pessoas'' (usam)

    D) 1% da economia empregam água na agricultura. (correto: emprega)

    O verbo só poderia estar no singular, porque ambos, porcentagem e substantivo estão no singular.

  • quando o sujeito é número percentual, deve-se observar a posição do

    número percentual em relação ao verbo:

    Verbo concorda com termo posposto ao número:

    80% da população tinha mais de 18 anos.

    Um por cento dos sócios saíram da empresa.

    Verbo concorda com o número quando estiver anteposto a ele:

    Perderam-se 40% da lavoura.

    Verbo no plural, se o número vier determinado por artigo ou pronome no

    plural:

    Os 87% da produção perderam-se.

    Aqueles 30% do lucro obtido desapareceram.

    Verbo concorda com o número quando esse estiver sem o termo posposto:

    1% chegou mais tarde.

    2% fizeram a margem consignável.

    FONTE: ESTRATÉGIA CONCURSOS

  • gabarito c

    porcentagem com o número 1

    concorda em singular com o 1 ou concorda em plural com o complemento (pessoas)

    1% das pessoas usa (escolha do autor foi singular)

    Se a questão falasse: 1% do povo, a única concordância possível seria Singular! (Singular para o 1% e singular para o povo)

  • A regra é:

     

    Tem número e tem determinante - verbo concorda com o número apenas ( sendo que > 1 é plural.  ; Até 1,99 é singular.)

    Tem número e não tem determinante - verbo concorda ou com o número ou com o adjunto adnominal. FACULTATIVO. **Caso da questão.

     

     

     a)3%      dos recursos hídricos     correspondem          ao total divulgado.

       Plural       Plural                     = verbo no plural

     

     b)  5%     das pessoas              desperdiçam               água sem perceber. 

        Plural        Plural                   = verbo no plural

     

     c)  1%          das pessoas           usa/usam              água com moderação.              GABARITO!!!

       Singular           Plural                = pode ficar no plural ou no singular.

     

     d) 1%            da economia          emprega               água na agricultura.

       Singular           Singular            =  verbo no singular

     

     e)  99%          das regiões        utilizam            os recursos hídricos sem cuidado.

           Plural           Plural                = verbo no plural

  • 1% = singular 

    2%+ = plural

  • A mesma lógica aplicada ao caso de concordância com expressões partitivas se aplica ao sujeito formado por numerais fracionários e porcentagens. Ora, frações e porcentagens são expressões partitivas, pois representam partes de um todo.

    O único detalhe adicional é que, ao concordar com a fração ou percentual, o verbo concorda com o numerador da fração ou com o número antes da vírgula. 

    10% da turma aderiram/aderiu à greve.

    1% dos alunos aderiu/aderiram à greve.

    1,5% dos alunos aderiu/aderiram à greve.

    1/3 dos funcionários concordou/concordaram com os termos da proposta.

    2/3 do Congresso votaram/votou contra.

    Mais uma vez, pode ocorrer de tanto a expressão partitiva como os componentes da expressão (núcleo do adjunto adnominal) estarem no mesmo número, o que “engessará” a concordância. Observe:

    1% da turma aderiu à greve.

    1,5% da turma aderiu à greve.

    10% dos alunos acertaram o teste.

    →Se a porcentagem ou fração vier determinada por um artigo ou pronome, o verbo concordará com o numeral.

    Os 10% do eleitorado apoiaram, de forma apaixonada, o candidato.

    Aqueles 5% de aumento fizeram bastante diferença no nosso bolso.

    →Muitas gramáticas recomendam que, no caso de o verbo vir antes da expressão partitiva, fração ou porcentagem, a concordância deve se dar ou com a expressão partitiva ou com o numeral da fração ou percentual. Nesse caso, não há a possibilidade de se estabelecer concordância com os especificadores.

    Votou em branco 1% dos eleitores da capital.

    Apoiaram a proposta 10% do Congresso.

    Prof. José Maria | Direção Concursos

    Prof. José Maria | Direção Concursos