SóProvas


ID
3420295
Banca
IBADE
Órgão
IBGE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Léia o texto a seguir e responda ao que se pede.



Texto 1


                                                        Água


A água é um recurso natural abundante essencial para a existência de vida na Terra. O planeta Terra é constituído por uma extensa massa de água, correspondendo ao que conhecemos como hidrosfera. Além de estar presente na composição do planeta, a água também compõe parte do nosso corpo, permitindo-nos pensar que falar de água é falar de sobrevivência. Essa substância é utilizada em atividades essenciais ao ser humano, como a produção agrícola, e também usada como solvente universal.

       A água era considerada um recurso inesgotável. Contudo, desde que foi considerado um símbolo de riqueza, por ter sido transformada em uma mercadoria, passou também a ser sinônimo de conflito. O mau uso, o desperdício, sua distribuição, bem como sua ocorrência são responsáveis por criar conflitos em diversas regiões do mundo. A preocupação com a disponibilidade de água é pauta frequente nas discussões ambientais e geopolíticas.

Água no Brasil

     O Brasil é um país abundante em recursos hídricos, representando cerca de 12% do total mundial. Contudo, sua distribuição não é uniforme no território. Segundo a Agência Nacional das Águas (ANA), a água doce é distribuída nas regiões brasileiras da seguinte maneira: Região Norte corresponde a 68% dos recursos hídricos; Região Centro-Oeste corresponde a 16% dos recursos hídricos; Região Sul corresponde a 7% dos recursos hídricos; Região Sudeste corresponde a 6% dos recursos hídricos e Região Nordeste corresponde a 3% dos recursos hídricos.

    Quanto à Distribuição de água no Brasil, há um contraste visível em relação à distribuição populacional. A Região Norte, que detém o maior volume de água doce do país, é a região com menor densidade demográfica, ou seja, é uma das regiões menos povoadas, contando com apenas 7% da população. Já a Região Sudeste, a mais povoada do país com cerca de 42,63% da população, conta com apenas 6% da disponibilidade de recursos hídricos.

      No que tange ao desperdício de água, o Brasil, segundo o Ministério do Meio Ambiente, desperdiça entre 20% a 60% da água destinada ao consumo ao longo da distribuição. Os hábitos dos brasileiros também não favorecem a economia de água, já que boa parte dessa substância é desperdiçada seja em uso pessoal ou atividades de limpeza.



(Texto adaptado de

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/agua.htm, acesso em

janeiro de 2020).





Texto 2 


Planeta Água

Água que nasce na fonte serena do mundo

E que abre um profundo grotão

Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão

Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão

Águas que banham aldeias e matam a sede da população

Águas que caem das pedras no véu das cascatas, ronco de trovão

E depois dormem tranquilas no leito dos lagos, no leito dos lagos


Água dos igarapés, onde Iara, a mãe d'água é misteriosa canção

Água que o sol evapora, pro céu vai embora, virar nuvem de algodão

Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a plantação

Gotas de água da chuva, tão tristes, são lágrimas na inundação

Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão

E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra


Terra, planeta água, Terra, planeta água, Terra, planeta água


Água que nasce na fonte serena do mundo

E que abre um profundo grotão

Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão

Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão

Águas que banham aldeias e matam a sede da população

Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão

E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra

Terra, planeta água, Terra, planeta água, Terra, planeta água

Terra, planeta água, Terra, planeta água, Terra planeta água.


Guilherme Arantes

(Fonte: https://www.letras.mus.br/guilherme-arantes/46315/, acesso em janeiro de 2020.)



Assinale a alternativa que possua os vocábulos devidamente acentuados, conforme norma padrão da Língua Portuguesa:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

     a) aldéia, igarapé, sotáo ? o substantivo "aldeia" não é acentuado.
     b) igarapé, água, arco-íris.
     c) aguá, igarapê, áldeia ? o substantivo "água" é acentuado no primeiro "a" (=paroxítona terminada em ditongo).
     d) cháo, igarapê, .Térra ? o substantivo "terra" não é acentuado.
     e) Têrra, igarapê, âgua ? o substantivo "terra" não é acentuado.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3 

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!? 

  • Para resolver esta questão, você precisa de noções dos seguintes conteúdos: ortografia e regras de acentuação gráfica. Em relação a esses conteúdos, devemos considerar as seguintes etapas de raciocínio:

    (I) Ortografia: verificar se as palavras estão grafadas corretamente (conceito de memória visual, além das regras de ortografia vigentes).
    (II) Acentuação: verificar se as palavras estão acentuadas de acordo com a relação entre sílaba tônica (aquela pronunciada com maior força expiratória, “pronúncia forte") e a maneira como termina a palavra em análise.

    Vejamos opção por opção, para aplicar nos exemplos de cada uma, as etapas do raciocínio da questão, mencionadas anteriormente.
    A) aldéia, igarapé, sotáo.
    ERRADA.
    Inicialmente, para eliminar de forma mais rápida a opção, devemos usar o conceito de memória visual, que consiste em utilizar as imagens de situações, pessoas ou objetos que são aceitas por nós como corretas, de acordo com a nossa experiência. No caso da ortografia, nossa experiência como falantes e leitores de uma Língua nos autoriza a reconhecer certa palavra como “escrita corretamente", justamente porque já a vimos várias vezes, em meios confiáveis, como livros, textos jurídicos, escolares, entre outros. Observe que o conceito de memória visual, que é, simplesmente, verificar se a palavra aparece escrita na opção da mesma forma como apareceria em outros lugares formais de comunicação, ajuda a desconsiderar uma ou algumas palavras da opção, permitindo eliminá-la (s) mais com a observação do que com aplicação de regras gramaticais. Por exemplo, seríamos capazes de desconsiderar a letra A por duas palavras cujas memórias visuais são diferentes das formas como se apresentam escritas aqui: “aldéia" e “sotáo". Como falantes e escreventes da Língua Portuguesa, sabemos – pela experiência com textos variados, escolares, midiáticos, entre outros registros formais – que ALDEIA não se acentua e que SÓTÃO apresenta um sinal de nasalização na última sílaba, que é o til, e não o acento agudo, tal como se mostra na opção. Porém, se você não tiver memória visual da palavra ou expressão em análise, deve recorrer às regras de acentuação, ou até mesmo, às de ortografia, caso o suposto erro na grafia da palavra esteja supostamente além do emprego do sinal gráfico. Por exemplo, não acentuamos ALDEIA, porque, de acordo com as regras de acentuação, não acentuamos palavras paroxítonas (as que apresentam penúltima sílaba tônica, ou seja, pronunciada mais fortemente) terminadas em -A. Já a palavra SÓTÃO, apesar de ser paroxítona também, é acentuada, pois, de acordo com as regras das palavras paroxítonas, serão acentuadas as que terminarem em -ÃO. Por esse motivo, existe o acento agudo em “´SÓ" e é esse que conta como acento gráfico, não o til, que é apenas sinal de nasalização.

    B) igarapé, água, arco-íris.
    CORRETA.
    Aplicando a memória visual, todas as palavras se encontram grafadas da mesma forma como já se mostraram em outros textos em Língua Portuguesa, um exemplo é ÁGUA. No entanto, supondo não saber dados da memória visual, vamos aplicar as regras de acentuação: • IGARAPÉ: acentua-se corretamente porque todas as palavras oxítonas terminadas em -E são acentuadas em Português, tal como CAFÉ e ATÉ, só para lembrar alguns outros exemplos. • ÁGUA: por ser uma palavra paroxítona terminada em ditongo crescente, “água" está correta, já que acentuamos todas as paroxítonas terminadas em DITONGO CRESCENTE, que é aquele em que o encontro de duas vogais se faz, na sequência, por meio de uma semivogal primeiramente (vogal “mais fraca") e, depois, por uma vogal: Á-GUA. A mesma regra se vê em palavras como PLANÍCIE e TÁBUA. • Arco-íris: observemos que a segunda palavra do composto é uma paroxítona terminada em -IS, por essa razão recebe o acento, já que assim ocorre com toda paroxítona nessa condição. É o que também acontece em ÍBIS, por exemplo
    .

    C) aguá, igarapê, áldeia.
    ERRADA.
    Pela memória visual e pelas explicações nas opções anteriores, sabemos que ÁGUA (paroxítona terminada em ditongo crescente), IGARAPÉ (oxítona terminada em -E) e ARCO-ÍRIS (segundo composto é paroxítono terminado em -IS) não se acentuam da maneira como são grafadas na letra C.

    D) cháo, igarapê, Térra.
    ERRADA.
    Por meio da memória visual, sabemos que CHÃO não se escreve do modo como se apresenta na opção D, além de TERRA. Essas duas grafias destoantes das imagens de nossa memória visual já seriam suficientes para invalidar a letra D. Porém, buscando embasamento nas regras de acentuação, não acentuamos monossílabos terminados em -ÃO. Assim é com CHÃO e, também, PÃO. Faz-se importante mencionar que o til presente em ambos os vocábulos é sinal de nasalização e não sinal gráfico, por essa razão, dizemos que tais palavras apresentam marca de nasalização, e não acento gráfico, logo não estão acentuadas, como se sugere, contrariamente, em CHÁO. IGARAPÉ apresenta acento agudo pelo timbre aberto, e não circunflexo (^) como se grafa na letra D. Já TERRA não deve receber acento por se tratar de paroxítona terminada em -A, pois todos os paroxítonos com essa terminação não são acentuados, como em ESCOLA e PORTA, por exemplo.

    E) Têrra, igarapê, âgua.
    ERRADA. Recorrendo à memória visual e às explicações presentes nas opções de A até D, constatamos que as palavras presentes na letra E estão todas escritas de maneira incorreta.

    Resposta: B
  • GABARITO/B

    D A D A.

  • ÉSA FOI FASIL

  • Só restou-me respirar fundo!

  • igarapé, água, arco-íris. lembrando que arco-íris permanece sem alteração pois é formada por justaposição.

    água é uma paroxítona e igarapé é uma oxítona terminada em "E".

  • GABARITO: LETRA B

    COMPLEMENTANDO:

    Regra de Acentuação para Monossílabas Tônicas:

    Acentuam-se as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s).

    Ex.: má(s), trás, pé(s), mês, só(s), pôs…

    Regra de Acentuação para Oxítonas:

    Acentuam-se as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens).

    Ex.: sofá(s), axé(s), bongô(s), vintém(éns)...

    Regra de Acentuação para Paroxítonas:

    Acentuam-se as terminadas em ditongo crescente ou decrescente (seguido ou não de s), -ão(s) e -ã(s), tritongo e qualquer outra terminação (l, n, um, r, ns, x, i, is, us, ps), exceto as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens).

    Ex.: história, cáries, jóquei(s); órgão(s), órfã, ímãs; águam; fácil, glúten, fórum, caráter, prótons, tórax, júri, lápis, vírus, fórceps.

    Regra de Acentuação para Proparoxítonas:

    Todas são acentuadas .Ex.: álcool, réquiem, máscara, zênite, álibi, plêiade, náufrago, duúnviro, seriíssimo...

    Regra de Acentuação para os Hiatos Tônicos (I e U):

    Acentuam-se com acento agudo as vogais I e U tônicas (segunda vogal do hiato!), isoladas ou seguidas de S na mesma sílaba, quando formam hiatos.

    Ex.: sa-ú-de, sa-í-da, ba-la-ús-tre, fa-ís-ca, ba-ú(s), a-ça-í(s)...

    FONTE: A GRAMÁTICA PARA CONCURSOS PÚBLICOS 3ª EDIÇÃO FERNANDO PESTANA.

  • ESSA FOI PRA NÃO ZERAR A PROVA

  • Matei pela palavra Arco-íris ela é Íris e paroxítona terminada em IS Letra B correta. Desistir não é uma opção!
  • acreditem, existem questões assim...

  • Aí foi bom heiim!kkkkkkkkkkkkkkkk

  • presente da banca jjj

  • IGARAPÉ --> Oxítona terminada em E (acentuam-se todas as oxítonas terminadas em O,E, A, EM, ENS, OI, EU, EI).

    ÁGUA --> Paroxítona terminada em ditongo crescente (acentuam-se as paroxítonas terminadas em I, IS, N, UM, UNS, R, X, Â, ÃS, ÃO, ÃOS, DITONGO e PS).

    ARCO-ÍRIS --> Palavra composta, cujo termo "íris" é paroxítona terminada em IS.

  • Mais uma questão que podemos matar só por eliminação.

  • POR FAVOR CAIA UMA DESSA NA MINHA PROVA!!!

  • GABARITO B.

    "igarapé, água, arco-íris."

  • B - igarapé, água, arco-íris.

  • Tomara que não caia uma dessa em minha prova, porque todo mundo vai acertar e a nota de corte vai subir! kkkkk