SóProvas


ID
3420433
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de São Bento do Sul - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                             Vida útil dos produtos está cada vez mais curta

                                      com a obsolescência programada

                                                                                                                  Por Luiza Ester


      Eletrodomésticos, eletrônicos, eletroeletrônicos e dispositivos digitais são, invariavelmente, descartados depois de algum tempo. Isso ocorre, muitas vezes, pelo desgaste do produto ou pela vontade do consumidor de adquirir novas versões daquele objeto de desejo. O que muitas pessoas não sabem é que esses objetos podem ser feitos pelos próprios fabricantes para não funcionar depois de um tempo programado, caracterizando a obsolescência programada.

      O produto acaba se tornando ultrapassado ou não-funcional propositalmente, com o intuito de forçar a compra das suas novas gerações, fazendo aumentar a circulação e o consumo de produtos. Por isso, mais da metade dos aparelhos móveis e domésticos são substituídos em um curto período de tempo.

      80% dos brasileiros não buscam assistência técnica e 46% preferem comprar novos aparelhos a consertar os velhos. De acordo com estudo, dentre os aparelhos mais usados pelos brasileiros, o celular é o que tem menor durabilidade, com uma vida útil de, em média, três anos.

      [...]

      Mas como os fabricantes conseguem diminuir a vida útil dos aparelhos? Segundo o professor Geneflides Silva, 48, mestre em Informática Aplicada, a transformação provém da crescente evolução tecnológica e, consequentemente, da busca por inovação. “As pesquisas científicas permitem cada vez mais um conhecimento das propriedades físicas e químicas dos componentes, ocasionando um controle quase que absoluto do comportamento desejado de tais substâncias. Desta forma, este domínio permite aplicar na fabricação e durabilidade dos dispositivos”, afirma.


Adaptado de:<http://portaldonic.com.br/jornalismo/2017/06/16/vida-util-dos-produtos-esta-cada-vez-mais-curta-com-a-obsolescencia-programada/> . Acesso em: 12 jul. 2019.

Assinale a alternativa em que o “o” em destaque tem função de pronome.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - B

    Os pronomes pessoais o, a, os e as funcionam como pronomes demonstrativos quando forem equivalentes a aquele, aquela e aquilo.

    Geralmente vem antes do QUE (pronome relativo)

  • GABARITO: LETRA B

    ? ?O que muitas pessoas não sabem é que esses objetos podem ser feitos pelos próprios fabricantes [...]?

    ? Temos um pronome demonstrativo, ele equivale a "aquilo" (=aquilo que).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • A questão exige conhecimento dos pronomes demostrativos.

    Normalmente nesse tipo de questão já procure o vocábulo antes do QUE

    Os vocábulos o, a, os, as serão pronomes demonstrativos quando puderem ser substituídos por este, esta, isto, esse, essa, isso, aquele, aquela ou aquilo.

    B)“O que muitas pessoas não sabem é que esses objetos podem ser feitos pelos próprios fabricantes

    GABARITO B

  • As palavras o, a, os, as também podem ser pronomes demonstrativos, geralmente quando antecedem um pronome relativo ou a preposição “DE”. Veja:

    Ex: Entre as cuecas, comprei a de algodão. (aquela)

    Ex: Entre as cuecas, comprei as que eram de algodão. (aquelas)

    Ex: Quero o que estiver em promoção (aquilo)

    Ex: Sabia que devia estudar, mas não o fiz. (isso - estudar)

    Ex: Ela parece legal, mas não o é. (isso – não é legal)

  • AOCP SE CONTRADIZENDO

    Transcrevo aqui a justificativa que a m* da AOCP deu para não anular a Q976066. Segundo a AOCP, o O em O que me surpreende é que haja vida neste planeta é artigo. Eis o que ela disse:

    "JUSTIFICATIVA: Prezados Candidatos, em resposta aos recursos interpostos, temos a esclarecer que a questão será mantida, tendo em vista que o candidato alega que a resposta correta seria “pronome relativo e conjunção integrante”. Para que fosse um pronome relativo seria necessário que, em “O que me surpreende é [...], este “que” estivesse relacionado com algum outro nome que o antecede ou fosse antecedido por um pronome demonstrativo, casos que não se aplicam, visto que o “que” não se relaciona ou retoma qualquer substantivo anterior, e o elemento linguístico que o antecede é um artigo [...]".

  • Entendi na letra B que é um caso de pronome catafórico fazendo referência ao termo ''esses objetos podem ser feitos pelos próprios fabricantes [...]''

    Não sei se é bem isso, mas as outras opções não podem ser pronomes nunca!