SóProvas


ID
3421147
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Francisco Morato - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em uma apresentação sobre as tendências pedagógicas aos professores da Rede Municipal de Francisco Morato, o palestrante destaca os seguintes pontos:


•  A atividade escolar: deve centrar-se em discussões de temas sociais e políticos e em ações concretas sobre a realidade social imediata;

•  O professor: deve agir como um coordenador de atividades, aquele que organiza e atua conjuntamente com os alunos;

•  O conhecimento: o homem cria a cultura na medida em que, integrando-se nas condições de seu contexto de vida, reflete sobre ela e dá respostas aos desafios que encontra.


Segundo as autoras Queiroz e Moita (2007), o palestrante está se referindo à tendência pedagógica

Alternativas
Comentários
  • A questão aborda os conhecimentos sobre as tendências pedagógicas. Para responder a questão o candidato precisa compreender o fundamento de cada tendência. 
    Vejamos as alternativas: 
    A) progressista libertária.- ERRADA - A tendência progressista libertária tem como pressuposto de que apenas o que é vivido pelo educando deve ser incorporado e utilizado em situações novas, por isso o saber só será relevante se for possível seu uso prático, ou seja o indivíduo é visto como produto social. Promovendo a participação dos indivíduos em movimentos sociais fora da escola. 
    B) histórico-crítica.- ERRADA - A tendência histórico-crítica tem como foco transmitir conteúdos científicos, objetivando resgatar a importância da escola, a reorganização do processo educativo, ressaltando o saber sistematizado. Ela leva em conta os interesses dos alunos, o desenvolvimento psicológico e os diferentes ritmos de aprendizagem. 
    C) liberal tecnicista. - ERRADA- A tendência liberal tecnicista tem como objetivo preparar os indivíduos para serem úteis na sociedade capitalista. O ensino ganhou um aspecto mais técnico, para preparar pessoas produtivas.A escola tem a incumbência de produzir sujeitos competentes para assumirem atividades no processo produtivo. 
    D) progressista libertadora. - CORRETA- A tendência progressista libertadora tem como pressuposto de aprendizagem a resolução de uma situação-problema que será analisada criticamente, envolvendo o exercício da abstração, pelo qual se procura alcançar, por meio de representações da realidade concreta, a razão de ser dos fatos. Nesta tendência a escola é o lugar onde não só se aprende, mas que se propõe a discutir os problemas da comunidade, sendo papel do professor coordenar as atividades com os discentes em busca de uma transformação social. Portanto, a tendência progressista libertadora está em consonância com os pontos destacados pelo palestrante citado no enunciado da questão. 
    E) liberal renovada.- ERRADA - A tendência liberal renovada visa acentuar o sentido da cultura como desenvolvimento das aptidões individuais, dessa forma a escola defende o “aprender fazendo", sendo centrada no aluno e em suas experiências. 
    Gabarito do Professor:D
  • progressista libertadora

  • Libertadora – Também conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, essa tendência vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido. Onde, para esse, o saber mais importante é a de que ele é oprimido, ou seja, ter uma consciência da realidade em que vive. Além da busca pela transformação social, a condição de se libertar através da elaboração da consciência crítica passo a passo com sua organização de classe. Centraliza-se na discussão de temas sociais e políticos; o professor coordena atividades e atua juntamente com os alunos.

  • As tendências pedagógicas são divididas em liberais e progressistas. A pedagogia liberal acredita que a escola tem a função de preparar os indivíduos para desempenhar papéis sociais, baseadas nas aptidões individuais: pedagogia tradicional, renovada, renovada não-diretiva, tecnicista. Já as tendências pedagógicas progressistas compreende o ser como construtor de sua realidade: pedagogia libertadora, libertária e crítico-social.
  • "D) progressista libertadora. - CORRETA- A tendência progressista libertadora tem como pressuposto de aprendizagem a resolução de uma situação-problema que será analisada criticamente, envolvendo o exercício da abstração, pelo qual se procura alcançar, por meio de representações da realidade concreta, a razão de ser dos fatos. Nesta tendência a escola é o lugar onde não só se aprende, mas que se propõe a discutir os problemas da comunidade, sendo papel do professor coordenar as atividades com os discentes em busca de uma transformação social. Portanto, a tendência progressista libertadora está em consonância com os pontos destacados pelo palestrante citado no enunciado da questão. "

  • Sobre a letra C.

    Na tendência liberal tecnicista, os conteúdos são informações ordenadas em uma sequência lógica e psicológica. Segundo Libâneo, na Tendência Tecnicista os conteúdos de ensino são as informações, princípios científicos, leis etc., estabelecidos e ordenados numa seqüência lógica e psicológica por especialistas.

  • Tendência Progressista Libertadora : Paulo Freire. 

    Não atua em escolas, porém visa levar professores e alunos a atingir um nível de consciência da realidade em que vivem na busca da transformação social.

    Temas geradores.

    Grupos de discussão.

    A relação entre professor e aluno é de igual para igual, horizontalmente.

    Resolução da situação problema.

  • Paulo Freire