-
A questão aborda compromisso e competência profissional do professor, de acordo com Contreras.
Para o autor a obrigação moral como dimensão da profissionalidade docente deve-se ao fato de que o ensino supõe um compromisso de caráter moral para quem o realiza, porém também é necessário competência profissional. Vejamos o que expõe o autor sobre a competência profissional:
“se refere não apenas ao capital de conhecimento disponível, mas também aos recursos intelectuais de que se dispõe com objetivo de tornar possível a ampliação e desenvolvimento desse conhecimento profissional, sua flexibilidade e profundidade. A análise e a reflexão sobre a prática profissional que se realiza constitui um valor e um elemento básico para a profissionalidade dos docentes" (CONTRERAS, 2002, p.83).
A partir do trecho exposto acima, temos a alternativa C como gabarito da questão.
Gabarito do professor: C
Fonte: CONTRERAS, José. Autonomia de docentes. Tradução de Sandra Trabucco Valenzuela. ed. Cortez , SP, 2002. 296 p.
-
C ao capital de conhecimento disponível e aos recursos intelectuais de que se dispõe para ampliação e desenvolvimento desse conhecimento profissional.
-
Letra C
Competências do professor:
Profissional: domínio da matéria que ensina e métodos, autoridade para lidar com a classe.
Moral: personalidade, senso de justiça, sensibilidade
Técnica: métodos, habilidades pedagógicas.
-
Três dimensões da profissionalidade:
OBRIGAÇÃO MORAL
" Este aspecto moral do ensino está muito ligado à dimensão emocional presente em toda relação educativa. Com efeito, o cuidado e a preocupação pelo bem estado aluno e por suas relações com colegas e família, obedece um compromisso com a ética da profissão que só pode resolver no estabelecimento de vínculos que implicam em emotividade e as relações afetivas, de um sinal ou outro, que devem ser compreendidos e avaliados em seus contextos e repercussões" (CONTRERAS, 2002, p. 86)
COMPROMISSO COM A COMUNIDADE:
"a profissionalidade dos professores diante do legitimo direito da comunidade em intervir na educação consiste em interpretar as expectavas sociais como parte de seu trabalho na determinação do currículo"
COMPETÊNCIA PROFISSIONAL:
"É evidente que a realização do ensino necessita, como qualquer outro trabalho, de um certo domínio de habilidade, técnica e, em geral, recursos para ação didática, da mesma forma que deve reconhecer aspectos culturais e do conhecimento que constitui âmbito ou objeto de ensino[ ...] Só é possível realizar juízo moral e decisões profissionais quando se dispõem de um conhecimento profissional do qual extrair reflexões, ideais e experiência com os que se pode elaborar tais decisões [...] Mas a competência profissional se refere não apenas ao capital de conhecimento disponível e aos recursos intelectuais de que se dispõe para ampliação e desenvolvimento desse conhecimento profissional" (CONTRERAS, 2002, p.93)