ALGUMAS DEFINIÇÕES IMPORTANTES SOBRE FUNDAÇÃO RASA (NBR 6122/2019)
BLOCO: Elemento de fundação rasa de concreto ou outros materiais tais como alvenaria ou pedras, dimensionado de modo que que as tensões de tração nele resultantes sejam resistidas pelo material, SEM ARMADURA. Os blocos de fundação devem ser dimensionados de tal maneira que o ângulo β (beta) seja MAIOR OU IGUAL a 60°, como mostra a figura abaixo.
RADIER: Elemento de fundação rasa dotado de rigidez para receber e distribuir mais do que 70% das cargas.
SAPATA: Elemento de fundação superficial, de concreto armado, dimensionado de modo que as tensões de tração nele resultantes sejam resistidas pelo emprego de armadura especialmente disposta para esse fim.
SAPATA ISOLADA: São aquelas que recebem carga apenas de um pilar.
SAPATA ASSOCIADA: São aquelas que recebem carga de dois ou mais pilares, sendo que não pode haver três ou mais pilares alinhados. Além disso, as cargas desses pilares têm que representar menos de 70% das cargas estruturais.
SAPATA CORRIDA: Sapata sujeita à ação de uma carga distribuída linearmente ou de três ou mais pilares ao longo de um MESMO ALINHAMENTO, desde que representem menos de 70% das cargas da estrutura.
SAPATA DE DIVISA (ALAVANCADA OU EXCÊNTRICA): Recebem cargas de 1 ou 2 pilares, sendo que seus centros de carga NÃO coincidem com o centro de carga da sapata. Então, para transmitir essas cargas centradas é utilizada a viga de equilíbrio, que liga a sapata de divisa à sapata interna da obra.