SóProvas


ID
3421594
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Francisco Morato - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Movimentos de massa que possuem muitas superfícies de deslocamento, desenvolvendo-se ao longo das drenagens, mobilizando grande volume de material (solo, rocha, árvores, detritos e água) e caracterizam-se como formas rápidas de escoamento de caráter hidrodinâmico, ocasionadas pela perda de atrito entre as partículas de solo na presença de excesso de água, com velocidades médias a altas, extenso raio de alcance e considerável poder destrutivo, são denominados como:

Alternativas
Comentários
  • Os movimentos de massa são classificados em quatro tipos principais:

    Quedas/Tombamentos/Rolamentos;

    Deslizamentos/Escorregamentos;

    Fluxo de Detritos e lama; e

    Subsidência e Colapsos.

    Quedas são movimentos em queda livre de fragmentos rochosos que se desprendem de taludes íngremes.

    Deslizamentos ou Escorregamentos são movimentos de solo e rocha que ocorrem em superfícies de ruptura.

    Os Fluxos de Lama e Detritos, também chamados Corridas de Massa, são movimentos de massa extremamente rápidos e desencadeados por um intenso fluxo de água na superfície, em decorrência de chuvas fortes, que liquefaz o material superficial que escoa encosta abaixo em forma de um material viscoso composto por lama e detritos rochosos. Esse tipo de movimento de massa se caracteriza por ter extenso raio de ação e alto poder destrutivo.

    Subsidência e Colapsos são movimentos de massa caracterizados por afundamento rápido ou gradual do terreno devido ao colapso de cavidades, redução da porosidade do solo ou deformação de material argiloso.

    fonte:

  •  A questão exigiu conhecimento a respeito da identificação de movimentos de massa.

    A assertiva descreve o movimento de massa conhecido como corrida.

    As corridas (ver figura) são movimentos de massas rápidos associados à diminuição de atrito interno entre as partículas dos solos na presença de umidade, a água atua como agente lubrificante.

    Apresenta materiais extremamente variados: de densos e muito viscosos a outros tão fluidos como águas barrentas.


    FONTE: Site Oficina de texto. Corrida de massa em Timbó – SC em 2008. (Foto: J.J. Aumond)

    Comentando os outros tipos de movimentos descritos pelas alternativas, tem-se:

    Rastejos

    Segundo Donassollo (2017):

    “O rastejo consiste em um movimento descendente, lento e contínuo de massa de solo de um talude. Afetam horizontes superficiais de solo, horizontes de solo/rocha, e até mesmo rocha alterada e fraturada em profundidades maiores (ver figura).


    FONTE: Site UNIFESP.

    Escorregamentos.

    São movimento de massa rápidos similares as corridas, mas com superfícies de deslizamento bem delimitas e visíveis (ver figura).

    Os diferentes tipos de escorregamentos são classificados de acordo com a sua superfície de ruptura em: planar ou translacional, rotacional e cunha.


    FONTE:Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

    Quedas e rolamentos.

    São movimentos muito rápidos em que uma massa de qualquer tamanho, de solo ou de rocha é destacada de uma encosta íngreme ou escarpa. Esse fenômeno é causado pela força da gravidade e a massa desloca-se em queda livre.

    As quedas e rolamentos (ver figura) têm causas diversas dentre elas: erosão, faturamento de rochas, umidade, presença de raízes, entre outras.

    É um movimento muito perigoso se próximo de cidades e estradas.


    FONTE: Folha Vitória.

    Gabarito do Professor: Letra B.

    FONTE:
    GUIDICINI, G. NIEBLE, C. M. Estabilidade de Taludes Naturais e de Escavação. São Paulo: 2ª ed. Edgard Blücher, 194p. 1984.
    DONASSOLLO, A. Classificação de perigo de movimentos de massa em rodovias utilizando o método ahp. Estudo de caso: rodovia rs-115, taquara – Gramado, RS . 2017. 180 f. Dissertação - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.