SóProvas


ID
3421606
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Francisco Morato - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Solos que, quando submetidos a um determinado tipo de carregamento e umedecidos por infiltração de água de chuva, vazamentos em rede de esgoto ou ascensão do lençol freático, geram recalques repentinos e de grandes proporções, provocando o aparecimento de trincas e fissuras generalizadas nas alvenarias das construções sobre eles apoiadas, são denominados como solos

Alternativas
Comentários
  • A questão exigiu conhecimento a respeito do comportamento de solos.


    A questão refere-se à definição de solos colapsíveis.


    Os solos colapsíveis são solos não saturados que experimentam uma grande redução de volume, muito superior ao adensamento natural de solos saturados, na presença de umidade e/ou de carregamentos específicos. 


    A diminuição do volume é verificada pela perda da das ligações cimentantes de partículas maiores do solo.


    O fenômeno pode ocorrer em areias e argilas, até mesmo em solos compactados de estradas (ver figura), edificações e outros empreendimentos.



    FONTE: Revista ENGEGRAUT.

    Vale acrescentar que para esse tipo de solo, o princípio da teoria de tensões efetivas para solos saturados não é válido, sendo o seu comportamento mecânico bem complexo de ser analisado.


    O que normalmente é feito pelos engenheiros é disciplinar o fluxo de água e limitar o cenário de tensões ou ainda adotar soluções para tratamento de solos potencialmente colapsíveis.


    Gabarito do Professor: Letra A.

    FONTE:

    MENDONÇA, M. B. Comportamento de Solos Colapsíveis da Região de Bom Jesus da Lapa – Bahia. COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro, 1990. (Dissertação de Mestrado).

    FERREIRA, S. R. M. Solos Colapsíveis do Nordeste. Geotecnia do Nordeste, Editora Universitária UFPE, 2005.

    Revista ENGEGRAUT. 2015. Solos colapsíveis e expansivos tratamento.
  • Solos ColapsíveisSolos que sofrem significativa redução de volume quando umidecidos, com ou sem aplicação de carga adicional. Presença de solos que apresentam recalques importantes quando saturados e submetidos a sobrecarga.