-
A conta Clientes representa o valor que se tem a receber dos clientes. É um ativo, um direito.
Para baixar a conta Clientes, normalmente a contrapartida é entrada de disponibilidade. Logo, justificar uma redução da conta Clientes com um cheque da própria empresa é um procedimento incorreto.
Por tal motivo, fica caracterizada uma baixa ficta, ou seja, uma baixa registrada mas que na realidade não ocorreu
-
Ao meu ver, a questão não restringiu em apenas na verificação documental de deposito de cheque. E sim que é uma das evidências, para a execução dos trabalhos do auditor.
-
GAB: C
Questão que sai, de certa forma, pelo bom senso. Ora, um cheque da própria empresa (emitido a favordela mesma) para baixa de um recebível (conta clientes) certamente é uma evidência (no mínimo um indício) de que a baixa da conta foi fictícia, ou seja, o numerário referente ao recebível não foi efetivamente recebido.
Fonte: Prova comentada pelo Estratégia-Prof.Tonyvan Carvalho
-
Jesus,
eu acredito que a questão se referiu a evidência no sentido de ser algo que mereça ser investigado melhor para verificar se ocorreu a fraude, não no sentido de ela ser prova suficiente da fraude.
-
Depósito de cheque DA PRÓPRIA empresa para baixar a conta CLIENTES? Certeza que se trata de uma baixa fictícia.
@auditorfederal
-
Gente, a empresa poderia muito bem ter emitido um cheque para pagamento de qualquer item para o cliente e este poderia ter endossado o mesmo para pagamento de uma fatura contra o cliente. Já que a banca é muito esperta, essa possibilidade poderia ter existido sim. Por que não? Eles tem experiência acadêmica, concursos, mas não do dia a dia de uma empresa.
-
A inspeção envolve o exame de
registros ou documentos, internos ou externos, em forma de papel, em forma
eletrônica ou em outras mídias, ou o
exame físico de um ativo. A inspeção de registros e documentos fornece evidência de auditoria com
graus variáveis de confiabilidade, dependendo de
sua natureza e fonte e, no caso de registros internos e documentos, da eficácia
dos controles sobre a sua produção.
Assim sendo, a verificação documental de depósito de cheque da própria
empresa auditada pode ser considerada uma evidência de auditoria para o caso em
questão.
Gabarito do professor: CERTO.
-
Resolução:
Na situação descrita faz-se transitar recursos entre Bancos e Caixa de modo a aparentar suprimento de recursos novos, quando de fato ocorre uma mera permuta de recursos já disponíveis (recurso da própria empresa).
Exemplo:
C – Clientes
D – Bancos
Entretanto, o recurso que entra em bancos não é de um cliente (recurso novo), mas um cheque da própria empresa, utilizado para forjar o recebimento do cliente.
Gabarito: CERTO
-
para mim a dúvida é: é EVIDÊNCIA ou ACHADO? para mim é achado, marcarei como certa nas provas mas com um pé para recorrer!