A história de Tabata Amaral é uma exceção no universo dos estudantes brasileiros. Sua família não é abastada, viveu sempre em áreas de renda mais baixa, frequentou escolas públicas e trilhou seu caminho através de bolsas de estudo face à excelência acadêmica apresentada. Recebeu prêmios e reconhecimento por seus estudos. Foi eleita deputada por suas propostas e ideais.
Ao mesmo tempo, o caminho por ela percorrido demonstra duas coisas: Educação é fundamental e a Educação no Brasil não é tão mal planejada assim. Ela é, acima de tudo, mal conduzida. Faltam políticas públicas e não projetos.
Acerca de Tabata Amaral como deputada há uma alternativa correta. Qual seja ?
A) ERRADA. Tabata foi eleita deputada federal por São Paulo e sua atuação é focada em questões relacionadas à Educação.
B) ERRADA. Como já foi apontado no comentário da alternativa A, Tabata Amaral é deputada federal e não vereadora. Sua atuação não é especificamente no setor de cultura periférica, embora não o considere irrelevante. Seu objeto de trabalho é a Educação Formal.
C) ERRADA. A deputada foi eleita pelo PDT de São Paulo e não do Rio de Janeiro. E, na medida em que atua na esfera federal, sua proposta tem âmbito de Brasil e não apenas esta ou aquela unidade da federação.
D) ERRADA. Embora ela seja, sim, uma jovem cientista de apena 26 anos (2020) – graduada em Ciência Política e Astrofísica pela universidade de Harvard –, o que está dito no resto da afirmativa não está correto. Tabata é deputada federal, eleita por SP e trabalha essencialmente com questões referentes à Educação.
E) CORRETA. Os dados sobre a deputada, eleita aos 24 anos em 2018, estão corretamente apontados, como já foram destacados em alternativas anteriores: Deputada Federal, PDT, SP e atua na área de Educação
RESPOSTA: ALTERNATIVA E