-
GABARITO: LETRA D
(V) Os substantivos flexionam-se para indicar gênero, número e grau ? correto, casas (=plural, feminino); livro (=singular, masculino).
(V) Para os nomes dos seres vivos, o gênero, em geral, corresponde ao sexo do indivíduo. O mesmo, porém, não acontece com os nomes dos seres inanimados, em que o gênero é puramente convencional ? correto, Amanda (=feminino); jacaré (=substantivo epiceno ? substantivos que apresentam um só gênero para o masculino e para o feminino, nomeiam animais ? distinção através de "macho" e "fêmea").
(V) Diversos são os processos de formação do feminino, realizando-se, mais frequentemente, de três maneiras: flexionando-se o substantivo masculino; acrescentando-se ao masculino a desinência ?a ou um sufixo feminino; ou utilizando-se uma palavra feminina com radical diferente.
(V) Há, na língua portuguesa, numerosos substantivos de gênero incerto e flutuante, sendo usados pelos escritores, com a mesma significação, ora como masculinos, ora femininos ? exemplo comum disso é o substantivo "personagem" (=a personagem ou o personagem).
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Não entendi por que a segunda ta errada ?
-
Terceira opção não entendi.
-
Jonas Rodrigues Sousa Filho
Quanto a forma os substantivos podem ser Biformes ou Heterônimos;
Os biformes são os que apresentam duas formas, uma para o masculino e outra para o feminino, com apenas um radical.
EX.: menino - menina
Os heterônimos são os que apresentam duas formas, uma para o masculino e outra para o feminino, com dois radicais diferentes.
EX.: homem - mulher
Há também os substantivos uniformes, que apresentam apenas uma forma, para ambos os gêneros. No caso comum de dois, apenas os artigos são distintos;
EX.: o/a estudante.
-
Há um problema em relação à primeira afirmativa. Mattoso Câmara Jr. nos ensinou que, na Língua Portuguesa, o grau dos substantivos NÃO é expresso por um mecanismo de flexão. Ocorre por meio de derivação (belo > belíssimo) ou por um mecanismo sintático (O mais belo de todos. Joana é mais bonita que Lu.)
-
Seres inanimados = Os seres vivos são aqueles que nascem, crescem, se reproduzem e morrem, como os animais (inclusive o homem), fungos, plantas, algas, protozoários e bactérias. Os seres não vivos são aqueles inanimados, que não possuem vida, mas que também são da natureza, como o ar, a água, o solo e as pedras.
Questão mal formulada :/
-
Questão capciosa e cabe recursos. Nada me garante que o nome masculino e feminino corresponda ao sexo do ser que o recebe. Gênero é uma característica gramatical e sexo uma questão biológica. Interpretação subjetiva e equivocada do formulador da questão. Segunda alternativa é F
-
A questão aborda o assunto gênero dos substantivos e exige que o candidato faça análise das afirmações feitas em cada item. Vejamos:
(V) Verdadeira.
É verdade que o substantivo varia em gênero (homem, mulher), número ( homens, mulheres) e grau( homenzinho, mulherzinha).
(V) Verdadeira.
Está perfeito o que diz a questão, pois substantivos que indicam coisas inanimadas, recebem convencionalmente artigo, pronome ou adjetivo masculino.
Ex: O relógio, meu relógio.
(V) Verdadeira.
Exatamente como afirma o item. Flexionando o masculino (FILHO, FILHA), acrescentando-se ao masculino a desinência –a ou um sufixo feminino ( conde, condessa).
(V) Verdadeira.
Os substantivos sobrecomuns ( a criança, a vítima...), são usados tanto para se referir ao gênero masculino ou feminino.
Portanto, todas as assertivas são verdadeiras.
GABARITO: D
-
Concordo Leonardo Augusto. Segunda alternativa é falsa.
-
Em relação à letra A, cuidado com a ideia de FLEXÃO de grau: diversos linguistas têm defendido que o grau, por não se tratar de uma mudança obrigatória (exigida sintaticamente), é resultado de derivação e não flexão. Se um substantivo está no diminutivo, o adjetivo a que ele se refere não é obrigado a estar também ("um livrinho fino"), diferente do número e do gênero (os livros pretos; o livro preto).
Fonte: <https://sualingua.com.br/2009/05/12/genero-numero-e-caso/>
-
A segunda opção está totalmente de acordo com CEGALLA, Novíssima Gramática, qq coisa falem com ele.