SóProvas


ID
3423175
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Água Santa - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise as seguintes afirmações sobre Estrutura e Formação de Palavras, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A lexia é um tipo especial de composição, que consiste na formação de sintagmas complexos que podem ser constituídos de mais de dois elementos, cujo resultado é sempre um substantivo ou adjetivo, tendo grande vitalidade na linguagem científica e técnica.

( ) Uma das fontes de renovação do léxico são os empréstimos, ou seja, palavras e elementos gramaticais tomados ou traduzidos de outra comunidade linguística dentro da mesma língua histórica, ou de outras línguas estrangeiras, os quais são incorporados ao léxico da língua comum.

( ) O elemento originário e irredutível em que se concentra a significação das palavras, consideradas do ângulo histórico, geralmente monossilábico, é denominado raiz, encerrando o sentido lato e geral comum às palavras da mesma família etimológica.

( ) Desinências são elementos secundários – geralmente sem vida autônoma – que se agregam a um radical ou tema para formar palavras derivadas, podendo ser antepostos ou pospostos ao radical.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C

    Desinências são elementos CONSTITUINTES, pois fazem parte da sequência morfológica (padrão) presentes na estrutura dos verbos regulares no português:

    [ Radical + Vogal Temática + Desinência modo temporal + Desinência número pessoal.]

    cant + á + va + mos

    raiz + vogal temática + desinência modo-temporal + desinência número- pessoal

  • A desinência vem após o radical.

  • Desinências são os elementos terminais indicativos das flexões das palavras.

    Existem dois tipos de desinências: nominais e verbais.

    Fonte: Site Só Português.

  • Lexia é um tipo de composição? Qual a fonte dessa informação. Não estou achando.

  • Concordo com o Hélio Manhique. Não consigo encontrar fontes que comprovem a lexia como um tipo de composição composta, o máximo que encontrei foi uma definição do Wikicionário que trata a lexia como uma unidade do léxico. Além disso, traz o conceito de Lexia Composta como a lexia constituída de palavras reunidas.

    Dessa maneira, acredito que a interpretação utilizada pelo autor da questão surgiu a partir da lexia composta.

    No entanto, acredito que a resposta mais correta seria a seguinte sequência: F-V-V-F. Respondi como sendo V-V-V-F, por ter certeza da falsidade da última afirmação.

    Fonte: https://pt.wiktionary.org/wiki/lexia

    Bons estudos a todos!

  • O processo de formação de palavras é assunto atinente à morfologia, sobre a qual se assenta a Língua Portuguesa. Inspecionemos os itens:

    (V) A lexia é um tipo especial de composição, que consiste na formação de sintagmas complexos que podem ser constituídos de mais de dois elementos, cujo resultado é sempre um substantivo ou adjetivo, tendo grande vitalidade na linguagem científica e técnica.

    Verdadeiro. Evanildo Bechara, em Moderna Gramática Portuguesa, p.370, (de cujo livro a banca serviu-se e retirou literal passagem) discorre acerca da lexia complexa à qual se dá o nome, também, de sinapsia. O gramático define como "sintagmas complexos que podem ser constituídos de mais de dois elementos: negócio da China ('transação comercial vantajosa'), pé de chinelo ('diz-se da pessoa de poucos recursos'), etc."

    (V) Uma das fontes de renovação do léxico são os empréstimos, ou seja, palavras e elementos gramaticais tomados ou traduzidos de outra comunidade linguística dentro da mesma língua histórica, ou de outras línguas estrangeiras, os quais são incorporados ao léxico da língua comum.

    Verdadeiro. Exemplos idôneos são os estrangeirismos, que pululam em nosso léxico, a despeito de alguns já haverem sido aportuguesados;

    (V) O elemento originário e irredutível em que se concentra a significação das palavras, consideradas do ângulo histórico, geralmente monossilábico, é denominado raiz, encerrando o sentido lato e geral comum às palavras da mesma família etimológica.

    Correto. E a ela se lhe aglutinam afixos (prefixo e/ou sufixo);

    (F) Desinências são elementos secundários – geralmente sem vida autônoma – que se agregam a um radical ou tema para formar palavras derivadas, podendo ser antepostos ou pospostos ao radical.

    Falso. Os afixos são secundários; as desinências, não.

    Letra C

  •  Desinências são elementos secundários – geralmente sem vida autônoma – que se agregam a um radical ou tema para formar palavras derivadas, podendo ser antepostos ou pospostos ao radical.

    Aos burricos, o erro está em PARA FORMAR PALAVRAS DERIVADAS, não, desinências não formam palavras derivadas, elas apenas flexionam A MESMA PALAVRA, pense num verbo qualquer, verbo ESTUDAR, pense em todas as formas conjugadas do verbo ESTUDAR, bem, existem muitas formas, eu não vou parar pra contar, vejamos, 6 tempos no indicativo simples, 3 no subjuntivo, 2 dois imperativos, 11 x 6, pois são 6 pessoas, 3 singulares e 3 plurais, isso me dará 66 formas verbais, fiz essa continha de cabeça, não deem atenção se estiver errada, é só pra exemplificar que essas 66 formas verbais são produzidas por meio das DESINÊNCIAS VERBAIS (verbo-nominais e número-pessoais), porém NÃO SE TRATA DE PALAVRAS NOVAS, ou seja, de novas entradas lexicais, mas SIM DA MESMÍSSIMA PALAVRA, o verbo ESTUDAR, que está conjugado em todas essas formas. Entenderam? Não existe processo de formação de palavras que se utilize de DESINÊNCIAS justamente por isso, mas existe sim processo de formação de palavras na língua que faz uso de AFIXOS, é dos mais importantes inclusive, é o PROCESSO DE DERIVAÇÃO. Que tenha ficado claro que DESINÊNCIAS não formam palavras.