-
A cultura organizacional equivale ao modo de vida da organização em todos os seus aspectos, como idéias, crenças, costumes, regras, técnicas etc.
Cultura organizacional constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe uma organização.
A cultura organizacional pode ser forte ou fraca. É forte quando seus valores são compartilhados intensamente pela maioria dos funcionários e influencia comportamentos e expectativas. As organizações com cultura fraca são as que possuem uma cultura que permite e aceita mudanças com maior facilidade.
-
exelente questão :)
-
Robbins (2002) existem sete características básicas que exemplificam a essência da cultura de uma organização. Inovação e assunção de riscos. Grau em que os funcionários são estimulados e assumem riscos. Atenção aos detalhes. O grau em que demonstram precisão análise e atenção aos detalhes.Orientação para resultados. O grau em que os dirigentes focam os resultados mais do que as técnicas e os processos produtivos. Orientação para as pessoas. O grau em que as decisões dos dirigentes levam em consideração o efeito dos resultados sobre as pessoas dentro da organização. Orientação para a equipe. O grau em as atividades de trabalho são organizadas mas em termos de equipes do que de indivíduos. Agressividade. Grau em que as pessoas são competitivas e agressivas, em vez de dóceis e acomodadas. Estabilidade. Grau em que as atividades organizacionais enfatizam a manutenção da situação atual das coisas emcontraste ao crescimento.
-
Cultura como passivo (desvantagens):
v Barreiras a mudanças: a cultura se torna um passivo quando os valores compartilhados não estão em concordância com aqueles que podem melhorar a eficácia da organização. Isso tem maior probabilidade de acontecer quando as empresas estão em ambiente dinâmico.
v Barreiras a diversidade: as culturas fortes limitam a amplitude da variação dos valores e estilos que podem ser aceitos; podem se tornar um passivo quando eliminam as diferenças que as pessoas com históricos diversos levam para a organização.
v Barreiras a aquisições e fusões: tradicionalmente os fatos básicos que norteavam as decisões sobre aquisições e fusões estavam relacionados a vantagens financeiras ou sinergia de produtos. Agora, a maior preocupação é a compatibilidade cultural, ou seja, ao grau em que as duas culturas são compatíveis entre si.
OBS: A cultura gera senso de identidade, ordem, consistência e previsibilidade; entretanto, pode impedir o desenvolvimento organizacional.
Acredito que não tem relação a cultura ser um passivo se estar relacionada a cultura ser forte ou não, como diz na letra D.
FONTE: CHIAVENATO, GESTÃO DE PESSOAS.
-
-
Gabarito: Letra D
Questão maravilhosa para revisar o conteúdo:
a) Correto! A Cultura Organizacional pode ser definida como conjunto de hábitos, crenças e comportamentos estabelecidos por meio de artefatos, valores, normas, atitudes e expectativas compartilhadas na organização.
b) Correto! O item traz as 7 características da cultura organizacional segundo Robbins.
c) Correto! Sim, as histórias, os rituais, os símbolos e a linguagem são formas de transmitir a cultura organizacional aos funcionários.
d) Errado! Mesmo a Cultura forte pode trazer passivos para organização, ou seja ela pode trazer desvantagens, tais como:
- Uma cultura forte pode dificultar os processos de mudança e adaptação da organização, fazendo com que as pessoas não aceitem bem os processos de mudança;
- Uma cultura forte pode dificultar a aceitação da diversidade na organização.
____________________________________________________________________________________________
Fonte: Estratégia
Qualquer erro podem avisar no privado!
Namastê