SóProvas


ID
3423511
Banca
VUNESP
Órgão
Semae de Piracicaba - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O humorista Vladimir Zelensky é o vencedor do segundo turno das eleições presidenciais realizado nesse domingo, 21 de abril, com aproximadamente 73% dos votos. Assim ele desbancou o atual presidente, Petro Poroshenko, que obteve apenas 25%, segundo as pesquisas finais de boca de urna.

(http://agenciabrasil.ebc.com.br, 22.04.2019. Adaptado)

Vladimir Zelensky elegeu-se presidente da

Alternativas
Comentários
  • :))
  • A eleição de Zelensky foi uma espécie de humilhação para políticos tradicionais da Ucrânia. Afinal, ele era um humorista da TV que gostava de ridicularizá-los em seus programas. O atual presidente é formado em Direito, mas fez carreira em entretenimento.

    Com propostas vagas de campanha e promessas de combate à corrupção, Zelensky passou a comandar um país de 44 milhões de habitantes que é um dos mais pobres da Europa, quase três décadas após sua independência da União Soviética.

    Em um momento da ligação com Trump, o líder da Ucrânia diz que quer aprendeu muito com Trump e o usou como exemplo para sua vitória nas eleições. Também disse que queria "drenar o pântano" (frase usada por políticos americanos para descrever uma 'limpeza no governo').

    Gabarito: Letra B

    https://www.bbc.com/portuguese/internacional-49845510

  • O humorista Vladimir Zelensky é o vencedor do segundo turno das eleições presidenciais realizado nesse domingo, 21 de abril, com aproximadamente 73% dos votos na Ucrânia.

    Gabarito: Letra B

  • Acertei essa questão pois lembrei do nome Petro Poroshenko, estava em alta durante aqueles conflitos dos separatista na ucrânia

  • gabarito B

    Volodymyr Oleksandrovych Zelenski é um político, roteirista, ator, comediante e produtor/diretor cinematográfico ucraniano, atual presidente da Ucrânia desde 2019, servindo como o 6º presidente daquela república. Zelenski tornou-se popular no seu país por interpretar a personagem principal de uma série de televisão.

    Wikipédia

  • Tem sido um fenômeno político recorrente nos dias atuais, em Estados de Direito, nos quais os chefes de governo são eleitos, a vitória de candidatos que são – ao menos em tese – de fora do spectro político. Ou são independentes ou são “azarões" dentro de seus partidos (caso de Donald Trump nos EUA) . Podem ser ainda oriundos de partidos pequenos e sem expressão. Na maioria das vezes não tem uma sólida carreira política. O discurso de tais candidatos, que vem angariando mais e mais simpatizantes, resguardando as diferenças de tempo, espaço e cultura, tem um interessante ponto em comum: todos se propõem a fazer uma “nova política", apregoam ideologia nacionalista e ufanista, anti globalização e com propostas de restrição a migrações. Usam sem limite as redes sociais e procuram se apresentar com uma “linguagem popular" .

    Um destes candidatos, Vladimir Zelensky, era um humorista de TV e elegeu-se com 75% dos votos válidos. A pergunta é: em QUE  país ?
    A) INCORRETA – O presidente da Polônia é Andrzej Duda 
    B) CORRETA – Zelensky tornou-se presidente da Ucrânia 
    C) INCORRETA - Venceu as eleições em 2019 Gitanas Nauseda 
    D) INCORRETA – Putin é, mais uma vez, o presidente russo
    E) INCORRETA - Milôs Zeman é o atual presidente da República Tcheca

     RESPOSTA: ALTERNATIVA B
  • O país em que, no ano de 2019, teve a sua eleição presidencial vencida por um humorista foi a Ucrânia.

    Resposta: B

  • legal, povo vai no google pesquisar e escreve aqui como se soubessem disso ...