Conforeo o congressousp.fipecafi:
O EBITDA também é uma sigla em inglês, dessa vez para “Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization” que, em português, foi traduzida para LAJIDA: lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização.
Receita líquida – custo das mercadorias comercializadas – despesas operacionais (despesas com vendas, gerais e administrativas) – despesas financeiras líquidas=lucro operacional líquido
Com este valor, podemos calcular o EBIT seguindo esta fórmula:
EBIT=lucro operacional + tributos sobre o lucro (IRPJ e CSLL) + das despesas financeiras líquidas das receitas financeiras
Para chegar ao EBITDA, basta somar ao EBIT os valores de depreciação e amortização, que estavam englobados no cálculo de custo e das despesas operacionais. Dessa forma, para calcular o EBITDA, é necessário seguir essa fórmula:
EBITDA=EBIT + depreciação + amortização
Muitos pesquisadores apresentam o EBITDA como sendo um indicador da capacidade de geração de caixa operacional das entidades.
" Para Neves Júnior e Batista (2005, p. 27), ele "[...] retrata o fluxo de caixa operacional da empresa, apurado antes do cálculo do imposto de renda [...]". Salotti e Yamamoto (2005, p. 3) defendem que ele "[...] pode representar o potencial de fluxo de caixa operacional de uma companhia." Com isso percebe-se que na literatura existe o enfoque da análise do EBITDA como estimativa do Fluxo de Caixa Operacional das organizações.
Gabarito D