Fonte da imagem: https://www.pexels.com
Um dos relatórios mais importantes para a gestão financeira de uma empresa é o seu Fluxo de Caixa Orçado pois . Para sua elaboração, , é importante que as movimentações sejam segregadas em três grupos:
Atividades Operacionais: devem ser consideradas as entradas e saídas de caixa orçadas vinculadas ao objeto social da empresa, ou seja, sua atividade fim. Alguns exemplos podem ser o pagamento de fornecedores ou de funcionários e o recebimento de vendas;
Atividades de Investimento: devem ser inseridas as previsões relacionadas à aquisição de ativos a serem utilizados na operação. Também neste agrupamento são consideradas as negociações de participações em outras empresas;
Atividades de Financiamento: devem ser inseridas as previsões de aportes de recursos originados dos acionistas ou cotistas e o seu retorno como distribuição de lucros ou dividendos. Também são classificadas as movimentações referentes a empréstimos, tais como, captações e amortizações.
A segregação das entradas e saídas orçadas é importante para que seja possível visualizar a origem da situação futura de caixa da empresa, decorrente da estratégia analisada no orçamento empresarial.