SóProvas


ID
3424105
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O homem não é visto como um mero objeto que precisa adaptar-se às condições da sociedade, mas sim reconhecido a partir de sua atividade, nas relações que estabelece com os bens materiais e simbólicos de que se apropria, desenvolvendo e satisfazendo suas necessidades, assumindo assim a posição de sujeito do seu processo de aprendizagem.

Pode-se afirmar que o homem é, portanto, produto e produtor de sua história e da história da sociedade; o homem aprende a ser homem, pois "[...] o que a natureza lhe oferece quando nasce não lhe é suficiente para que possa viver em sociedade" (Leontiev).

Para que o homem tenha condições de se humanizar, precisam ser criadas condições concretas de apropriação dos bens materiais e simbólicos produzidos pela humanidade.

Essa é a ideia preponderante na:

Alternativas
Comentários
  • Para responder essa questão, o candidato deve analisar o trecho citado no enunciado e indicar a qual corrente teórica a referida ideia sobre a concepção de homem/humanidade pertence. 

    A) experiência contextualizada e recíproca. 
    ERRADO – A ideia apresentada é preponderante na psicologia histórico-cultural. A experiência contextualizada e recíproca está relacionada a uma concepção de que a experiência é relativa, se dando sempre sob os condicionamentos da realidade em que o sujeito está inserido, bem como de um determinado horizonte de compreensão. A experiência é relativa ao contexto na qual acontece. 

    B) teoria construtivista de Bruner. 
    ERRADO – A ideia apresentada é preponderante na psicologia histórico-cultural. Bruner (1960) acreditava que o aprendizado é um processo ativo, no qual o aprendiz constrói novas ideias ou conceitos, baseado em seus conhecimentos prévios e naqueles que estão sendo estudados. A sua teoria enfatiza a aprendizagem por descoberta, com desafios, resolução de problemas e com a participação ativa do aprendiz no processo de aprendizagem. 

    C) psicologia histórico-cultural. 
    CORRETO - A ideia apresentada é preponderante na psicologia histórico-cultural. A Psicologia histórico-cultural difere dos demais sistemas psicológicos porque pensa o psiquismo humano estabelecendo relações com a filosofia. Uma das principais características dessa perspectiva está na sua fundamentação no materialismo histórico e dialético, que é seu referencial teórico, epistemológico e metodológico. De acordo com Leontiev (1978), o homem aprende a ser homem, porque “[...] o que a natureza lhe oferece quando nasce não lhe é suficiente para que possa viver em sociedade". O autor enfatiza que, para que o homem tenha condições de humanizar-se, é preciso que sejam criadas condições concretas de apropriação dos bens materiais e simbólicos produzidos pela humanidade e, nesse sentido, a escola é imprescindível, pois nela são encontradas as condições de acesso e apropriação dos bens culturais essenciais ao processo de humanização dos sujeitos. 

    D) aprendizagem baseada em problemas. 
    ERRADO – A ideia apresentada é preponderante na psicologia histórico-cultural. A aprendizagem baseada em problemas é uma forma de aprendizado que estimula a proatividade em um grupo por meio de discussões de casos/problemas interdisciplinares. O seu diferencial está na organização da proposta pedagógica em torno da resolução de problemas, sem uma separação em disciplinas. Tem como principal objetivo mesclar teoria e prática. A aprendizagem baseada em problemas faz com que os alunos sejam mais engajados, especialmente por dar vez a outras metodologias de ensino, diferentes da aula expositiva, o que tende a despertar maior interesse dos estudantes e, simultaneamente, os ajuda a desenvolver seus conhecimentos de forma mais abrangente. 

    E) psicologia humano cognitivista. 
    ERRADO - A ideia apresentada é preponderante na psicologia histórico-cultural. O cognitivismo se apoia na crença de que o comportamento humano pode ser compreendido através da análise da forma de pensar das pessoas, tendo como objeto os processos e funções mentais. A psicologia cognitiva, portanto, dedica-se ao estudo do comportamento humano a partir de aspectos que não são diretamente observáveis, pois são aspectos mentais. 

    Fonte: 
    BRUNER, J. The Process of Education. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1960. 
    LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa, Livros Horizonte, 1978. 
    Portanto, a letra C é a alternativa. 
    Gabarito do Professor: Letra C.
  • PALAVRAS CHAVES:SIMBOLICOS+ PROCESSO DE APRENDIZAGEM+PRODUTOR DE SUA HISTORIA+APROPRIAÇÃO+MATERIAIS SIMBOLICOS=PSICOLOGIA HISTORICO CULTURAL =LEONTIEV E VYGOTSKY