SóProvas


ID
3425053
Banca
VUNESP
Órgão
Semae de Piracicaba - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A maneira como a sociedade entende a violência sexual de crianças e adolescentes e a compreensão que se tem sobre o abusador e o explorador sexual tem um grande impacto na forma de combater o fenômeno, especialmente sobre as atitudes de denúncia. Para uma efetiva proteção de crianças e adolescentes em relação à violência sexual, é imprescindível o resgate da discussão da sexualidade em âmbito público e a criação, em conjunto com o Estado, de políticas dirigidas a esse segmento em situação de vulnerabilidade pessoal e social e daquelas já vitimizadas pela violência sexual. O grande desafio é o da desconstrução do projeto de sexualidade vigente na sociedade brasileira, expresso no fato de ser uma categoria contraditória que convive continuamente com práticas antagônicas: a repressão e a

Alternativas
Comentários
  • Repressão e emancipação

  • GABARITO: LETRA E

    Entre outros questionamentos de Leal (2001), concordamos que se não houver uma desconstrução do projeto de sexualidade vigente em nossa sociedade, não será possível a efetiva proteção de crianças e adolescentes contra a violência sexual. O resgate da discussão da sexualidade em âmbito público possibilitará que a sociedade repense de maneira democrática a forma de resolver os conflitos relativos a essa questão e, em conjunto com o Estado, cuide da criação de políticas públicas dirigidas, por exemplo, à proteção das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade pessoal e social e daquelas já vitimizadas pela violência sexual. O grande desafio que emerge desse contexto pode ser expresso pelo fato de a sexualidade ser uma categoria contraditória que convive continuamente com práticas antagônicas: a repressão e a emancipação.

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Típica questão CONTROL C / CONTROL V e o aluno que lute para adivinhar o termo que o autor utilizou no texto que nem ao menos foi citado na questão.

    Claramente a alternativa A também poderia ser correta, mas neste caso temos que adivinhar qual palavra o autor utilizou, como se fosse letra de lei!