SóProvas


ID
3425443
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Barão de Cocais - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir relativas às Espécies Tributárias.


I. A Contribuição para o custeio do serviço de iluminação pública poderá ter sua cobrança realizada na fatura de consumo de energia elétrica.

II. Os municípios precisam de autorização do Congresso Nacional para criarem contribuições.

III. É vedado ao município estabelecer contribuição para o custeio da previdência referente aos servidores municipais.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito proposto pela banca B

    I. Correto. A Contribuição para o custeio do serviço de iluminação pública poderá ter sua cobrança realizada na fatura de consumo de energia elétrica.

    ⇢ Art. 149-A Os Municípios e o Distrito Federal poderão instituir contribuição, na forma das respectivas leis, para o custeio do serviço de iluminação pública, observado o disposto no art. 150, I e III.

    II. Falso. Os municípios precisam de autorização do Congresso Nacional para criarem contribuições.

    ⇢ Depende de LEI.

    III. Falso. (exceção ou regra ?!!) É vedado ao município estabelecer contribuição para o custeio da previdência referente aos servidores municipais.

    A competência para instituir contribuições é exclusiva da União e comporta uma exceção, o art. 149, § 1º, da CF autoriza Estados, Distrito Federal e Municípios a instituir contribuição cobrada de seus servidores para custeio em benefício destes de regime previdenciário próprio, cuja alíquota não será inferior à da contribuição dos servidores titulares de cargos efetivos da União .

    Veja que vai contra a maioria ou todas as Leis Orgânicas Municipais:

    ⇢ Exemplo: Artigo 148 - O Município estabelecerá, em lei específica, o regime previdenciário dos servidores, atendendo aos princípios da Constituição Federal.

    Parágrafo Único - Para o custeio da previdência e da assistência social dos servidores, a contribuição do Município não poderá ser inferior a 1% (um por cento) do seu orçamento anual. (Lei Orgânica Diadema).

  • Para mim essa questão não tem gabarito... O item 'III' trata justamente da exceção à regra, por isso não deveria estar errada.

  • A III é incorreta e não tem conversa, essa questão não tem gabarito correto.

  • Bom, a questão realmente foi dúbia, mas, penso que o que eles disseram, poderia ter a ver com a nova redação do art. 40 da CF, que dispõe em seu § 22.

    "Vedada a instituição de novos regimes próprios de previdência social, lei complementar federal estabelecerá, para os que já existam, normas gerais de organização, de funcionamento e de responsabilidade em sua gestão, dispondo, entre outros aspectos, sobre:            

    I - requisitos para sua extinção e consequente migração para o Regime Geral de Previdência Social;            

    II - modelo de arrecadação, de aplicação e de utilização dos recursos;            

    Em uma interpretação lógica, isso proibiria os municípios de instituírem contribuições previdenciárias.