SóProvas


ID
3425506
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Barão de Cocais - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A demonstração dos fluxos de caixa (DFC) apresenta as entradas e saídas de caixa, permitindo aos usuários avaliar como a entidade do setor público obteve recursos para financiar suas atividades e a maneira como os recursos de caixa foram utilizados. Com relação à DFC, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.


( ) Para a elaboração da DFC, são utilizadas as contas da classe 6 – Controles da Execução do Planejamento e Orçamento.

( ) A DFC identificará, entre outros aspectos, os itens de consumo de caixa durante o período das demonstrações contábeis.

( ) A aquisição de ativos por meio da assunção direta do respectivo passivo ou por meio de arrendamento financeiro deve ser incluída na DFC.

( ) Somente saídas de caixa que resultam em ativo reconhecido nas demonstrações contábeis são passíveis de classificação como atividades de investimento.


Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • MCASP 8ª ed. pág. 451

    (Apenas a terceira alternativa está incorreta, as demais são verdadeiras.)

    Transações que não envolvem caixa ou equivalentes de caixa

    a. a aquisição de ativos por meio da troca de ativos, por meio da assunção direta do respectivo

    passivo ou ainda por meio de arrendamento financeiro; e

    b. a conversão de dívida com terceiros em patrimônio líquido.

    Letra C

  • GABARITO: C

    (V) Para a elaboração da DFC, são utilizadas as contas da classe 6 – Controles da Execução do Planejamento e Orçamento.

    • Segundo o MCASP: "Para a elaboração da DFC são utilizadas as contas da classe 6 (Controles da Execução do Planejamento e Orçamento) do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), com filtros pelas naturezas orçamentárias de receitas e despesas, bem como funções e subfunções, assim como outros filtros e contas necessários para marcar a movimentação extraorçamentária que eventualmente transita pela conta Caixa e Equivalentes de Caixa.

    (V) A DFC identificará, entre outros aspectos, os itens de consumo de caixa durante o período das demonstrações contábeis.

    • A DFC identificará:
    1. as fontes de geração dos fluxos de entrada de caixa;
    2. os itens de consumo de caixa durante o período das demonstrações contábeis; e
    3. o saldo do caixa na data das demonstrações contábeis.

    (F) A aquisição de ativos por meio da assunção direta do respectivo passivo ou por meio de arrendamento financeiro deve ser incluída na DFC.

    • Transações que não envolvem caixa ou equivalentes de caixa
    1. a aquisição de ativos: por meio da troca de ativos, por meio da assunção direta do respectivo passivo ou ainda por meio de arrendamento financeiro; e
    2. a conversão de dívida com terceiros em patrimônio líquido.

    (V) Somente saídas de caixa que resultam em ativo reconhecido nas demonstrações contábeis são passíveis de classificação como atividades de investimento.

    • Os fluxos de caixa decorrentes das atividades de investimento representam a extensão em que as saídas de caixa são realizadas com a finalidade de contribuir para a futura prestação de serviços pela entidade. Somente saídas de caixa que resultam em ativo reconhecido nas demonstrações contábeis são passíveis de classificação como atividades de investimento.

    Fonte: MCASP 8ª