SóProvas


ID
3425869
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Recife - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                 TEXTO II

                                    Como se livrar da culpa


Vivemos numa sociedade que cobra perfeição na vida pessoal e profissional, e as pessoas se sentem cada vez mais exigidas.


Destrinchar as fontes de culpa tem sido um desafio dos especialistas em comportamento. Aprender a lidar com elas seria o próximo passo. Todo método que pretende ajudar a encarar as manifestações do sentimento parte de sua origem. De maneira geral, a semente está no desejo da perfeição – física, profissional, pessoal ou espiritual –, que, por ser inatingível, leva à frustração, mas no processo nos força a ultrapassar nossos limites. São muitos os exemplos que mostram quão distantes estamos de abandonar metas impossíveis. O aumento de casos da chamada síndrome burnout, uma espécie de esgotamento intelectual e físico, é um deles. Embora não haja estatísticas consolidadas sobre o tema, sabe-se que entre 1998 e 2008 o número de trabalhos acadêmicos sobre o assunto subiu de 231 para 390, segundo a TransInsight, entidade que cataloga documentos científicos. E nos consultórios também cresceu a procura por tratamento. “Não é só o diagnóstico que ficou mais fácil, o número de casos também vem aumentando”, explica Duílio Camargo, da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt).

[…] As vítimas do burnout geralmente chegam ao médico submersas em responsabilidades e metas impossíveis. Insônia, dores de cabeça crônicas e distúrbios gastrointestinais são alguns dos sintomas. “Embora o diagnóstico surja à luz do esgotamento profissional, é muito comum identificar o stress generalizado em quem sofre do mal”, afirma Camargo. Faz sentido, visto que os sintomas afetam a vida como um todo. “O mundo moderno exige super-homens e supermulheres”, diz ele. E superespécimes humanos. […]


Disponível em:<https://istoe.com.br/69692_COMO+SE+LIVRAR+DA+ CULPA+ PARTE+1/>  . Acesso em: 15 Jan. 2020. 

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).


I. A tese de que a culpa decorre da busca pela perfeição exigida na sociedade contemporânea é comprovada por meio de dados numéricos e citações.

II. O exemplo mencionado no texto tem a função de narrar uma experiência particular sobre o tema abordado, tornando a reportagem mais convincente.

III. O discurso de pessoas e instituições da área médica foi utilizado como forma de dar credibilidade ao texto, em razão da tipologia argumentativa predominante do texto e da temática abordada.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    I. A tese de que a culpa decorre da busca pela perfeição exigida na sociedade contemporânea é comprovada por meio de dados numéricos e citações ? correto, De maneira geral, a semente está no desejo da perfeição ? física, profissional, pessoal ou espiritual ?, que, por ser inatingível, leva à frustração, mas no processo nos força a ultrapassar nossos limites. São muitos os exemplos que mostram quão distantes estamos de abandonar metas impossíveis. O aumento de casos da chamada síndrome burnout, uma espécie de esgotamento intelectual e físico, é um deles. Embora não haja estatísticas consolidadas sobre o tema, sabe-se que entre 1998 e 2008 o número de trabalhos acadêmicos sobre o assunto subiu de 231 para 390, segundo a TransInsight, entidade que cataloga documentos científicos (dados numéricos). E nos consultórios também cresceu a procura por tratamento. ?Não é só o diagnóstico que ficou mais fácil, o número de casos também vem aumentando?, explica Duílio Camargo, da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt) (citação).

    II. O exemplo mencionado no texto tem a função de narrar uma experiência particular sobre o tema abordado, tornando a reportagem mais convincente ? incorreto, a função é de deixar o texto mais rico e trazer mais embasamentos.

    III. O discurso de pessoas e instituições da área médica foi utilizado como forma de dar credibilidade ao texto, em razão da tipologia argumentativa predominante do texto e da temática abordada ? correto, temos um texto dissertativo-argumentativo, as citações e o uso de argumento de autoridades servem para dar credibilidade ao texto e trazer mais argumentos.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  •  "Embora não haja estatísticas consolidadas sobre o tema" A meu ver, se não há estatísticas consolidadas sobre o tema, não houve comprovação. Os dados numéricos trazidos apenas apontam para um aumento de estudos científicos sobre o tema, o que mais uma vez não comprova a tese. Tornando a assertiva 1 errada... Contudo, cabe a nós apenas aceitar o gabarito tosco. Letra C

  • Comprova a TESE? Dados indicam que aumentaram a quantidade de artigos cientificos sobre o tema e não que comprovam a tese! Inclusive o autor diz que nao há estatísticas consolidadas sobre o tema. SOCORROROROROOROROROR

  • ESSE TIPO DE QUESTÃO SÓ ERRA QUEM ESTÁ ESTUDANDO MUITO! RIDÍCULA!

  • Nem falo nada, acertei mas não tenho muito a argumentar.

    Fazer prova hoje é coisa de louco, nunca se sabe o que o autor realmente quer dizer. Particularmente faço muita interpretação diversa da pretendida.

    Enfim, o negócio é se adequar as dificuldades (das provas) e aprender a entender a lógica do texto sem extrapolação.

  • Ao meu ver, a assertiva I está errada, não há comprovação científica.

  • Os dados númericos na questão não tem nada haver com o que é informado na assertiva I. 

     

     

     

    Pelo menos foi isso que pensei e errei. Se a banca diz que sim, então SIIIIIIIIIIIIIIM!

  • "Embora não haja estatísticas consolidadas sobre o tema"

    Se não há estatísticas consolidadas não é possível comprovar NADA!

    -- AOCP, eu sou uma piada pra você?

  • Não ocorreu "narrar uma experiência particular".

    Persista até alcançar!

  • Gaba: C (hiper questionável, contudo, segue o baile... #próxima)

    Irônico fazer prova com textinhos falando de sanidade mental (outra questão da banca), perfeição e bla bla bla...

    Certas bancas são os maiores testes de resistência psicológica pra um concurseiro. Mas... sigamos em frente.

    #MDMT

  • Típica questão pra fazer o concurseiro perder tempo... questão chata

  • Cara, gente querendo justificar o gabarito que não tem justificativa.

    Veja bem, o item fala sobre a culpa decorrer "da busca pela perfeição exigida na sociedade contemporânea " e em seguida fala que é comprovada. Os dados apresentados nos texto são sobre a SINDROME DE BORNOUT!!! e não sobre a busca pela perfeição... Todavia, os dados apresentados servem como INFERÊNCIA desse entendimento, e não uma verdade absoluta. Eu como psicóloga admito que sim, há relação, MAS NÃO DEPENDE DISSO!!!

  • No último paragrafo, eu descobri que estou doente, preciso ir ao médico!

  • Marquei a E por entender ser a mais correto. Sem mais...

  • Sobre a primeira afirmação:

    "São muitos os exemplos que mostram quão distantes estamos de abandonar metas impossíveis. O aumento de casos da chamada síndrome burnout, uma espécie de esgotamento intelectual e físico, é um deles". --> Comprovação da tese.

    O aumento do NUMERO (231 para 390) de artigos sobre a síndrome seria a comprovação numérica citada.

  • O examinador colocar um texto desse (que fala sobre frustração com metas inatingíveis) em um concurso é ser muito maldoso, lágrimas escorrem.

    O pior de tudo é o gabarito.

    Oremos!

  • Fechei, sem querer, a aba do QC e perdi o comentário que estava escrevendo a respeito dessa última questão.

    Desde já peço desculpas pelo meu desabafo.

    Estou bastante preocupada com o subjetivismo e extrapolação dessa banca. Em julho será o primeiro concurso organizado por ela que eu farei e, sinceramente, não vejo luz no fim do túnel para essas questões de interpretação.

    Não vejo isso na CESPE, FCC...

    No texto consta: "Embora não haja estatísticas consolidadas sobre o tema(...)" e a banca diz que a tese está confirmada por meio de números e citações? Sinceramente, eu não encontro fundamento nisso (posso estar cega de raiva e com o entendimento prejudicado porque toda a santa prova de português da bendita AOCP encontro, pelo menos, uma questão permeada de extrapolação).

    Se alguém puder me indicar algum professor/curso que ensine a lidar com essa banca, agradeço. Enfrentar sozinha essas questões de interpretação não está dando certo.

  • Fiz e refiz IAOCP, hoje sei que, parece difícil, mas é, na verdade, muito mais que difícil rsrsrs

    No entanto, é importante você perceber, que a IAOCP não quer que você vá ao texto e encontre uma palavra ou trecho específico que resolva a questão, ela quer muito mais do que isso, quer que você entre no texto, compreenda o todo para inferir sobre um determinado ponto. Sabendo disso, resta fazer a leitura com calma e paciência.

    No más, temos assertivas parafraseadas que estão sim refletidas no texto, vamos lá:

    I. (V) A tese de que a culpa decorre da busca pela perfeição exigida na sociedade contemporânea é comprovada por meio de dados numéricos e citações.

    R:

    Sobre a TESE: Destrinchar as fontes de culpa tem sido um desafio dos especialistas em comportamento(...)De maneira geral, a semente está no desejo da perfeição. (Check mate - temos a tese, embora seja difícil definir a origem principal, os especialista defendem essa ideia inicial (semente) e partem dela para debruçarem-se em estudos.

    Mas, qual seria um exemplo desse perseguição pela perfeição?

    São muitos os exemplos que mostram quão distantes estamos de abandonar metas impossíveis (busca pela perfeição). O aumento de casos da chamada síndrome burnout, uma espécie de esgotamento intelectual e físico, é um deles

    Hmmm, bournout é um tipo de busca pela perfeição, e muitos estudos, citações, dados estatísticos têm sido levantados nos últimos anos, senão, vejamos:

    "Embora não haja estatísticas consolidadas sobre o tema, sabe-se que entre 1998 e 2008 o número de trabalhos acadêmicos sobre o assunto subiu de 231 para 390 - seu conhecimento de mundo envolve saber que trabalhos científicos são levantados com base em citações de inúmeros autores-, segundo a TransInsight, entidade que cataloga documentos científicos. E nos consultórios também cresceu a procura por tratamento(...)

    Bem, veja que a resposta não está em um trecho ou palavra, é necessário entender todo o parágrafo!

    II. (F) O exemplo mencionado no texto tem a função de narrar uma experiência particular sobre o tema abordado, tornando a reportagem mais convincente.

    R:Nos dois momentos que poderíamos tentar introduzir uma situação em especial, a citação, na verdade, indica uma situaçao genérica aplicável a várias pessoas: “Não é só o diagnóstico que ficou mais fácil, o número de casos também vem aumentando"

    III. (V)O discurso de pessoas e instituições da área médica foi utilizado como forma de dar credibilidade ao texto, em razão da tipologia argumentativa predominante do texto e da temática abordada.

    R: Exatamente, temos duas citações diretas para fundamentar melhor o tema.