SóProvas


ID
3425941
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Recife - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O quadro político e institucional que permitiu a emersão sob a égide dos Estados Unidos da América, de um modo de funcionamento específico de capitalismo, predominantemente financeiro e rentista, é denominado

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? O capitalismo inicia sua fase contemporânea a partir dos anos setenta do século XX, mantendo ainda, a organização monopólica na economia. Na atual configuração deste no cenário contemporâneo, o capitalismo constitui, ?a terceira fase do estágio imperialista? (NETTO E BRAZ, 2010, p.211). Durante este período e, a luz dos anos sessenta até a transição aos anos setenta, o capitalismo monopolista promoveu um conjunto de grandes mudanças nos vários aspectos sociais e econômicos presentes no contexto da mundialização do capital. Essas mudanças tiveram forte ressonância nas áreas econômicas, sociais, políticas e culturais na cena mundial, levando a uma falsa crença que havia chegado a época em que o capitalismo conseguiria ?viver? em harmonia com os segmentos e interesses da classe trabalhadora. Contudo, o que se verificou no transcurso das transformações socioeconômicas que se construíram neste período, foi uma derrocada instantânea desta aparente harmonia, em decorrência do fim dos acordos de Bretton Woods promovido pelos EUA, e em virtude da crise do petróleo ocorrida em meados de 1973-1974.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3 

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!? 

  • O Que é a Mundialização do Capital

     característica predominante do novo regime mundial de acumulação capitalista é ser rentista e parasitário, isto é, está, de modo crescente, subordinado às necessidades próprias das novas formas de centralização do capital-dinheiro, em particular os fundos mútuos de investimento (mutual investments funds) e os fundos de pensão (as características rentistas dizem respeito também ao capital produtivo). O poder, se não a própria existência, deste capital-dinheiro é sustentado pelas instituições financeiras internacionais, tais como FMI e Banco Mundial, e pelos Estados mais poderosos do planeta a qualquer que seja o custo.

    FONTE:http://fetecpr.org.br/blogfeteccutpr/?p=70

  • A entrada da questão descreve o que conhecemos hoje em dia como “ globalização" que, segundo alguns, emergiu após a Segunda Guerra Mundial . Mais particularmente com os Acordos de Bretton Woods ( 1946)  que criaram uma rede financeira internacional, capitaneada pelo dólar, moeda que se fortaleceu com as duas guerras mundiais.

    Desta forma, os EUA teriam se tornado o epicentro de uma processo, aparentemente irreversível , de entrelaçamento de sistemas financeiros e processos produtivos dentro do mundo capitalista ( ao menos a princípio ).

    Pede-se que seja assinalado o elemento base para a formação deste tipo bem específico de capitalismo:
    A) INCORRETA- O nacionalismo é oposto à internacionalização e entrelaçamento de sistemas financeiros e de produção

    B) CORRETA – A mundialização do capital, como uma rede , bastante intrincada na verdade, é a base da globalização.

    C) INCORRETA -Populismo é um projeto essencialmente político e não econômico.

    D) INCORRETA – O que pode ser considerado capitalismo radical não está definido . Não há clareza no conceito ou categoria de análise

    E) INCORRETA – O capitalismo de terceira via vem de uma proposta de Anthony Giddens que pode ser sintetizada na ideia de “ socialização do mercado". Tal ideia não se relaciona com a proposta da questão.

    Gabarito do professor: Letra B.