SóProvas


ID
3425962
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Recife - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

São os desafios da reforma sanitária na contemporaneidade, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Queremos a alternativa incorreta:

     a) reconstruir uma expressiva base de apoio social e parlamentar de caráter classista em defesa do SUS ? Este ensaio, tendo como pressuposto o imperativo de reconstruir uma expressiva base de apoio social e parlamentar de ?caráter classista? em defesa do SUS, sugere que o eixo de ação política do bloco sanitarista aponte no sentido da superação de problemas estruturais e setoriais, que acabam restringindo o alargamento das diretrizes constitucionais da universalidade, da integralidade e da equidade do SUS.
     b) ampliar a intervenção de empresas médicas e organizações sociais de saúde para superar a precarização do sistema de saúde pública ?  não temos esse item presente, logo, é a nossa resposta.
     c) acumular forças em direção à reforma pública do subsistema privado, para reduzir os gastos das famílias com bens e serviços de saúde, em especial nos estratos inferiores de renda ? trata-se de um desafio estratégico.
     d) inibir o empresariamento e o liberalismo médico, que transgridem a ética da medicina ou se utilizam indevidamente do SUS ? trata-se de um desafio político.
     e) ampliar o financiamento para melhorar a gestão e para fortalecer a participação social do SUS ? trata-se de um desafio programático.

    ? Fonte: https://www.scielosp.org/pdf/sdeb/2017.v41n113/365-371

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3 

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!? 

  • Eu não entendi a questão, por isso errei!
  • A intervenção de empresas médicas e organizações sociais de saúde para superar a precarização do sistema de saúde pública é contrária os prceitos da Reforma Sanitária. Diminuir /mitigar esta intervenção OSS seria a solução e não apliar essa intervenção.

  • COMENTÁRIOS

    O erro está na “B”, visto o foco da reforma é ampliar a oferta do setor público à população e não fortalecer as organizações médica e sociais. Na verdade, não é contra aos serviços particulares (como dito na “d”), mas garantir a oferta como DIREITO da população e DEVER do Estado, conforme estará escrito na CF/88. Todas as demais refletem a retomada do que viram. Leia todas, serve de reforço!

    RESPOSTA: B.