SóProvas


ID
3426250
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

No que se refere a abordagens da administração, a processo administrativo e ao Plano de Reforma do Aparelho do Estado, julgue o item a seguir.


Com a implantação do Plano de Reforma do Aparelho do Estado, foi intensificado o papel do Estado como executor direto de serviços, além de regulador e provedor de serviços sociais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado, porque o governo reduz (e não intensifica) o papel de executor direto de serviços.

    .

    "Deste modo o Estado reduz seu papel de executor ou prestador direto de serviços, mantendo-se entretanto no papel de regulador e provedor ou promotor destes, principalmente dos serviços sociais como educação e saúde, que são essenciais para o desenvolvimento, na medida em que envolvem investimento em capital humano; para a democracia, na medida em que promovem cidadãos; e para uma distribuição de renda mais justa, que o mercado é incapaz de garantir, dada a oferta muito superior à demanda de mão-de-obra não-especializada. Como promotor desses serviços o Estado continuará a subsidiá-los, buscando, ao mesmo tempo, o controle social direto e a participação da sociedade."

    Fonte: PDRAE

  •  O Estado passaria a cumprir um papel na sociedade mais de regulador e promotor do desenvolvimento econômico do que um papel de executor. E a gestão passa então a buscar os princípios da administração gerencial.

    RENNÓ

  • Errada

    O Estado REDUZ seu papel executor.

    PDRAE(Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado):

    -Publicado em 1995, governo de FHC

    -Marco principal do Modelo Gerencial.

    -Cultura da confiança, maior liberdade aos servidores públicos.

    -Descentralização, maior autonomia.

    Fonte: Prof: Rafael Barbosa. Ninguém disse que seria fácil!!!

  • Luiz Carlos Bresser Pereira (Ministro do Ministério da Administração Federal e da Reforma do Estado, no governo de Fernando Henrique Cardoso, em 1995) apresenta uma reforma da administração federal chamada de Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado - PDRAE. Esse Plano possuía como objetivos: de curto prazo - facilitar o ajuste fiscal, particularmente nos Estados e municípios, onde existe um claro problema de excesso de quadros; e de médio prazo - tornar mais eficiente e moderna a administração pública, com foco no atendimento aos cidadãos.


    Essa proposta de reforma dividia o Estado em quatro setores: núcleo estratégico do Estado; atividades exclusivas de Estado; serviços não-exclusivos ou competitivos; e produção de bens e serviços para o mercado. A criação desses setores demonstra que o Estado precisava se descentralizar, a fim de fortalecer a competência administrativa do centro e a autonomia das agências e das organizações sociais.


    O Núcleo Estratégico é composto pela cúpula do Poder Executivo, Poder Judiciário e pelo Ministério Público. As Atividades Exclusivas de Estado são aquelas em que ocorre o exercício do poder de legislar e de tributar, ou seja, onde ocorre a regulação e a fiscalização; como exemplo, a Polícia Federal e a Receita Federal. Os Serviços Não-Exclusivos ou Competitivos do Estado são aqueles que, embora não envolvendo poder de Estado, o Estado realiza ou subsidia porque os considera de alta relevância para os direitos humanos ou economias externas, como a saúde e a educação. Por fim, a Produção de Bens e Serviços para o Mercado é um setor em que as atividades estatais são realizadas por Empresas de Economia Mista que operam serviços públicos e/ou serviços considerados estratégicos, como os Correios e a Caixa Econômica Federal.


    Em face do exposto, percebe-se que o PDRAE não objetivava o Estado executando diretamente serviços, pois os serviços não exclusivos ou não essenciais eram descentralizados para o Setor de Produção de Bens e Serviços para o Mercado ou até mesmo para o Setor de Serviços não exclusivos do Estado. Portanto, não se pode afirmar que o Estado executava diretamente serviços. Sendo assim, a questão em análise está errada.


    GABARITO DO PROFESSOR: "ERRADO".
  • Gab: ERRADO

    O objetivo maior do PDRAE era o de descentralizar as atividades não exclusivas para o setor privado, em que este pudesse oferecer à sociedade estrutura igual ou superior que as já disponibilizadas pelo Estado. O Estado deixa de ter monopólio na execução.

    Como exemplo temos a Administração Indireta.

  • Errada.

    No estado gerencial, instituído no Brasil pelo PDRAE, o Estado se torna mais regulador e menos provedor de serviços não exclusivos e produção de bens e serviços de cunho mercantil, que, no primeiro caso, devem ser publicizados a instituições sem fins lucrativos, e, no segundo, devem ser privatizados, concedidos ou permitidos a instituições com fins lucrativos, movimentos os quais são denominados de desestatização por outorga ou por delegação, que o torna mais enxuto e mínimo.

    Fonte: Professor Paulo Lacerda

  • Pelo contrário, a partir do PDRAE, o Estado passou de executor para REGULADOR/ GERENTE dos serviços públicos.

    GABARITO ERRADO.

  • ERRADO

  • "Deste modo o Estado reduz seu papel de executor ou prestador direto de serviços, mantendo-se entretanto no papel de regulador e provedor ou promotor destes."

    PDRAE, pág 13.

  • No que se refere a abordagens da administração, a processo administrativo e ao Plano de Reforma do Aparelho do Estado, julgue: Com a implantação do Plano de Reforma do Aparelho do Estado, foi intensificado o papel do Estado como executor direto de serviços, além de regulador e provedor de serviços sociais. FALSO

    =========================

    ◙ Muito pelo contrário: o PDRAE recebeu forte influência do paradigma gerencial e há uma referência americana e britânica quanto à implantação de um modelo gerencial de administração pública;

    ► O PDRAE preocupa-se com valores como eficiência, eficácia, qualidade dos serviços públicos e cidadania;

    ◙ O PDRAE realizou um diagnóstico dos problemas (disfunções) da administração pública brasileira e o plano classificou os problemas em três dimensões:

    • Institucional-legal;

    • Cultural;

    • De gestão;

    ◙ E a partir do diagnóstico citado, foram definidos objetivos e tipos de estratégias para cada um dos setores nos quais o Estado atuava;

    Conceitos trazidos para cada um dos setores do Estado:

    • Núcleo Estratégico;

    • Atividades Exclusivas;

    • Serviços Não-Exclusivos;

    • Produção de bens e serviços para o mercado;

    ◙ O PDRAE (1995) foi o marco do modelo gerencial de administração pública e tem foco na descentralização, autonomia e confiança, por isso reduz o papel do estado como executor direto dos serviços públicos;

    =========================

    Fonte: Caroline Matos, TEC; Marcelo Soares, Direção;

  • Núcleo Estratégico é composto pela cúpula do Poder Executivo, Poder Judiciário e pelo Ministério Público. As Atividades Exclusivas de Estado são aquelas em que ocorre o exercício do poder de legislar e de tributar, ou seja, onde ocorre a regulação e a fiscalização; como exemplo, a Polícia Federal e a Receita Federal. Os Serviços Não-Exclusivos ou Competitivos do Estado são aqueles que, embora não envolvendo poder de Estado, o Estado realiza ou subsidia porque os considera de alta relevância para os direitos humanos ou economias externas, como a saúde e a educação. Por fim, a Produção de Bens e Serviços para o Mercado é um setor em que as atividades estatais são realizadas por Empresas de Economia Mista que operam serviços públicos e/ou serviços considerados estratégicos, como os Correios e a Caixa Econômica Federal.

    Em face do exposto, percebe-se que o PDRAE não objetivava o Estado executando diretamente serviços, pois os serviços não exclusivos ou não essenciais eram descentralizados para o Setor de Produção de Bens e Serviços para o Mercado ou até mesmo para o Setor de Serviços não exclusivos do Estado

  • Simples e direto:

    Administração Gerencial -> Estado Mínimo

    gab: E

  • E se a frase mais adequada for: "Quero prosseguir, mas melhor não, apesar de eu poder", como nessa questão? Chama o Frank aí pra dar uma luz.