-
A redação da questão está um pouco confusa.
Segundo Chiavenatto
O controle deve ser
COMPREENSÍVEL , apresentando dados e relatórios simples que permitam a tomada de decisão
FLEXÍVEL para se adaptar às novas situações
deve ser ORIENTADO PARA AS EXCEÇÕES
Deve ser CLARO , OBJETIVO E IMPARCIAL
vamos lá, a questão, em minha visão , erra ao afirmar que o julgamento é individual. Caso o julgamento seja individual , ele pode deixar de ser IMPARCIAL. E isso contraria o que ensina Chiavenatto
-
Gabarito: E
Orientação rápida para exceções: Deve indicar os desvios rapidamente e ter visão panorâmica sobre a situações.
Flexibilidade: tem como finalidade proporcionar um julgamento individual que possibilite modificações para adaptar-se a novas circunstâncias.
Fonte: Chiavenato
Bons Estudos!
-
Um dos aspectos essenciais do controle é a orientação rápida para as exceções, cuja finalidade é proporcionar um julgamento imparcial, que possibilite modificações para adaptar-se a novas circunstâncias.
-
Resposta do Celso tá top!
-
pra quem duvidar que a banca é picareta basta olhar esta questão Q40728
-
GABARITO: ERRADO
A QUESTÃO TROCA OS CONCEITOS DE ORIENTAÇÃO RÁPIDA PARA AS EXCEÇÕES E FLEXIBILIDADE.
CARACTERÍSTICAS DO CONTROLE:
Na verdade, o administrador deve compreender que um sistema eficaz de controle precisa reunir os seguintes aspectos:
1. Orientação estratégica para resultados. O controle deve apoiar planos estratégicos e focalizar as atividades essenciais que fazem a real diferença para a organização.
2. Compreensão. O controle deve apoiar o processo de tomada de decisões apresentando dados em termos compreensíveis. O controle deve evitar relatórios complicados e estatísticas enganosas.
3. Orientação rápida para as exceções. O controle deve indicar os desvios rapidamente, por meio de uma visão panorâmica sobre onde as variações estão ocorrendo e o que deve ser feito para corrigi-las adequadamente.
4. Flexibilidade. O controle deve proporcionar um julgamento individual e que possa ser modificado para adaptar-se a novas circunstâncias e situações.
5. Autocontrole. O controle deve proporcionar confiabilidade, boa comunicação e participação entre as pessoas envolvidas.
6. Natureza positiva. O controle deve enfatizar o desenvolvimento, a mudança e a melhoria. Deve alavancar a iniciativa das pessoas e minimizar o papel da penalidade e das punições.
7. Clareza e objetividade. O controle deve ser imparcial e acurado para todos. Deve ser respeitado como um propósito fundamental a melhoria do desempenho.
FONTE: Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública - para provas e concursos - 3º Ed. - 2012.
-
Celso, ótimo comentário, mas ter julgamento individual não significa não ser imparcial. ex bestinha, mas que ajuda a entender: o juiz deve ser imparcial e faz julgamento individual. O Marlon citou a página do livro de Chiavenato que fala exatamente sobre todo o assunto abordado nessa questão do cespe, boa leitura.
-
Marlos deu a explicação certinha de acordo com Chiavenato, foram trocados os conceitos:
"Um dos aspectos essenciais do controle é a orientação rápida para as exceções, cuja finalidade é proporcionar um julgamento individual que possibilite modificações para adaptar-se a novas circunstâncias. "(errado)
Orientação rápida para as exceções. O controle deve indicar os desvios rapidamente, por meio de uma visão panorâmica sobre onde as variações estão ocorrendo e o que deve ser feito para corrigi-las adequadamente.
Flexibilidade. O controle deve proporcionar um julgamento individual e que possa ser modificado para adaptar-se a novas circunstâncias e situações.
-
CONTROLE = medir = corrigir
-
A orientação rápida para as exceções é, de fato, uma das características de um sistema de controle eficaz. No entanto, o enunciado descreve essa característica de maneira equivocada. Vamos analisar por partes:
A orientação rápida para as exceções ignifica que os desvio na execução devem ser evidenciados rapidamente pelo controle. Em uma rápida passagem pelos instrumentos de controle o tomador de decisão deve ser capaz de identificar possíveis falhas.
A característica do controle de proporcionar um julgamento individual e de ser capaz de se adaptar a novas circunstâncias é, na verdade, a flexibilidade.
Assim, percebemos que o enunciado misturou as características de orientação rápida para as exceções com a de flexibilidade, por isso está errado.
Gabarito: Errado.
-
Flexibilidade: O controle deve proporcionar um julgamento individual e que possa ser modificado para adaptar-se a novas circunstâncias e situações.
-
CONTROLE É RÍGIDO -> COMANDO VERTICAL
PARA TER FLEXIBILIDADE DE DECISÕES -> COMANDO HORIZONTAL
-
ERRADO ..
>>A FLEXIBILIDADE que tem a finalidade DE proporcionar um julgamento individual que possibilite modificações para adaptar-se a novas circunstâncias.
FONTE;GRAN CURSOS
-
-
Controle: o trabalho deve ser controlado, para que seja possível verificar se o que foi planejado está sendo cumprido, em termos de metodologia utilizada e metas alcançadas, devendo os trabalhadores e a gerência cooperar para a eficiência dos trabalhos.
-
As explicações dos colegas estão corretas:
O examinador utiliza o conceito de FLEXIBILIDADE para explicar a ORIENTAÇÃO RÁPIDA PARA AS EXCEÇÕES.
Orientação rápida para as exceções. O controle deve indicar os desvios rapidamente, por meio de uma visão panorâmica sobre onde as variações estão ocorrendo e o que deve ser feito para corrigi-las adequadamente.
Flexibilidade. O controle deve proporcionar um julgamento individual e que possa ser modificado para adaptar-se a novas circunstâncias e situações.
O comentário do professor do QC está equivocado.
FONTE: Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública - para provas e concursos - 3º Ed. - 2012.
-
GAB ERRADO
A FLEXIBILIDADE que tem a finalidade DE proporcionar um julgamento individual que possibilite modificações para adaptar-se a novas circunstâncias.
-
ERRADO
-
Houve uma troca dos conceitos que são características do Controle:
A- Orientação rápida para as exceções. O controle deve indicar os desvios rapidamente, por meio de uma visão panorâmica sobre onde as variações estão ocorrendo e o que deve ser feito para corrigi-las adequadamente.
B- Flexibilidade. O controle deve proporcionar um julgamento individual e que possa ser modificado para adaptar-se a novas circunstâncias e situações.
-
Gabarito: E
A questão refere-se à flexibilidade.
Resumindo as características do controle de acordo com a classificação de Maximiano e Chiavenato.
Orientação estratégica para resultados (foco estratégico): o controle deve focalizar nas atividades primordiais, dando ênfase àquelas mais significativas que trazem maiores resultados.
Compreensão (inteligibilidade): os dados do controle devem ser apresentados de forma compreensível, uma linguagem simples e clara.
Orientação rápida para as exceções (foco nas exceções): o controle deve ser capaz de identificar os desvios rapidamente.
Flexibilidade: deve proporcionar um julgamento individual que possa ser modificado para adaptar-se a novas circunstâncias.
Autocontrole: o controle deve proporcionar confiabilidade, participação e boa comunicação entre as pessoas envolvidas.
Natureza positiva: deve enfatizar o desenvolvimento, mudança e melhoria e minimizar o papel da penalidade e das punições.
Economia: benefícios devem ser maiores que os custos do controle.
Clareza e objetividade: imparcial e acurado para todos; deve haver a economia de palavras.
Aceitação: deve ser aceitos pelos controlados.
Rapidez: devem chegar rapidamente ao tomador de decisões.
Precisão: a tomada de decisão depende de informação precisa obtida pelo processo de controle.
-
FLEXIBILIDADE
-
E quem garante que no controle não possa haver flexibilidade????!!!
Gabarito curinga mais uma vez!