O filme é um dos recursos didáticos possíveis para a facilitação do processo de ensino-aprendizagem. O professor de humanidades tem como desafio refletir com os alunos a ideia de que o filme foi produzido por pessoas inseridas em uma relação espaço temporal.
É preciso lembrar que esta obra também se trata de outro espaço e tempo. O filme em sala de aula precisa ser explorado levando em consideração que é, também, uma representação.
Esta questão é interpretativa porém, exige o conhecimento sobre a questão de permanência e ruptura dos processos históricos. Eles podem ser sujeitos de constante re-significação durante os estudos em diferentes tempos históricos. Também é necessário saber como utilizar recursos didáticos e, contextualizá-los segundo o tema a ser trabalhado em sala de aula.
Circe Bittencourt tem extensa produção sobre o ensino de História e elementos a serem explorados de forma didática em sala de aula. Uma das alternativas mostra uma de suas ideias acerca da utilização de filmes como recurso didático.
A) INCORRETA - A produção de um filme acontece em uma relação de tempo e espaço e o filme pode se tratar de outro espaço e tempo. Por esse motivo, produções cinematográficas não podem ser utilizadas como elementos primários de interpretação únicos e sim precisa ser estudado o contexto da obra e da sua produção.
B) INCORRETA – Ao usar o filme em sala de aula, como qualquer outra produção artística, precisa-se levar em consideração o local e o tempo em que foi produzido. Os filmes, ainda que sejam tratados como obras com conteúdos históricos, precisam ser contextualizados pelos professores por se tratarem, também, de obra ficcionais.
C) CORRETA - O filme é um dos recursos didáticos possível de ser utilizado em sala de aula. Ele precisa ser problematizado em diferentes aspectos, qual o contexto no qual foi produzido e o tema que se refere. A abordagem de um filme deve ser pensada e questionada de forma a acrescentar ou iniciar a discussão historiográfica dentro da sala de aula.
D) INCORRETA – A história possui os processos de permanência e ruptura, os quais estão em constante re-significação durante os estudos em diferentes tempos históricos. Portanto, também devem ser analisadas as permanências e rupturas dos processos históricos construídos no filme visto em sala de aula.
E) INCORRETA - A historiografia contemporânea que tem o ensino de história como foco, analisa os filmes sob diversos pontos de vista. Leva-se em consideração o contexto que foi produzido, o tema da obra cinematográfica, a história de quem escreveu e produziu, dentre outros elementos.
RESPOSTA: C