SóProvas


ID
3426562
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cerquilho - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assim, o papel do livro didático na vida escolar pode ser o de instrumento de reprodução de ideologias e do saber oficial imposto por determinados setores do poder e pelo Estado. É necessário enfatizar que o livro didático possui vários sujeitos em seu processo de elaboração e passa pela intervenção de professores e alunos que realizam práticas diferentes de leitura e de trabalho escolar.


[Circe Bittencourt. Livro didático entre textos e imagens.
Em Circe Bittencourt (org). O saber histórico na sala de aula]


O excerto sugere que o livro didático para o ensino de História deve

Alternativas
Comentários
  • O livro didático é um recurso escrito segundo as diretrizes curriculares elaboradas pelo Estado. Estas diretrizes possuem os vieses ideológicos do setor do poder que as elaboraram. O professor, ao utilizar os livros didáticos em sala de aula deve contextualiza-lo, lembrando os vários sujeitos presentes e a mudança das interpretações ao longo do tempo e espaço. 
    Além disso é preciso lembrar que o professor e seus alunos também constroem saberes. A questão necessita de um conhecimento prévio sobre o uso de recursos didáticos em sala de aula.
    A autora Circe Bittencourt tem diferentes obras sobre o assunto. Uma das alternativas apresenta uma ideia correta acerca de livros didáticos.
    A) INCORRETA – O livro didático pode utilizar uma vertente do saber imposto pelos setores do Estado e de poder, sendo assim ele pode ser instrumento de reprodução de ideologias. No entanto, o professor possui autonomia pedagógica prevista em lei no artigo 3º da Lei de Diretrizes e Bases. 
    B) INCORRETA - As teorias universalistas pressupõem o conceito de que algumas ideias possuem aplicabilidade universal. A história é uma ciência subjetiva e não cumulativa que interage com múltiplas interpretações e com indivíduos localizados em um dado tempo /espaço. 
    C) INCORRETA - O livro didático tem uma parte do saber oficial imposto pelas leis que regem os currículos feitos pelo Estado e setores do poder e, pode ser um instrumento de reprodução dessas ideologias. O professor tem a sua autonomia pedagógica preservada por lei e desde que respeite os currículos, pode utilizar o livro didático como um dos recursos pedagógicos ou não.
    D) INCORRETA - O livro didático é um dos instrumentos de ensino-aprendizagem utilizado pelo professor. O docente deve respeitar os princípios curriculares impostos pelo Estado e utilizar o livro didático segundo o seu planejamento. A não escolha de uma ideologia já é uma ideologia, segundo Paulo Freire, sendo assim podemos confirmar que não é possível uma produção historiográfica neutra. 
    E) CORRETA - Qualquer recurso didático utilizado deve ser contextualizado pelos professores da disciplina. Os livros didáticos são elaborados por diferentes organizadores e possuem outros elementos historiográficos, como: imagens e fontes primárias. Ou seja, o livro é constituído por diferentes sujeitos e possui diversas vozes possibilitando, assim, variadas interpretações.
    RESPOSTA: E