-
Gab.: B
-
gabarito letra B
A ) o currículo era a continuação de um projeto colonial para a educação que priorizava a perspectiva positivista da História. ➡ errado, priorizava um sentido nacionalista e não colonial
B ) existia uma relação entre as políticas públicas para a educação e a organização curricular atrelada à ideologia do regime vigente. ➡ certo: O Ministério da Educação difundiu a ideologia governista dentro das escolas, através da obrigatoriedade do ensino de moral e civismo, do canto de músicas nacionalistas, desfiles e paradas cívicas e adoção de livros didáticos que cultuavam a imagem de Getúlio e seu governo.
C ) o projeto de unidade e identidade nacional foi exitoso, a ponto de o governo abrir mão de uma intervenção curricular. ➡errado, vide alternativa B
D ) o governo evitou ideologizar o currículo, mantendo-o neutro e imparcial dentro das possibilidades daquele contexto histórico. ➡ errado, usou de todos os meios para chamar a atenção para si, inclusive o currículo escolar
E ) as instituições políticas responsáveis pela organização curricular estavam livres para a elaboração de um programa de educação moderno. ➡ errado, nem os estados tinham autonomia durante o regime ditatorial de vargas, quiçá os responsáveis pelo currículo escolar.
bons estudos
discas no insta: https://www.instagram.com/concurseiro_pmpr/
-
GABARITO= B
LEMBRE-SE: VARGAS ERA UM DITADOR.
-
Vê-se isso até hoje nas escolas e faculdades.
-
As diretrizes curriculares carregam os sentidos e ideais do governo no qual elas foram desenhadas. As orientações curriculares, no governo Vargas, traziam os valores e crenças que tinham como objetivo a criação de um sentimento de nacionalismo.
Esse processo de uniformização ocultaria as divisões sociais e permitiria que as massas fossem manipuladas pela elite dominante. Havia, por conseguinte, um interesse indireto das elites política e econômica no desenvolvimento dos parâmetros curriculares que lhes fossem favoráveis, mesmo que de forma indireta.
A questão exige conhecimento prévio sobre a história da Educação no Brasil e as suas subsequentes políticas de estado. Além de conhecimento de como são elaboradas as diretrizes curriculares e como elas estabelecem o currículo da escola secundária.
Uma das alternativas apresenta uma conclusão correta acerca da Educação no chamado Período Vargas.
A) INCORRETA - O currículo era a implementação de um projeto educacional com a valorização na unidade do país e a criação de um sentimento de identidade nacional, ignorando os regionalismos.
B) CORRETA - O regime vigente desejava que valores, ideais e crenças necessários à criação de um sentimento de identidade nacional fossem implementados nos currículos escolares. Tal fato configura a relação entre as políticas públicas e a Educação.
C) INCORRETA - No período Vargas foi feita uma intervenção curricular para que se solidificasse o sentimento de unidade e identidade nacional.
D) INCORRETA - Os valores e crenças ligadas à ideia de unidade do Brasil e o sentimento de identidade nacional foram incorporados ao currículo. Segundo Paulo Freire, a não escolha de uma ideologia já é uma ideologia. Sendo assim, não há a possibilidade de um conteúdo neutro e imparcial.
E) INCORRETA - Os conteúdos escolhidos para fazer parte das orientações pedagógicas traduziam a preocupação das instituições políticas oficiais, de que fosse incorporado um conjunto de ideais e valores que transmitissem um sentimento de unidade e identidade nacionais.
RESPOSTA: B
-
PMPR! #Pertenceremos
-
isso ainda acontece nas escolas
-
✅ LETRA B •
O período varguista no Brasil foi uma experiência distinta ao conceito amplo de totalitarismo e ditatorial.
Existiam situações de brechas e fechamentos em diferentes setores políticos, econômicos e sociais.
No caso da assertiva, algo que é comum a todos os ditadores na história, é o controle da educação pois desta forma pode implementar sua ideologia na base da sociedade.